Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

LEITURA POLÍTICA DOS RESULTADOS ELEITORAIS

Zé LG, 25.01.16

Dos resultados das eleições para Presidente da República de hoje, tiro algumas conclusões:

Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu ser eleito Presidente da República à primeira volta, embora apenas por uma margem de 2%.

Sampaio da Nóvoa alcançou um resultado que ultrapassou as previsões, atingindo os 23%.

Marisa Matias, com 10%, foi uma das grandes vencedoras destas eleições.

Maria de Belém, com 4,24%, foi a grande derrotada, uma vez que pretendia ficar à frente de Sampaio da Nóvoa.

Edgar Silva, com 3,95%, foi, a seguir a Maria de Belém, o grande derrotado destas eleições, só se salvou na Madeira onde teve 20'%.

Dos outros cinco candidatos, destacaram-se, pela positiva Vitorino Silva, que, com 3,28%, ficou à frente de Edgar Silva e Maria de Belém em nuitos distritos e Paulo Morais, com 2,15% e Henrique Neto, com 0,84%, pela negativa, que ficaram muito aquém das expectativas.

As votações residuais em Jorge Sequeira (30%) e Cândido Ferreira (0,23%) não surpreenderam.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 25.01.2016

    A 3 dias das eleições as previsões/sondagens davam para Sampaio da Nóvoa um resultado entre 16,9% (o pior) e 22% (o melhor). Superou esses valores e foi mais longe que Manuel Alegre nos melhores tempos. Atendendo a que ninguém o conhecia publicamente há 6 meses, a que o Bloco está estabilizado nos 10% e tem eleitorado fixo mais do que o PC, a que vários dirigentes do PS se limitaram a disparar sobre a sua candidatura, a que o Correio da Manhã, vendo ali algum perigo, começou desde logo uma campanha ignóbil contra o candidato, atendendo a tudo isto, o resultado foi muito meritório. No limiar dos 23% e vitória em 16 Concelhos. Muito bom! A única candidatura com bastante potencial para além da vencedora. Nada mau para quem partiu para campanha 10 anos depois de MRS!
  • Sem imagem de perfil

    João Espinho 25.01.2016

    "o Bloco está estabilizado nos 10% " - Quais? Os das legislativas ou das presidenciais? Há uma diferença, pequena (85 mil votos) é verdade, mas julgo que ainda é cedo para dizer que o BE vai estabilizar nos 10%.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.