Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
05
Abr 16

Peço desculpa pela informação errada que divulguei através do alvitre anterior, por distração. O programa não foi transmitido esta noite mas sim na noite de ontem.

Aqui fica a sinopse do programa Visita Guiada e o link (http://www.rtp.pt/play/p2366/e230541/visita-guiada) para onde pode ver o vídeo.

 

A partir de um antiquíssimo olival no Alvito, Baixo Alentejo, o geógrafo Jorge Gaspar, discípulo e amigo de Orlando Ribeiro, conduz-nos pela história milenar dos fenícios, gregos, romanos, visigodos e muçulmanos que contribuíram para a fixação da oliveira em Portugal.

publicado por Zé LG às 23:27
Sinceramente gostei muito de ver e aconselho o mesmo a todos os que se interessam pelo Alentejo e em particular por Alvito.
Trata-se de uma pessoa muito culta e atenta, com quem se pode aprender muita coisa de util.
Saliento como curiosidade a sua explicação tendo em conta o exemplo de Alvito em Itália, de que a origem deste nome poder vir de oliveiras/olival e daí a existencia de vários Alvitos em Portugal. Com que sem dúvida concordo, pois nunca me parece lá muito consistente a sua origem em alvitre do boi que fugiu de uma tourada alí realizada há séculos.
O único senão do programa e que aqui saliento, foi a sua resposta a uma pergunta da jornalista, sobre o abandono gritante dos campos em redor de Alvito. Questão que de facto é levantada uma vez e outra, sempre que uma televisão faz um programa sobre esse concelho.
Ora alguém que é o responsável pelos Estudos Gerais de Alvito, não deveria ter "chutado para o lado", evitando assim dar qualquer resposta digna desse nome.
Pareceu-me estar a fugir um pouco às suas responsabilidades.
Pois se está tudo tão bem e não há problemas nenhuns, não é preciso estudar nada e nem sequer nos preocuparmos com o que aí vem para as próximas gerações. Sobretudo concelhos bonitos como é o caso, mas sem grande futuro neste momento sobre o ponto de vista económico e social.
Anónimo a 6 de Abril de 2016 às 09:16
Pois deve ser mesmo verdade.
Até porque se hipótese agora saísse um boi bravo de uma praça de touros, quantas pessoas é que se poriam a gritar: Alvitre. Alvitre.
O lógico seria "Olha ó boi" ou então estava tudo calado e a fugir com a mexa toda.

O interessante de quem estuda e se dedica a estas preciosidades, é que descobre tanta coisa errada e que nos venderam sabe-se lá quem e porquê, de forma categórica como verdades insofismáveis.
Anónimo a 6 de Abril de 2016 às 22:04
A especulação sobre as coisas antigas é relativamente anódina, mas as "bombas" que rebentam nos dias de hoje ninguém comenta...
Anónimo a 7 de Abril de 2016 às 17:47
Não se percebe lá muito bem o que pretende dizer. Não quer explicar melhor o seu raciocinio.
Anónimo a 8 de Abril de 2016 às 09:25
Sem dúvida que é muito interessante conhecer as nossas raízes culturais. Mas a história é feita todos dias, por nós próprios. E para isso a atitude contemplativa sobre o passado tem de complementar-se com ação sobre o presente. E isso dá uma trabalheira!...
Anónimo a 8 de Abril de 2016 às 11:56
Abril 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
18
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Mais que verdade, infelizmente! Uma feira sem cham...
Entretanto li um outro comentário, não sei de que ...
Onde está isso da "falta de fraldas"?
Assim não vale...vir para aqui gabar-se que no seu...
Puxa Drª até na falta de fraldas a Drª é "pioneira...
o Sr Deputado João Dias, que há poucos dias deixou...
Nova Tróia,ainda pior que a outra no hospital.
25 de ABRIL sempre! Excelente dia da Liberdade, Zé...
O governo de Adalberto e Centeno sacrificam o SNS ...
No hospital a palavra de ordem é não há no armazém...
Difícil é entender porque é que certos intelectuai...
Esse é o lema na ULSBA
O bom funcionário vive feliz e saudável, quando to...
às 11H00?
blogs SAPO