Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

O deslizamento de Borba

Zé LG, 27.11.18

Podia-se e devia-se falar de Borba por tantas e tão boas razões: os seus mármores, a sua História, as suas gentes, os seus vinhos e azeites, os seus queijos e enchidos, o seu pão e os seus doces, …

image.aspx.jpegMas não! Há mais de uma semana que Borba abre telejornais e noticiários pelas piores razões: um deslizamento de terras arrastou um troço de estrada entre pedreiras e com ele uma máquina e dois trabalhadores das pedreiras e, tudo indica, mais dois carros e três pessoas, que por ali passavam como de costume.

Não tenho escrito sobre esta tragédia porque não gosto de falar de desgraças e também porque não gosto de fazer juízos precipitados. Decidi-me fazê-lo agora porque, apesar de ainda não terem sido resgatados todos os corpos que se supõe terem sido arrastados com o deslizamento do troço de estrada e de ainda ser cedo para apuramento de responsabilidades criminais, me parecerem ser, mais ou menos, evidentes as responsabilidades políticas e morais: (1) da Câmara Municipal que, havendo “alertas” para o perigo de acontecer o que aconteceu, devia ter mandado encerrar a estrada logo que deles teve conhecimento; (2) o governo que, através de serviços o Estado, licenciou e permitiu que continuasse em exploração a pedreira que “descalçou” a estrada; (3) os donos da pedreira que levaram a exploração da mesma até ao “descalçamento” da estrada.

Não sei se os tribunais virão ou não a condenar criminalmente os que aqui aponto como responsáveis, mas parece-me que ninguém deixará de achar que eles podiam ter evitado que esta tragédia tivesse levado a que tanto se esteja a falar de Borba por más razões…

(foto daqui)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.