Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Como fazer para contratar a potência eléctrica mais adequada

Zé LG, 09.05.21

Precisa alterar a potência contratada da sua casa?

potencia eletrica.jpgO consumo de energia elétrica é uma constante nas nossas casas. Hoje em dia, temos cada vez mais eletrodomésticos e dispositivos que necessitam de estar ligados à eletricidade.

O que é certo é que nos últimos tempos, devido ao teletrabalho e ao confinamento que nos fez passar mais tempo em casa, o consumo de energia aumentou, e o frio que também se fez sentir no inverno, levou a um maior aumento do uso de aquecedores para manter uma agradável temperatura em casa.

No entanto, este elevado consumo de energia provavelmente fez com que ao utilizar vários eletrodomésticos como o aquecedor, a máquina de lavar, o forno e até o secador do cabelo, fizesse o quadro elétrico “disparar” interrompendo o fornecimento de energia em casa.

O que significa quando fica sem luz?

Como é natural o consumo de uma casa não é igual em todas as outras, pelo que, cada local de fornecimento de energia está associado a uma potência elétrica. 

Quando o consumo de energia é superior ao suportado pela potência elétrica, é normal que o sistema elétrico não aguente com a energia que está a ser consumida. Neste caso deixa de ter luz em casa. É nesta situação que se deve pensar em mudar a potência contratada.

 

Como pode alterar a potência da luz?

Ao ter quebras constantes de energia devido à potência instalada ser insuficiente, deve contactar com a empresa de energia elétrica responsável pelo seu contrato.

Saiba também que quanto mais elevada for a potência, mais irá pagar todos meses na conta de eletricidade. O importante é que saiba ao certo a potência ideal para a sua casa e isso está relacionado com:

  • Número de pessoas em casa ou empresa
  • Tipo de eletrodomésticos e frequência de utilização
  • Dimensão da propriedade

A determinação da potência elétrica pode ser feita por um eletricista certificado para o efeito. Muitas vezes pode ser a melhor opção, já que este técnico pode ir à sua casa e inspecionar a instalação.

Os nível da potência contratada

Apesar de cada caso ser um caso, a potência elétrica mais contratada é entre os 3.45 e os 6,9 kWh.

No entanto, para o consumo doméstico, existem os seguintes intervalos de potência (em kWh): 1,15 kWh, 2,30 kWh, 3,45 kWh, 4,60 kWh, 5,75 kWh, 6,90 kWh, 10,35 kWh, 13,80 kWh, 17,25 kWh, 20,70 kWh.

Naturalmente, os primeiros escalões são maioritariamente para locais de pouco uso e consumo, tais como arrecadação com uma lâmpada ou uma casa de férias com apenas um frigorífico em funcionamento.

Os pedidos de alteração de potência normalmente podem ser efetuados, tal como já mencionado, às empresas de energia através das linhas de atendimento ao cliente. No caso de ter internet em casa ou internet móvel, pode tentar fazer o pedido na àrea de cliente da respectiva empresa.

Como se trata de uma alteração contratual, deve ser o titular do contrato de energia a contactar e a fazer esse pedido. Muitas companhias já pedem confirmação e recolha de dados, e também gravação da chamada que serve como prova para ambas as partes.

Pode contactar também com a Selectra Portugal, que é especialista no ramo da energia e das telecomunicações, e solicitar informações sobre o mercado elétrico com questões relacionadas com a aplicação da tarifa social, mudar o titular do contrato de energia e a potência contratada, de uma forma totalmente gratuita.