Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

«NÃO SÃO, OS CRÍTICOS, INDISPENSÁVEIS À DEMOCRACIA NA CIDADE?»

Zé LG, 15.09.16

«Alguém escreveu isto na sua página do facebook. Não, não é sobre Beja mas sobre outra cidade, do interior norte, mas bem podia ser sobre a velhinha Pax Julia.
Há "massa crítica" na minha terra? Onde e como se manifesta? Foi silenciada? Foi reduzida a 2 ou 3 heróis? Digam-me dois ou 3 nomes de homens e mulheres que exercem o direito de criticar, de ir contra a corrente? Onde estão? Em que local se discute sem medos e sem constrangimentos a vida da cidade? Onde estão as tertúlias, os debates, a cidadania activa? Há " massa crítica" na minha terra? Ou a resignação obediente tomou conta da cidade? O que aconteceu? Todos baixaram os braços, entregues ao fatalismo? É o cansaço que nos tolhe os passos? Onde se ouvem as vozes desalinhadas? Entraram na clandestinidade os que têm opiniões divergentes? Não são, os críticos, indispensáveis à democracia na cidade? Porquê, então, esta paz podre? Digam-me por favor que há uma "massa crítica" e que está, como lhe compete, viva e actuante?
Respiramos? Estamos ainda vivos na cidade?»

Comentário de Anónimo a 12 de Setembro de 2016 às 22:37, AQUI.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 16.09.2016

    Não há paz podre em Beja? Olhe que não, até cheira mal. Começa dentro da câmara onde os trabalhadores assistem ao desgoverno do seu chefe que nem lhes passa cartão, mas que só podem falar em surdina não vá o diabo tecê-las e sejam postos na prateleira.
    E as instalações desportivas cada vez mais degradadas? E a cultura municipal que é cada vez mais festas, bailes e foguetes? E o Pax Julia com uma programação pobre e sem imaginação? E a Casa da Cultura cada vez mais abandonada?
    Mas a malta dos clubes e o pessoal das associações culturais vai comendo e calando, por causa das moscas.
    E as ruas da cidade e as estradas municipais, buracos e mais buracos? E a limpeza que em certas zonas mete dó?
    E que dizem as juntas de freguesia a isso? Nada, por disciplina partidária.
    Fosse isto no tempo do Carreira Marques, do Francisco Santos ou do Pulido Valente e caía o carmo e a trindade, era porrada pra cima sem dó nem piedade.
    E se a malta contesta o derrube do depósito, a mudança do parque de campismo ou outra decisão do homem que quer, pode e manda, vale tudo para denegrir quem faz tal coisa. Até ofender se for preciso.
    E agora venha lá dizer que não há uma paz podre em Beja.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.