Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

«ENQUANTO NÃO HOUVER HONESTIDADE ARGUMENTATIVA, A PRESUNÇÃO E O PRECONCEITO DOMINARÃO A VIDA PÚBLICA»

Zé LG, 12.09.16

«Há por aqui alguns a praticar uma certa hipocrisia, infelizmente clássica na vida social. Quando alguém se pronuncia sobre um determinado assunto, habitualmente surgem duas possíveis reações. Isso não depende do que diz nem da posição que o interveniente assume. Numa sociedade que tolera o apagamento pessoal, que aceita apenas que os fortes tenham a liberdade reiniciaria e expressão, isso depende do "enquadramento". Se quem fala o faz como membro de um partido da oposição, a reação socialmente consensual é a de que visa o interesse público. Se alguém o faz enquanto responsável formal por um setor, a reação dominante é de descrença. Se alguém fala fora do âmbito das esferas do poder ou das dinâmicas partidárias, a reação certamente será de que tem algum interesse material em jogo na matéria. Enquanto não houver honestidade argumentativa, a presunção e o preconceito dominarão a vida pública, e continuaremos hipocritamente a esgrimir o que nos parece ou que suspeitamos, e nunca analisaremos a realidade de modo razoável. Esta hipocrisia serve a distração dos problemas, serve lindamente a quem se esconde atrás das cortinas.» 

Comentário de Anónimo a 11 de Setembro de 2016 às 22:11, AQUI.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 13.09.2016

    Não, não há massa crítica daquela que fala!...o que existe em larga escala, e se propaga como erva daninha em horta fértil, é um conjunto de figuras praticantes de um seguidismo e de uma obediência incomensuravelmente cegas, que até faz impressão!
    Para haver "massa crítica", em primeiro lugar é necessário, que os cérebros funcionem autonomamente em matéria de estruturação do pensamento, sem amarras e sem deveres de vassalagem, mas com capacidade de articulação de ideias próprias!...

    "Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela"- George Bernard Shaw

    bem haja
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.