Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

“E porque precisamos em Beja dum hospital privado?”

Zé LG, 17.08.20

202002172121556853 hosp.jpg“O Senhor Presidente e outros poderes ainda não pensou nisso? Abriu a porta e pronto! Aí vem um grande benefício e obra privada da qual pode erguer bandeira e marcar pontos políticos com tal feito!
Tenho vergonha, enquanto cidadão deste distrito, de não haver pensamento, respostas e reflexão à pergunta que imediatamente devia ter sido feita.
Então se o hospital público desse resposta em termos de acesso e qualidade dos cuidados prestados, sobretudo em ambulatório, o privado teria algum interesse neste investimento?
Estamos numa zona pobre, sem rendimentos elevados para pagar cuidados de saúde no privado. Isso devia saber Sr. Presidente da Câmara, e com essa matéria se devia seriamente preocupar. A mesma preocupação deveria ter em questionar-se que tal investimento só é do interesse privado porque o público, com as suas ineficiências, não dá resposta às necessidades em saúde dos baixo Alentejanos, cada vez mais pobres e com impossibilidade de verem os seus direitos em saúde concretizados.”

Anónimo 17.08.2020, aqui.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 19.08.2020

    Mas para esse hospital privado o Estado está “a meter o bedelho” e não é pouco.So sobrevive,se os utentes com subsistemas,seguros e capital próprio poderem lá ir.E só lá vão porque o público ruíu mas são os nossos impostos que o pagam.Se o público não responde,em áreas chave e nobres de ambulatório,e vai ter que ser o Estado a financiar essa não resposta com aquilo a que chamou de”convénios”,eu digo SIGIC e outras formas de acordos que eventualmente possam ser definidas(todos os anos há novas siglas...e novos programas).
    Assim esse investimento privado que emBeja,até já tem uma mãozinha,pelo que ouço e leio,pública com a aquisição do terreno,vai ser financiado de duas formas:
    -Pagamentos privados,total ou parcialmente,dos utentes com seguros e ou subsistemas.
    -Pagamentos directos do(S)hospital publico,financiado pelo orçamento do Estado e como tal,dinheiro nosso,público,que por não dar resposta aos doentes,tem que comprar serviços que a sua carteira não tem ou não dá resposta atempada,através de protocolos ou outras formas como SIGIC,aquilo a que o anonimo chamou de “convénios”.
    -Indirectamente pode ser financiado por outras formas de pagamento do Estado a serviços que fornece,conforme possíveis protocolos...

    Este tema é demasiado sério para ser aqui discutido de forma leve e muitas vezes insultuosa.Aconselhoa aqui ,embora pela via do anonimato,que não significa cobardia,que os poderes instituídos promovem um debate qualificado aos níveis e formas que entenderem melhor,sobre um tema que,pelo que leio não está a ser suficientemente percebido por falta de informação e demasiado politizado.
    Ora,em meu entender não é isso que interessa ao cidadão comum.Esse precisa de informação !

    Mais acrescento que não sou comunista e defendo a iniciativa privada em toda a sua vertente e plenitude.Mas essa posição não me impede de defender um SNS com qualidade e capaz de responder às nossas necessidades.

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.