Futuro do Museu Regional de Beja em debate esta noite
A ADP de Beja promove esta noite, na Biblioteca Municipal, este debate. Embora possa soar “a sopas depois de almoço”, acho que é uma debate da maior importância e pertinência.
Talvez na tentativa de o esvaziar, o PS veio a público aplaudir a decisão tomada pela CIMBAL de o Museu Regional ao governo.
Por razões familiares, não poderei participar neste debate, como pretendia. Gostaria que este debate esclarece algumas questões:
1 – Se o Executivo Camarário se sente confortável com Pisões na posse da UÉ e, a partir de agora, com o Museu Regional na posse da DRCAlentejo? Se acha que a estratégia de afirmação e promoção turística do concelho pode dispensar estes patrimónios?
2 – Se o Executivo Camarário ou alguém pode garantir que o governo vai, e quando, investir na manutenção do Convento e na revitalização do Museu nele instalado?
3 – Se o Executivo Camarário ou alguém pode assegurar que nenhuma das peças do espólio do Museu vai dele ser retirada sem autorização do Município e que a Museu Municipal sempre terá a participação do Município e que este sempre o poderá integrar na sua estratégia de desenvolvimento?
Outras questões pertinentes se poderão colocar, mas se estas forem esclarecidas já valeu a pena esta iniciativa da ADP de Beja.