Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Processo disciplinar contra delegada sindical gera polémica na Câmara de Beja

Zé LG, 09.03.23

STAL.pngO STAL fez plenário, em frente à Câmara de Beja, em “solidariedade com uma trabalhadora da autarquia e delegada sindical”, que enfrenta um processo disciplinar porque “contestou a mudança do local de trabalho”.

Este ponto foi retirado da ordem de trabalhos da reunião de Câmara, segundo o presidente da Câmara, “devido ao facto, dos vereadores da oposição terem pedido consulta do processo em curso”, acrescentando que decidiu “não fornecer os elementos solicitados via digital, mas sim dar 14 dias para fazerem consulta do mesmo na autarquia”, avançando que este ponto passa “para a próxima reunião de Câmara”. O vereador da CDU, Vítor Picado, afirmou “não aceitar que se coloque neste pedido de informações desculpas para a retirada de um ponto da agenda”, frisando “tratar-se da vida de uma pessoa que está suspensa há três meses”. Lamentou, ainda, que “esta situação se passe no Dia Internacional da Mulher”. A vereadora Marisa Saturnino (PS) afirmou que este "processo disciplinar já é tardio", fazendo referência a episódios que se terão passado com a trabalhadora em causa, durante a pandemia.

O dirigente nacional do STAL, José Correia, salientou que “esta situação demonstra a violência discriminatória a que as mulheres são expostas no seu local de trabalho”, frisando que “a coação que tem vindo a ser feita à Sofia (...), assentou num ambiente de intimidação, desrespeitador e desestabilizador”. Osvaldo Rodrigues, coordenador do STAL, leu a moção, aprovada no plenário da manhã, que "acusa a autarquia de represálias" e de "não ter ouvido o sindicato, como determina a lei, nesta matéria" e "condena o comportamento do Município" e afirmou "não se deverem calar perante injustiças”.

31 comentários

Comentar post

Pág. 1/2