Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Hélder Guerreiro diz que será “o fim da ideia do Baixo Alentejo constituído pelos 18 concelhos”

Zé LG, 25.05.22

182131243_4140054922713742_2588091656553156507_n.jpg«Aquele que deveria ser um processo de construção estratégica para uma região onde as principais reflexões deveriam assentar nas ligações de profundidade desde o oceano atlântico (costa sudoeste) à zona raiana com Espanha e nas relações verticais com a área metropolitana de lisboa e/ou com a Região do Algarve. Em vez de tudo isso estamos a construir de forma separada, Alentejo Litoral para um lado e Baixo Alentejo para outro, a resposta que se nos impõe ao próximo período de programação de fundos comunitários.

Em vez de pensamento estratégico para e sobre uma região estamos entretidos, de forma cada vez mais separada e distante, a arrumar somatórios de projetos e de intenções de projetos que se encaixem nas grandes opções de política definidas pela comissão europeia.»

Hélder Guerreiro, Presidente da CM Odemira, aqui.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 26.05.2022

    Deixe-me de parvoíces. E ou bem que quer aqui debater assuntos sérios e que dizem respeito às gerações vindouras.
    Ou vá para o raio que o parta, para não parafrasear o Milhazes.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 27.05.2022

    É o PS a acheguesar-se? Tens jeito. Agora pensar que o edil descobriu a pólvora que as crianças aprendem na escola há mais de doze anos e observou que o distrito de Beja vai de mal a pior é mesmo uma grande parvoíce tua. Tens parte, não é?
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 27.05.2022

    Ora, só já por cá faltava o CHEGA.
    Quando não há algumentos, não se quer discutir assuntos importantes e politicamente incorrectos para a numenclatura dos partidos do poder e para a boyada.Salta logo o CHEGA da cartola.
    Que jeito que dá ter o CHEGA sempre à mão.
    Pode ser é que se lixem, pois por estas e por outras, ainda algum dia é o partido maioritário em todo o Alentejo

    Não, o problema é grave. E mais grave ainda quando temos o exemplo aqui ao lado da Espanha. Que como em tudo, bom ou mau, vai sempre à nossa frente.
    As gerações vindouras não nos perdoarão de, por comodismo ou subserviencia partidária, não conseguirmos evitar também o Alentejo Vazio que nos querem impor.
    E isto não é nada contra Évora, mas sim pelo Alentejo.

    Aliás, deixem que lhes diga que mais do que duas regiões do Alto e do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, que este valoroso politico tem a coragem de assumir. Eu preferia antes, a do Alentejo Polinucleado, com os serviços regionais distribuidos pelo Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral. Ficando depois delegações sub-regionais em cada um deles, onde não ficasse a sede regional. Aliás, é que se passa nos Açores.
    Assim como os investimentos distribuidos por todas as regiões, e não apenas em Évora, como tem vindo a acontecer sucessivamente há decadas.
    Até porque, evitávamos que a freteira da Ministra da Agricultura, se deslocasse aqui tantas vezes, e o primeiro Costa não tivesse a necessidade de mostrar que afinal, até faz alguma coisa pela Região do Baixo Alentejo
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.