Não lhes perdoai Senhor, porque eles sabem o que fazem
“… a resposta da hierarquia da Igreja Católica Portuguesa conseguiu ser ainda mais revoltante do que os relatos das vítimas, que tanto chocaram o País. Até porque não foi uma resposta a quente. Muito pelo contrário: foi ponderada e refletida, porventura friamente, durante três semanas. Com o resultado a que se assistiu: perante a vergonha que atravessou a Igreja, … a Conferência Episcopal respondeu com a mais completa falta de… vergonha. … Os crimes são demasiado graves para continuarem a serem ignorados. … os casos só foram conhecidos devido ao trabalho de jornalistas ou de ... comissões indepententes – quase nunca por iniciativa dos bispos. É preciso que esta autêntica tragédia deixe de ser tratada como se fosse um assunto interno da Igreja… Chegou a hora do Estado - laico, agir”, escreveu Rui Tavares Guedes (RTG), esta semana na VISÃO.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que "foi uma desilusão a posição da Conferência Episcopal", considerando que foi tardia e "ficou aquém em todos os pontos que eram importantes. Como Presidente da República a expectativa que havia era tão simples: era ser rápido, assumir a responsabilidade, tomar medidas preventivas e aceitar a reparação. E de repente é tudo ao contrário, em termos gerais, ou cada um para seu lado", lamentou.
Não basta ao PR mostrar as suas frustações e lamentar-se perante tragédia e esta falta de vergonha da maioria dos bispos. É preciso o Estado agir. O que vai o PR, Marcelo Rebelo de Sousa, fazer perante a indecosa resposta da Comissão Episcopal e responsabilizar os bispos por nada fazerem e ca não ser dar cobertura aos que cometeram os crimes, mantendo-os em funções. Ou essa cobertura, só por, si, não é um crime?