Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
28
Ago 17

140820171653-740-CDUeleiesautrquicas.jpg

Ao contrário de há quatro anos, a CDU não conta com alguns dos factores que terão contribuído para a sua vitória eleitoral em Beja, entre os quais se podem referir: 1 - tentava recuperar um Município que tinha perdido pela primeira vez nas eleições anteriores, o que uniu e mobilizou (quase) todo o seu eleitorado; 2 – contou com intervenção activa de figuras importantes como a do antigo presidente da Câmara, Carreira Marques, que foi o mandatário da candidatura e atenuou algumas limitações evidentes do candidato, e de Rodeia Machado, que chegou a ser apontado como putativo candidato e homem forte na Assembleia Municipal, que entretanto “desapareceram”…; 3 – contou com figuras como a do, entretanto falecido, presidente da ACOS, Castro e Brito, e do antigo Governador Civil de Beja e presidente do NERBE, Luís Serrano, que mobilizaram muitos eleitores da direita a votarem em João Rocha; 4 -  João Rocha foi apresentado como um autarca experiente e combom trabalho feito em Serpa, tendo sido praticamente ignoradas algumas suas características que agora são fortemente criticadas; 5  – agora, existe uma experiência e um conhecimento por parte dos trabalhadores da Autarquia e do eleitorado, que lhes permite fazer uma avaliação mais crítica do que há quatro anos; 6 – as listas da CDU, com algumas excepções, parecem ter recorrido mais a pessoas do PCP e da própria Autarquia.

Algumas outras razões podiam ser apresentadas, mas parece-me que as referidas são suficientes para mostrar que a CDU não deve embandeirar em arco e dar as eleições como vencidas antecipadamente, subestimando os adversários, designadamente o PS, que, sem grandes alaridos tem vindo a fazer a sua campanha. Para além de um ou outo tiro nos pés, a candidatura do PS mostrou coragem ao ser a única que promoveu debates temáticos e ao anunciar como palavras-chave ”Recuperar, Valorizar e Promover” e abertura e mobilização das suas listas de candidatos. É óbvio que não lhe chega dizer que vai fazer diferente e melhor. Terá de dizer também o que se propõe fazer em concreto, o que já tarda…

publicado por Zé LG às 09:38
Uma boa análise e que concordo na sua maioria. Haverá, como é óbvio, quem não concorde e não tardará que venham dizer que "a coisa está no papo" e que "o JR vai ganhar 5-2" e "como é óbvio, os tiros nos pés aos longo de 4 euros e penosos anos, nao farão diferença".

Mas..... mas Serpa nao é Beja, os bejenses não são idiotas e, tirando algumas (poucas) pessoas que veneram o JR (grande parte por ter o rabinho preso com favores), a grande esmagadora maioria é contra esse homem e a sua equipa.

A grande questão prende-se em saber se votam útil (PS) ou se se vão abster.

Quanto às propostas do PS, sei por fonte muito segura que estão a ser últimas e brevemente estarão na rua.

Mais curioso tenho eu quanto às propostas da CDU uma vez que ganharam a Câmara por uns míseros 300 votos sem qualquer proposta e, pelo andar da carruagem, não terão grande coisa para apresentar novamente.

É que..convenhamos... andar atrás do PS, a propor resolver as preocupações que o PS trás a público, não é lá grande inovação.

A coisa está tão má que têm de andar a reboque do PS e isso explica muita coisa
Eu a 28 de Agosto de 2017 às 10:56
Os Bejenses não são idiotas? E os Serpenses são?
Anónimo a 28 de Agosto de 2017 às 13:19
Concordo inteiramente, faltam as propostas PS. E as propostas da CDU?

Iram outra vez a votos sem programa eleitoral?

Ou estão à espera do programa do PS, para fazerem o deles?
Tal como tem feito nos últimos 2 meses, a reboque do PS.
Anónimo a 28 de Agosto de 2017 às 13:25
Pois, programa da cdu? Pra que ? O imperador jr não precisa de programa ele faz tudo à vontade dele, não tem respeito por ninguém. E quando sair o do PS com tudo aquilo que deverá ser feito nestes quatro anos, eles tiram uma fotocópia e só mudam o logotipo do partido.
Eles andam atrás como andaram no parque da cidade, mercado e etc e vão ficar atrás no dia 1 de outubro. O povo vai abrir os olhos e escolher uma alternativa viavel com pessoas competentes que sabem ouvir os municipes e perceber o que efetivamente faz falta para a nossa cidade. EM FRENTE ARSENIO com a tua humildade e seriedade os bejenses vão sair deste colete de forças e finalmente o progresso vai chegar
Jorge a 28 de Agosto de 2017 às 13:49
Excelente reflexão a de LG, eu resumiria em que talvez tenhas começado a queda do mito, JR não passa disso mesmo, e muita gente que acreditava no mito há muito que deixou de acreditar.
Anónimo a 28 de Agosto de 2017 às 16:09
Tanto rancor, pensei que fossem amigos, esta malta da geringonça é assim!... o que conseguem dizer e não dizer uns dos outros, para manter o poder ou chegar a ele. Bem ilustrativo da qualidade dos atores... calados ganhariam mais. Aguardo ansiosamente o que acontecerá neste saco de gatos quando as unhas crescerem...
UI a 28 de Agosto de 2017 às 16:16
O progresso tem destas coisas. Enquanto que nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, se produzem dezenas, centenas ou até milhares de comentários (alguns de "lana-caprina", outros a roçar o insulto e/ou a ignorância, para não falar nos "ataques" à língua portuguesa) sobre tudo e/ou sobre todos, contributos importantes para as comunidades, publicados na imprensa escrita, passam praticamente ao lado (ou, pelo menos, não são debatidos com a acutilância de outros bem menos relevantes).
É o caso deste artigo de opinião do Engº Joaquim Carrusca, publicado na edição do passado dia 11 do Diário do Alentejo , em boa hora recuperado pelo José Janeiro na sua página do FB.
Aqui fica o link :
http://da.ambaal.pt/noticias/?id=11466
José Filipe Murteira a 28 de Agosto de 2017 às 16:49
Ui, quem nunca esteve com a geringonça foi o PCP em Beja, sempre encostados e a beijar a direita fazendo de pobres mas com inveja dos ricos, as pessoas viram esta postura e vão puni-la nas eleições.
anomimo a 28 de Agosto de 2017 às 21:02
Ai JR, JR.. vais perder o poleiro não tarda!!
Então ainda não viste que não vale a pena continuares a desgastares-te com a organização de mais festas e festarolas nem fazer mais obras à pressa? é que as pessoas não são parvas..e já perceberam tudo. Nomeadamente os teus esquemas com os queques e betos da cidade. Fazes tudo tão bem feito e tão rápido e consegues ser tão malabarista para lhes encheres mais os bolsos e o estomâgo que de repente, parte deles, virou-se para o teu lado por conviniência. Deixa lá ver se perderes as eleições se não se esquecem rapidamente de ti e se lhes continuas a alimentar os vícios e a enche-los ou se simplesmente, se esquecem rapidamente que um dia andaram a fazer o frete de cheirar-te o cu!
Pois é JR..tu és tudo menos comuna e a malta sabe disso e não perdoa!
Recordas-te do que os munícipes fizeram ao Chico Santos e ao Pulido?? Não agradaram , fora! Nem sequer lhes deram mais hipóteses de falhar mais.Toma lá morangos!
Não tarda os mesmos oportunistas que agora te andam a lamber as botas andam atrás do Arsénio e da malta dele. Mas sabes que mais? Já ouvi dizer que debaixo daquela carinha de santo ele não é parvo nenhum, é muito mais inteligente do que parece e dificilmente se deixará influenciar por esquemas corruptos!Diz o povo que dará um ótimo Presidente de Câmara simplesmente porque é HONESTO!
Anónimo a 28 de Agosto de 2017 às 22:00
Cara amiga, não leve a mal dois comentários que vou ter que lhe dirigir. Se os que estão agora com a cdu são todos uns lambe botas não percebo porque quer que eles mesmo passem a lamber as suas botas e a do vosso candidato. Que o tamanho do seu ego e a confiança na vitória permitam acomodar a amargura da derrota que irá sofrer. Não leve a mal mas fiquei incomodado com essa leitura que não é da rapariga inteligente que eu pensava que era, acredito que ainda seja e tenha sido apenas do entusiasmo do momento talvez com a chama mais acesa pelo camarada Costa. Mas cautela porque isso é outro campeonato que não é o seu nem do seu candidato. Até logo
Anónimo a 29 de Agosto de 2017 às 10:59
Tanta azia Lopes Guerreiro...tanta azia! Porra ainda não te passou.
Bejense Atento a 28 de Agosto de 2017 às 23:31
E quanto à análise que fiz? Nada tem a dizer, a contestar? Se fica contente em considerar que é azia o que me leva a analisar com frieza o que me parece ser a realidade... fique feliz!
Zé LG a 29 de Agosto de 2017 às 22:32
LG, em 2013 o Luis Serrano já não era o presidente do NERBE
Anónimo a 29 de Agosto de 2017 às 09:03
O "antigo" refere-se às duas funções: GC e presidente do Nerbe. Espero ter ficado claro agora.
Zé LG a 29 de Agosto de 2017 às 22:33
Esta malta socialista, só falam com pessoas do partido e das listas... mas mesmo assim não falam com todas, porque se falassem fazer cavam a saber que há pessoas nas listas para as juntas, que vai votar no PS para as juntas, e no JR para a câmara... continuem fechados nesse vosso casulo, a desfrutarem entre vocês a derrota do JR!
Anónimo a 29 de Agosto de 2017 às 11:00
Não será ao contrario??? PSD e PS para as Juntas e PS para a Câmara??? Estão preocupados não é??? O MR ganha a junta porque fez um excelente trabalho, que o JR diz ser da CMB. E nós andamos todos dormindo???
Anónimo a 29 de Agosto de 2017 às 23:55
Ahahahahah... Piada do ano. Dividir para reinar. Estratégia da CDU sob anonimatos na blogosfera. Caramba esta candidatura do PS afinal está mesmo a fazer-vos sair do sério, não é? E o trabalho de JR foi tão mas tão mauzinho nestes 4 anos que não ajuda nada.
Anónimo a 30 de Agosto de 2017 às 02:17
Agosto 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Mais que verdade, infelizmente! Uma feira sem cham...
Entretanto li um outro comentário, não sei de que ...
Onde está isso da "falta de fraldas"?
Assim não vale...vir para aqui gabar-se que no seu...
Puxa Drª até na falta de fraldas a Drª é "pioneira...
o Sr Deputado João Dias, que há poucos dias deixou...
Nova Tróia,ainda pior que a outra no hospital.
25 de ABRIL sempre! Excelente dia da Liberdade, Zé...
O governo de Adalberto e Centeno sacrificam o SNS ...
No hospital a palavra de ordem é não há no armazém...
Difícil é entender porque é que certos intelectuai...
Esse é o lema na ULSBA
O bom funcionário vive feliz e saudável, quando to...
às 11H00?
blogs SAPO