Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

ISABEL STILWELL APRESENTA LIVRO D. MARIA II – TUDO POR UM REINO, EM CUBA

Zé LG Zé LG, 13.04.19

Stilwell-Maria IIALTA capa livro d maria ii.jpg

ESCRITORA ISABEL STILWELL APRESENTA EDIÇÃO ESPECIAL DO LIVRO D. MARIA II – TUDO POR UM REINO NA CASA-MUSEU QUINTA DA ESPERANÇA

Edição comemora 200 anos de D. Maria II e trará um Roteiro Turístico com os caminhos da Rainha do Rio de Janeiro a Lisboa, passando por Londres.

Data: 14 de Abril de 2019 (Domingo).

Horário: a partir das 16 horas.

Local: Casa-Museu Quinta da Esperança.

Morada: Quinta da Esperança, s/n – Cuba - Distrito de Beja – Baixo Alentejo – CP 7940-256.

Haverá um Porto de Honra seguida de sessão de autógrafos.

 

 

No próximo dia 14 de Abril de 2019, a escritora Isabel Stilwell, juntamente com a editora Livros Horizonte, estará na Casa-Museu Quinta da Esperança, em Cuba, Alentejo, apresentando uma edição especial de seu renomado romance histórico da Rainha D. Maria II – Tudo por um Reino.

Trata-se de uma edição especial primeiramente por ser lançada no ano em que se comemora os 200 anos do nascimento de D. Maria II, nascida na cidade do Rio de Janeiro (Brasil) em 4 de Abril de 1819, e por trazer em seu interior um Roteiro Turístico com os caminhos da Rainha do Rio de Janeiro a Lisboa, passando por Londres, e com várias localidades citadas em Portugal, nomeadamente Tomar, Óbidos, Mafra, Sintra, Queluz, Beja e Cuba, onde esta edição do livro será lançada em primeira mão.

O local foi escolhido por ter sido um dos sítios onde D. Maria II esteve, e almoçou, mais precisamente quando da sua viagem ao Alentejo, em 14 de Outubro de 1843, data esta citada no livro de Isabel Stilwell. A Rainha teria ido até Beja, visitar seu filho condecorado Duque de Beja, e, na volta, teria almoçado na Quinta da Esperança a convite dos proprietários, passando, após, por toda a vila de Cuba, indo a caminho de Évora.

O evento inicia-se às 16 horas, com a presença da autora, sessão de autógrafos, um Porto de Honra e uma atriz caracterizada como D. Maria II que poderá receber e tirar fotos com os presentes. O livro estará a venda por um preço promocional de 19,50 Euros, e é o primeiro local onde o livro, juntamente com o guia-turístico, estará disponível. Há também uma versão comemorativa do mesmo em capa dura com um prefácio especial escrito pela autora para assinalar esta data.

Sobre o livro

Com apenas 7 anos, Maria da Glória torna-se rainha de um reino que não conhecia. Esta é a história de uma mãe dedicada e política de pulso forte que durante dezanove anos comandou os destinos de Portugal.

A sua infância foi vivida no Brasil, dias longos e quentes entre os morros verdes e as praias de areia branca, segura pelo amor da sua adorada mãe, Leopoldina da Áustria. A ensombrar esta felicidade apenas Domitília, a amante do imperador do Brasil e seu pai, D. Pedro IV de Portugal. Em 1828, parte rumo a Viena para ser educada na corte dos avós. Para trás deixa a mãe sepultada, os seus queridos irmãos e a marquesa de Aguiar, amiga e protetora.

Traída pelo seu tio D. Miguel, que se declarara rei de Portugal, D. Maria acaba por desembarcar em Londres, onde conhece Vitória, a herdeira da coroa de Inglaterra. Ficarão para sempre ligadas por uma estreita relação de amizade que as suas cartas, quase diárias, nos revelam. Aos 14 anos, D. Maria II pisa pela primeira vez o solo do seu país, um reino destroçado pelas guerras entre liberais e absolutistas. Fracassada a união com o tio Miguel, agora exilado, casa com Augusto de Beauharnais, que morre um ano depois. Teimosa, não desiste da felicidade e encontra-a junto de D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, pai dos seus onze filhos. Determinada, não desiste do trono, contra tudo e contra todos.

Sobre a autora

Isabel Stilwell é jornalista e escritora. Desde o Diário de Notícias, onde começou aos 21 anos, que contribui de forma essencial para o jornalismo português. Fundou e dirigiu a revista Pais & Filhos, foi diretora da revista Notícias Magazine durante 13 anos e diretora do jornal Destak até ao final do ano de 2012, entre muitos outros projetos. Hoje tem uma crónica no Jornal i, sobre os mais diversos tópicos da atualidade. Escreve, também, para a revista Máxima e continua a colaborar mensalmente com a revista Pais e Filhos, e quando não está a escrever, vira diariamente os "Dias do Avesso" em conversa com Eduardo Sá, na Antena 1.

Paralelamente à sua atividade jornalística, escreveu vários livros de ficção, contos e histórias para crianças, mas a sua grande paixão por romances históricos revelou-se em 2007, com o bestseller "Filipa de Lencastre", que chegou à 30.ª edição com mais de 50 mil exemplares vendidos, a que se seguiram "Catarina de Bragança" e "D. Amélia", com crescente sucesso. Em abril de 2012, foi a vez de "D. Maria II", que vendeu mais de 45 mil exemplares, e mereceu uma edição especial para o mercado brasileiro.

Em outubro de 2013 lança um novo romance histórico intitulado "Ínclita Geração", sobre a vida de Isabel de Borgonha, filha de D. Filipa de Lencastre, e em maio de 2015 publica o seu mais recente livro sobre a mãe do nosso primeiro rei, "D. Teresa". Em julho de 2015 viu traduzido para inglês o seu primeiro romance histórico, "Philippa of Lancaster - English Princess, Queen of Portugal". E, em 2017 foi a vez de publicar o livro sobre D. Maria I, Uma Rainha Atormentada por um Segredo que a Levou à Loucura.

Com mais de 200 mil exemplares vendidos, Isabel Stilwell é a autora de romances históricos mais lida em Portugal.

SERVIÇO:

Apresentação do livro D. Maria II – Tudo por um Reino de Isabel Stilwell – edição especial comemorativa com Roteiro Turístico.

Data: 14 de Abril de 2019 (Domingo).

Horário: a partir das 16 horas.

Local: Casa-Museu Quinta da Esperança.

Morada: Quinta da Esperança, s/n – Cuba - Distrito de Beja – Baixo Alentejo – CP 7940-256.

PVP do livro especial: 19,50 €.

Edição de capa dura: 24,90 €.

Haverá um Porto de Honra seguida de sessão de autógrafos.