Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Transferência de "urgências" para os Centros de Saúde:

Resolver o problema ou transferi-lo de local?

Zé LG, 08.08.22

centro-de-saude-1.jpgHá dias ouvi e li que o Ministério da Saúde pretende aliviar os serviços de Urgências dos hospitais, transferindo os casos menos graves para os centros de saúde. À primeira vista, parece uma boa medida, tendo em conta que não há necessidade de sobre-utilização das Urgências dos hospitais com casos que não são muito urgentes e passar estes para os centros de saúde, que os conhecem melhores e estão mais próximos. Mas, infelizmente há um mas...

Fui agora mesmo ao meu centro de saúde, porque ando com um problema que se tem vindo a agravar, causando-me muito incómodo. Ao perguntar ao segurança se podia marcar uma consulta de recurso ele respondeu-me, simpaticamente, que as consultas de recurso estavam esgotadas para hoje... Este é, de facto, um grande MAS. Se os centros de saúde já não conseguem dar resposta satisfatória às funções que actualmente devem como vai ser com mais aquela sobrecarga de trabalho?

Andaram-nos a vender a (falsa) ideia de que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tinha grande capacidade de resposta, durante a pandemia, porque se mobilizou (quase todo) exclusivamente para ela. Fizeram orelhas moucas aos inúmeros alertas e denúncias de tudo o que estava a deixar de ser tratado e das consequências que daí resultariam. Aí está à vista de todos. Os problemas do SNS não são de hoje, vêm de muito longe. Há muitos responsáveis - uns assumidos outros nem tanto -, que pouco fazem para defendê-lo, contribuindo com decisões inadequadas e ineficientes ou com a falta delas corretas e tomadas oportunamente, para a sua degradação.

O SNS é seguramente o serviço público que que mais importância tem para todos, principalmente para os mais necessitados, porque garante / deve garantir o que de mais importante temos, a VIDA, sempre que possível com qualidade.

4 comentários

Comentar alvitre