Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

JOSÉ SÓCRATES EM PRISÃO PREVENTIVA

Zé LG, 25.11.14

1-5fb5.jpgÉ uma medida histórica. É a primeira vez que um (ex-)primeiro-ministro português fica em prisão preventiva enquanto aguarda pelo julgamento. O juiz Carlos Alexandre aplicou a medida de coação mais gravosa mas não explicou os fundamentos.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/jose-socrates-fica-em-prisao-preventiva=f899597#ixzz3K2FvT8ky

 

Independentemente das decisões finais que este processo venha a ter, as consequências para o país não deixarão de ser más, a começar pela sua imagem externa.

Esta sucessão de processos mediáticos - BES, Vistos Dourados, Sócrates e outros que podem surgir -, indiciando crimes graves de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude fiscal agravada é altamente preocupante porque levanta uma dúvida, a que talvez ninguém consiga responder, que é a de saber se leva a uma moralização da vida política e económica ou, pelo contrário, agrava ainda mais a sua descredibilização se a Justiça não conseguir provar os crimes em causa.

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 28.11.2014

    Desta vez não perdemos mesmo nada! Sejamos ganhadores , pelo menos uma vez!
  • Sem imagem de perfil

    É a vida... 06.12.2014

    Sócrates sozinho
    VASCO PULIDO VALENTE 06/12/2014 Sócrates não percebeu que para fabricar uma polémica precisava de quem se dispusesse a discutir com ele.

    Como aqui disse, Sócrates decidiu transformar um processo puramente jurídico num processo público e político. Não mediu bem as consequências.
    ....
    Houve primeiro simples surpresa de o ver detido e, depois, preso, que seria a mesma com fugas de informação ou sem elas. Houve, a seguir, o congresso do PS e a curiosidade de saber se Costa conseguia meter as tropas na ordem. Entretanto, a televisão e os jornais, com ou sem notícias, não se calavam. Apareceram acampamentos à porta do tribunal e, quando já não estava lá ninguém, levantaram a tenda em menos de meia hora. Agora, era Évora e o centro de operações e a informação mais “sensacional” a do próprio Sócrates, que, de resto, não se poupou.

    Vieram também visitas. Ao princípio do círculo mais próximo, como se esperava. Com o tempo (duas semanas) notabilidades caducas do PS, para chamar a atenção sobre si próprias, também decidiram fazer uma peregrinação, supostamente de amizade e de camaradagem. Soares agraciou o sítio e largou umas tantas brutalidades, que espantaram quem não o conhece e deram para uns minutos de falatório. No fim, Guterres lá se atreveu a mostrar o nariz, visivelmente contrariado, e, como não gosta, nem nunca gostou de tomar decisões, reduziu a cerimónia a vinte minutos e a duas frases. Hoje, com o saco de celebridades vazio, suponho que não irá ninguém e que o acampamento em frente da prisão, para grande desgosto do café do sítio, voltará a pouco e pouco para Lisboa.

    Não vale a pena perder tempo com a violência do manifesto do eng. Sócrates, anteontem publicado no Diário de Notícias. Toda a gente que ele ataca não abriu a boca. Os políticos não comentaram, os jornalistas não comentaram, os professores de Direito não comentaram e “as pessoas decentes” com certeza que não leram aquela diatribe de autopiedade e fúria. Ainda por cima, Sócrates não percebeu que para fabricar uma polémica precisava de quem se dispusesse a discutir com ele. Não basta que ele se torça de raiva ou que insulte este mundo e o outro, se não tiver resposta; e ele já anda pelas páginas “mortas” dos jornais. Claro que o “animal feroz” não se calará. Mas não me cheira que o país se rale com isso, nem que o PS se ache no dever de o carregar por muito mais tempo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.