Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Festival Beja Romana: Que avaliação fazer?

Depois de, no ano passado, se ter realizado a Feira Romana, este ano realizou-se o I Festival Beja Romana, na Praça da República em Beja. Ambas as iniciativas contaram com a participação da Escola D. Manuel I.

A principal diferença que marcou estas duas iniciativas terá sido a sua génese. Enquanto a do ano passado resultou essencialmente do trabalho de uma turma do Curso de Turismo, a deste ano, com recurso à contratação de uma empresa especializada nestes eventos, procurou justificar o nome de Festival e assumir o estatuto de evento de projecção turística.

Só esta tarde, visitei o Festival. Não terei, por isso, uma visão completa do que foi este Festival. Pelo que vi, julgo que terá correspondido ao que receei quando vi a sua divulgação – tratou-se de um “espectáculo de circo” (sem ofensa para o Festival ou para o Circo), contratado e apresentado em Beja, como acontece noutros locais, e com pouco envolvimento da comunidade local. Aliás, dificilmente poderia ser outra coisa quando não foram envolvidas as escolas (com excepção da referida), as associações e outras instituições, a começar pela Associação de Defesa do Património.

Admitindo que esta minha apreciação possa estar correcta, pode-se ter queimado uma boa oportunidade de realizar uma iniciativa, com grande envolvimento da comunidade, que contribuísse para o reforço da sua identidade e a sua projecção turística e ficado apenas pelo “espectáculo de circo”, que custou algum dinheiro e que pouco terá trazido.

Admito que a minha apreciação não seja a mais correcta pelo que convido quem participou ou visitou este Festival a fazer aqui a sua apreciação.

5 comentários

Comentar post

Comentários recentes

  • Anónimo

    Com tanta agro-industria de capital exclusivamente...

  • Anónimo

    Falar de obscurantismo quando se fala de maçonaria...

  • Coiso

    É o melho k o DA tem... A pattir da pag 2 é só m.....

  • João Espinho

    @Anónimo19.09.2019 21:40 - Está bem.

  • Anónimo

    Não preveja reforço da votação no PS porque isso s...

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.