Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Mais do que um desabafo, é - tem de ser -, um grito de alerta para a Sociedade!

Zé LG, 18.03.23

IMG_20221011_162021.jpgAs pessoas com deficiência, desde que ela é diagnosticada até ao fim da vida, têm de ser tratadas como pessoas, como seres humanos e não como um fardo para as famílias e a Sociedade. Desde há muito que me preocupo com a fase em que se encontra o Duarte e o João está preste a entrar, ou seja, quando deixam de ter o acompanhamento que tiveram enquanto crianças, quer em termos de saúde quer na escola, e a inclusão passa a ter ainda mais obstáculos. Acaba-se (?) a escola e não se encontra ocupação. Na maioria dos casos, nem sequer um sítio onde os deixar quanto mais um lugar de inclusão, de ocupação terapêutica e profissional... Os pais fazem tudo o que podem pelos filhos e quanto mais eles precisam mais tentam fazer. E, o que é mais cruel, é por mais que façam parecer sempre tão pouco, face às suas reais necessidades. Mas se as pessoas sem deficiência precisam de acompanhamento no ensino, na saúde, na ocupação dos tempos livres, em actividades profissionais, como podem as que têm deficiência prescindir dele?... Precisamos de fazer mais para que este assunto chegue a mais pessoas, mais entidades, a quem tem mais poder de decisão, para que todos ganhem um pouco mais de consciência do tanto que há a fazer nesta área, a começar na atitude de tantos que vêem e, nalguns casos, tratam esses seres humanos como coitadinhos, quando o que eles mais precisam é de respeito e de serem tratados como iguais na diferença que existe entre todos. Exige-se uma atitude de todos e decisões de quem tem poder mais humanistas. Não podemos continuar a afirmar que não queremos deixar ninguém para trás e continuarmos a deixar para trás os que mais precisam. (desabafo feito aqui)

1 comentário

Comentar post