Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

É ESTA A ABERTURA DE QUE FALA ANTÓNIO COSTA?!

130420151856-756-PEDRODOCARMO.jpgA Comissão Política da Federação do Baixo Alentejo do PS já aprovou, por maioria, a lista de candidatos pelo distrito de Beja nas eleições legislativas deste ano. Pedro do Carmo encabeça a lista, José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira é o número dois e em terceiro lugar está Conceição Casanova, professora e ex-deputada.
O cabeça-de-lista, por indicação do secretário-geral do PS, António Costa, é Pedro do Carmo, atual presidente da Câmara de Ourique e líder da Federação, (ao que tudo indica, incluído na quota dos “seguristas”).
Como suplentes foram aprovados os nomes de Luís Martins, atual presidente da JS do Baixo Alentejo, Renata Veríssimo, presidente das Mulheres Socialistas do Baixo Alentejo e João Dinis, presidente da Concelhia de Moura do PS.

Será que a Comissão Política Nacional do PS aprova esta lista? Se o fizer contraria a garantia dada por António Costa de renovação e abertura das listas de candidatos. Com efeito. Esta lista é exclusivamente constituída por quadros do PS, incluindo os principais dirigentes das suas estruturas distritais. A Comissão Política da Federação do Baixo Alentejo (Beja) do PS não foi capaz de encontrar um só nome fora do seu círculo mais apertado capaz de integrar esta lista. Esta é uma das principais manifestações da incapacidade dos partidos tradicionais, neste caso do PS, se regenerarem.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 22.07.2015 01:18

    Bom... face a 2011 constata-se que o PS renovou, 5 dos 6 membros da lista. Comparando com 2011, e fui ver a composição da lista dessa eleição na NET, verifica-se que só a candidata em 3.º lugar efetivo é a mesma de há 4 anos. Renovação portanto de 83,33% da lista! Renovação do Cabeça-de-Lista, do 2.º e de todos os 3 suplentes. E sem ninguém de fora do Distrito de Beja.
    Outra coisa diferente é não se gostar "da renovação" ou dos nomes que entraram na renovação. O que é perfeitamente legítimo e aceitável em democracia.
    Eu também acho que as lista onde EU consto, das quais EU faço parte e que EU integro, ganham imensa qualidade e captam mais eleitorado porque toda a gente me conhece e GOSTA muito DE MIM, certo? Ai esses egos, esses egos, amigos e amigas...
    Venham de lá então as listas completas do PSD e da CDU para isto continuar animado aqui no blogue! Mas já prevejo que sejam igualmente "péssimas"... Siga a música, maestro!
  • Sem imagem de perfil

    Portugal dos pequenitos 22.07.2015 23:00

    Anônimo da...
    Falar em renovação quando são os mesmos dinossauros que mudam apenas de habitat, para garantir emprego político? Saiam da zona de conforto, arrisquem, vão à luta noutras frentes menos garantidas. Renovar é ir buscar gente jovem, para novas funções e responsabilidades, ousar apostar e arriscar em novos valores e pô-los à prova.
    O processo de seleção dos candidatos quer a nível nacional quer local continua viciado e tem tudo menos de democrático e de defesa dos interesses político partidários.
    Foi definido um perfil? Foi dada hipótese aos militantes e simpatizantes de se proporem? Foi feita alguma avaliação pessoal e política dos potenciais interessados? Foi avaliado o seu reconhecimento público? O seu valor eleitoral? Que critérios presidiram à escolha? Amizade? Fidelidade? Prêmio de fim de carreira? Prêmio de consolação?
    Renovar implica também rejuvenescer, dar lugar às novas gerações! Os mais velhos e os prematuramente envelhecidos pelo poder, devem, se forem inteligentes, dar voluntariamente espaço ao futuro, antes que tenham que ser empurrados...
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 23.07.2015 00:21

    Gostei da argumentação. Jovens que arriscam, que saem da zona de conforto, etc... Dois Presidentes da Câmara, jovens por sinal, um quarto da JS , bem, bem jovem, e a 5.ª uma mulher jovem de Aljustrel. Mas não chega... era preciso mais. Talvez bebés acabados de nascer, bem jovens, sem qualquer vicio da podre política fossem uma boa solução. Acho imensa piada quando se fala de "perfil". Giríssimo. Que perfil? O meu ou da pessoa que eu apoio, claro! Há lá melhor perfil que esse! Procura-se pessoa séria, competente, dinâmica, bem vista, inovadora, popular (já agora!). Não cabemos todos neste perfil? Mas quem decide as listas, que no caso do PS, PSD e outros, são órgãos colegiais muito alargados com dezenas e dezenas de pessoas não têm qualquer noção do que estão a fazer porque não foram ao encontro do "meu" critério e do "meu" perfil de candidato.
    Que bando de incompetentes! Raio, ainda não foi desta que me escolheram ou escolheram o amigo que eu queria...
    Claro que podem falhar, mas porque me hei-de julgar o supra sumo todo poderoso que escolheria, qual divindade, a lista perfeita, da qual - quase de certeza - faria parte?
    Uma lista está aí. As outras estarão em breve esperemos, e todas com excepção do LIVRE/Tempo de Avançar (que teve primárias) foram ou serão decididas por órgãos colegiais representativos dos militantes, constituídos certamente por incompetentes aparelhistas e carreiristas que não têm critérios ao nível da minha superior capacidade analítica... Santa paciência... Se com 18 ou 19 listas de partidos são todas tão más, cheguem-se à frente e formem um partido onde todos os critérios que defendem sejam amplamente aplicados para que a população vote massivamente nesse projeto inovador e democrático... Eu desligo. Fiquem a falar sozinhos de perfis e de critérios. E se ao fim de 10 anos, de alargada e profícua discussão sobre critérios e perfis, conseguirem formar uma lista de 6 pessoas de consenso total, dou-vos os meus mais sinceros Parabéns! Mas talvez nessa altura as eleições já tenham passado e tenham de começar a discussão de novo. Au revoir !
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Comentários recentes

    • Ana Matos Pires

      Regional de Saúde Mental do Alentejo? Não há.

    • Anónimo

      Planos? Há muitos!

    • Ana Matos Pires

      É pá, como é que nunca nos tinha ocorrido isso? Ob...

    • Anónimo

      Ja viram a capa do Correio do Alentejo desta seman...

    • Anónimo

      o Cocas tambem tem direito á vida.Ficam as restant...

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    subscrever feeds