Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

João Português diz que ficou “mais claro o caminho a seguir para desenvolver social e economicamente o concelho” de Cuba

Zé LG, 14.04.21

imgLoader2.ashx.jpgO presidente da Câmara de Cuba, João Português, faz o balanço do atual mandato, considerando que, “apesar das circunstâncias difíceis”, permitiu tornar “mais claro o caminho para desenvolver social e economicamente o concelho”. O autarca elege, como principal prioridade, “o combate à pandemia” e a “defesa da saúde das nossas populações”.

O que se modificou no concelho de Cuba, desde 2017: Este mandato representará uma revolução ao nível da reabilitação urbana; na mobilidade pedonal ou de bicicleta; na reabilitação de equipamentos culturais e desportivos; no setor do turismo; no setor social – com a criação de inúmeros projetos nesta área; na proteção civil municipal que, em conjunto com os serviços de ação social, soube ultrapassar os momentos críticos provocados pela crise sanitária; ao nível do desenvolvimento económico – com boas expectativas de uma evolução positiva, apesar da crise económica provocada pela pandemia, com a instalação de novas empresas e a criação de postos de trabalho.

As “obras” mais emblemáticas deste mandato: a conclusão da Casa Museu Fialho de Almeida; a reabilitação urbana do centro da vila de Cuba; a obra de reabilitação da Rua 1.º de Maio e do Largo da Estação; o Ecoparque do Alentejo Central - Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos, a concluir até ao final de julho.

O que poderá ficar por cumprir: a instalação de um equipamento social na freguesia de Vila Ruiva.

Os principais problemas com que o concelho de Cuba se debate: despovoamento; atraso na melhoria dos acessos rodoviários e na modernização da linha ferroviária do Alentejo.

Os principais desafios para o quadriénio 2021/2025: a defesa da autonomia caracterizadora da administração local; combater a intenção de agregação dos pequenos concelhos; aproveitamento das verbas sobrantes do Portugal 2020, enquanto se prepara a execução do quadro comunitário 2030.

2 comentários

Comentar post