Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
25
Abr 14

publicado por Zé LG às 14:16
A maldição de Marcello Caetano sobre o 25 de Abril de 1974:

"Em poucas décadas estaremos reduzidos à indigência, ou seja, à caridade de outras nações, pelo que é ridículo continuar a falar de independência nacional. Para uma nação que estava a caminho de se transformar numa Suiça, o golpe de Estado foi o princípio do fim. Resta o Sol, o Turismo e o servilismo de bandeja, a pobreza crónica e a emigração em massa."

"Veremos alçados ao Poder analfabetos, meninos mimados, escroques de toda a espécie que conhecemos de longa data. A maioria não servia para criados de quarto e chegam a presidentes de câmara, deputados, administradores, ministros e até presidentes de República."
Anónimo a 26 de Abril de 2014 às 18:43
... "uma nação que estava a caminho de se transformar numa Suiça"?!!! Tudo o resto - a maldição - até pode estar a acontecer mas com aquela afirmação Marcello só nos queria tomar por parvos e branquear o seu regime - o fascismo. E o resto não existia também no seu tempo? Américo Tomás não era um bom exemplo disso?
Zé LG a 27 de Abril de 2014 às 00:07
LG: O 25 de Abril de 74 foi um golpe militar, para sobretudo acabar com a Guerra Colonial.
O que se seguiu depois é que a vida e o mundo não parou...

E se se tivesse resolvido o problema colonial, haveria o 25 de Abril de 74?
Anónimo a 27 de Abril de 2014 às 00:59
Esse foi apenas um dos motivos. Mas existiam outros. Só para citar alguns: miséria do Povo que o obrigou a emigrar macissamente, falta de liberdades e perseguição dos opositores, atrasos a todos os níveis - saúde, educação, habitação, saneamento básico...
Zé LG a 28 de Abril de 2014 às 23:32
Curiosamente, 40 anos depois, voltamos a ver tudo isso que acabou de referir e mais algumas coisas, não só nacionalmente, mas também localmente e, pior, com o consentimento de todos.

Eu pergunto: o que mudou? A miséria, a perseguição, o desemprego, o saneamento, a emigração... tudo isso voltou a Beja e desta vez com o aval da CDU que promove essas atitudes.
Chato a 29 de Abril de 2014 às 07:07
Vá-se foder.
oh estupido a 23 de Maio de 2014 às 15:53
E depois claro... volta e meia damos de cara com alguns "iluminados intelectuais", que muito devem à boa educação
Chato a 23 de Maio de 2014 às 21:35
Acerca da qualidade e da decência como a nossa Camara é " desgovernada " na passada quinta-feira passou-se um caso exemplar :
para eleição para Director do Agrupamento nº 1 de Beja apresentaram-se três candidatos .
Segundo a legislação em vigor é determinante nessa eleição : habilitações , curriculum , projecto.
Sabem quem ganhou? o candidato da Distrital do PSD , que por acaso e a grande distância quer em habilitações , quer em curriculum quer em projecto está a anos luz dos restantes.
E sabem porque ganhou ? porque a CMB , aliada do grupelho que ainda comanda o PSD/Beja , votou em bloco no candidato do PSD.
Para Rocha não interessa que a pessoa seja competente , mas unicamente que tenha a bênção do seu companheiro do PSD .Pergunto á gente do PC , o Rocha tem alguma ideologia ?
JA a 24 de Maio de 2014 às 00:18
Estás enganado.
Ganhou a pessoa mais consensual e que tinha maior numero de apoios dentro e fora da comunidade escolar. E que aliás tem sido um exemplo de honestidade e dignidade profissional.
Não quer dizer que o que ficou em segundo, também não o seja.
Mas entre duas pessoas similares em termos de competência, alguma teria que ser eleita e a outra a perdedora.
Quanto à terceira, ela autoexcluiu-se há muito tempo da comunidade escolar de Beja. Pelo que poucos ou nenhuns apoios tem para além da sua militância politica. Daí que nem se entende muito bem a sua candidatura.
Anónimo a 24 de Maio de 2014 às 10:07
Consensual ? Competência ? Apoios ? O Homem só consegue ganhar porque o Rocha 1 hora antes da votação impôs que a Camara e Conservatório votassem em bloco nele.
Fora desse sindicato de voto o 2º teria ganho , esse sim com largo apoio na Comunidade Escolar.O 2º como não acompanha o cacique do PSD que por sua vez controla o Rocha , ficou excluído.
Este ultimo ano com a gestão foi caótico , como reconhecem Alunos e Pais , agora esperem para o próximo. infelizmente vai ser de completa implosão.
JA a 24 de Maio de 2014 às 10:26
ex. mo Sr--- para a eleição de Director de Agrupamento é aberto concurso , a que se pode candidatar qualquer pessoa que tenha as habilitações académicas exigidas para o desempenho do cargo.
Para a escolha terá , assim o obriga o Decreto-Lei , de ser tomado em linha de conta : habilitações académicas , curriculum vitae , experiência em exercício de cargo, plano de acção. Em todos estes itens , embora no ultimo tenha tido a preciosa acessoria da Direcção Regional de Educação do Alentejo , o eleito ficou claramente atrás dos outros. Relativamente ao consenso da Comunidade Escolar acha que obter 1 voto em 5 das A. Pais e obter 2 votos em 6 nos professores é sinal de consenso na Comunidade Escolar ?
Em Beja , qualquer continuo de uma Escola , desde que tenha o apoio da Distrital do PSD , de Rocha e dos Comunistas pode ser Director de Agrupamento.
MASTER a 24 de Maio de 2014 às 12:03
Meu Deus, até onde poderá chegar a dor de cotovelo...
Anónimo a 24 de Maio de 2014 às 12:29
Será dor de cotovelo quando a mafia politica se sobrepõe á competência e aos interesses de alunos , Pais e Professores ?
antonio a 24 de Maio de 2014 às 19:26
E que tal uma discussão menos "apaixonada" sobre o tema.
Em que se debata mais do que quem ganhou ou quem perdeu, os enormes desafios que a escola pública tem pela frente e em especial em Beja?
Sobretudo com a quebra acentuado do numero de alunos. Quase uma desgraça que nos está a cair em cima e em que as entidades responsáveis assobiam para o lado, fingindo não perceber o que se passa.
Qual será o futuro da escola pública nos próximos anos em Beja?
Luis D'Cunha a 25 de Maio de 2014 às 08:54
as pessoas que querem discutir a Escola Publica em Beja , a Rede Escolar , a qualidade de Ensino ,o apoio a alunos com problemas , o acompanhamento dos alunos das freguesias rurais , etc , etc têm sido sistematicamente amordaçados quer pelos Governos PS quer pelos Governos PSD/PP. Os Politicos não querem , nem têm capacidade intelectual para discutir esses assuntos que tanto mexem com a sensibilidade das pessoas.
Já nem falo da CMB , começando logo no vereador do pelouro , que tal como noutras áreas de actuação não sabem o que andam a fazer.
Candida a 25 de Maio de 2014 às 10:13
Sem dúvida Candida.
Parece que a única coisa que interessa e está em jogo são os lugares de chefia e os poleiros. O resto é secundário.
Os alunos e o seu ensino correto, encarregados de educação e até professores e restantes funcionários, não passam de aspectos secundários e manipuláveis em prol do objetivo maior.
Anónimo a 25 de Maio de 2014 às 11:04
Não houve nenhuma aliança PCP-PSD para a eleição do diretor do agrupamento. Houve uma aliança João Rocha-PSD o que é diferente. Ele é o senhor absoluto, ele é que sabe e que manda em tudo na câmara.
Eles agora que se entendam.
Anónimo a 25 de Maio de 2014 às 12:27
Eu ainda seria mais objectivo , trata-se de uma aliança entre João Rocha e os dois principais dirigentes da Distrital do PSD.
Quer no PCP quer no PSD ainda existe muito boa gente que não alinha nestes esquemas.
Anonimo a 25 de Maio de 2014 às 13:34
O que dirá a Comunidade Escolar ( Alunos , Pais , Professores , Funcionários ) a esta pouca vergonha ? O que dirão aqueles militantes do PCP , membros dessa Comunidade Escolar , acerca desta golpada , que em nada beneficia os cerca de 3200 alunos deste Agrupamento ? Dos militantes do PCP envolvidos no acto eleitoral , e que não tinham que obedecer ao HITLER da Praça da Republica , votando em consciência , ninguém entregou o seu voto ao candidato do PSD . A partir deste momento o JOÃO ROCHA será conivente de TODOS os disparates em que o novo Director e o seu Sub já são useiros e vezeiros. Só tenho pena é dos Alunos e Pais.
ANONIMO a 25 de Maio de 2014 às 14:55
E porque não concentrarem-se apenas nos alunos, encarregados de educação, professores e restante staff escolar. E deixarem-se de politiquices.
Ganhou quem ganhou. Já não há nada a fazer..
Vamos lá agora pensar na escola pública e tentar que os seus graves problemas se resolvam.
E deixem lá o Hitler em paz lá onde ele de facto morreu.
Que aliás, ninguém sabe ao certo onde foi.
Anónimo a 25 de Maio de 2014 às 15:26
Os professores do Liceu é que estão todos satisfeitos pois o eleito não chateia nada durante o ano lectivo e dá férias grandes a sério
ZEZUCA a 25 de Maio de 2014 às 20:40
O sr.Master em vez de mandar bocas foleiras era melhor não dizer nada. Dá a entender que estava atrás do biombo onde se votava e que viu tudo. Se houve pessoas compradas, isso foi bem trabalhado. Mas para ser candidato é necessário ter cursos de gestão e ter praticado. Não é para qualquer contínuo ali da ESQUINA. Deviam dar contributos para melhorar a escola pública e debatê-los no sítio certo. Ainda há poucos dias houve no Pax Julia um debate sobre o tema e estava pouca gente presente, e parece que foi muito divulgado, mas parece gostarem mais de ir à "Pesca". Acorda povo. antonio zé
antonio ze a 26 de Maio de 2014 às 23:59
Segundo creio o candidato eleito de cursos e de pratica é de longe o que tem menor qualificação.
Bastou-lhe estar num almoço realizado na véspera do ato eleitoral , num conhecido restaurante de Porto Peles , com o Deputado MS e capangas , para vencer as eleições . A isto chama-se capacidade e qualidades de trabalho.O que dirão Pais e Encarregados de Educação quando vêm as Escolas frequentadas pelos seus Filhos geridos por esta gentinha ????
master a 27 de Maio de 2014 às 10:23
Gentinha são os que aqui escrevem de forma cobarde e anónima. E que não têm a coragem sequer de se identificarem.
Anónimo a 27 de Maio de 2014 às 11:00
provavelmente não se apercebe do caricato deste seu comentário...anónimo!
Atónito Anónimo a 27 de Maio de 2014 às 13:28
Só que há uma diferença entre os Anónimos.
Os que o sendo, respeitam os seus semelhantes; e aqueles que utilizam essa porrogativa para insultarem de forma cobarde. Pois não o conseguem fazer de outra forma.
Anónimo a 27 de Maio de 2014 às 14:12
E esta Heinn! Grande surpresa. Não esperava aqui factos, mas afinal aqui existem factos. Ponto. Independentemente do evidente tráfico de influências e do maior ou menor nível de prostituição que não me oferece dúvidas. Cá estaremos para defender com unhas e dentes o futuro dos inocentes, alheios a jogos. Se se esquecerem da defesa dos alunos pagarão por isso. Só o momento não é certo.
Anónimo a 5 de Junho de 2014 às 00:42
Os inocentes/alunos, têm os pais, familiares e encarregados de educação para cuidarem deles e os protegerem.
Anónimo a 5 de Junho de 2014 às 12:32
Abril 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
17
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
O SMP foi iniciativa de um governo provisório, em ...
É fundamental um maior empenhamento das autarquias...
Para quando a inauguração da sua casa-museu?Alguém...
O principal problema de saúde e não só que deve gr...
És muito valente,mas se calhar só a coberto do ano...
Então. Ninguém aqui quer debater os graves problem...
Quanto ao relevante disse... nada.Então vamos lá:1...
Incompetência,incompetência...nada fazer nem nada ...
Para o inefável Adalberto, está tudo no melhor dos...
E quem é agora o administrador da Resialentejo? E ...
É uma tendência que se agravará ainda mais, pois o...
Será bom perguntar ao sr Arquiteto José Falcão e s...
Mais valia substituírem este deputado pelo profess...
O deputado João Dias avançou à Voz da Planície, as...
Já não seria sem tempo. Ufffffff
blogs SAPO