Proibido nascer em Beja desta manhã até à manhã de Segunda-Feira
Os serviços de urgência de ginecologia/obstetrícia e bloco de partos do Hospital de Beja vão estar encerrados entre as 8 horas desta sexta-feira e as 8 horas da próxima segunda-feira, dia 2 de janeiro. Condicionamentos que já levaram a que os serviços no Hospital de Beja estivessem encerrados durante 24 horas, entre as 08,00 horas do dia 25 e o mesmo horário do dia seguinte.
Os serviços da urgência de ginecologia/obstetrícia e bloco de partos do Hospital de Beja “estão encerrados, apenas mantendo o apoio aos internamentos e apoio de emergência ao serviço de emergência geral” e contará apenas com “a presença física de um especialista de cirurgia para situações de emergência”, pelo que “só serão atendidas ... as grávidas cujos partos estejam iminentes e que vieram pelos seus próprios meios. A parturiente será atendida e o parto efetuado em segurança. De ressalvar que toda a equipa de enfermagem (enfermeiras parteiras) mantêm-se ao serviço”, sendo “avisados o INEM e o CODU que não transportam grávidas para os serviços”.
As grávidas que não forem atendidas serão encaminhadas para o Hospital do Espirito Santo, em Évora, uma das duas maternidades a funcionar sem interrupção no Alentejo, a outra será em Portalegre, a 200 quilómetros.