Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
Mas em Beja, parece que tem a porta cada vez mais aberta e sao presenca quase diaria nos Pacos do Concelho da CMB, sendo recebidos de beijinho por elementos do actual executivo... Ja agora, quando avanca a tao anunciada 2. fase da Rua da Lavoura, que contemplava a saida dos ciganos das casas (e da renovada via) que ocupam???
Em democracia as minorias devem respeitar as maiorias, e quando toca aos ciganos isso não se verifica pois não têm respeito por pessoas, instituições ou bens comuns... Os ciganos apenas são feitos de direitos e nenhum dever, apenas o dever de se multiplicarem que nem ratos... Não precisam trabalhar, não precisam respeitar as leis e as regras da sociedade em geral, não precisam pagar impostos, recebem milhares para nao trabalhar e são isentos de taxas moderadoras com isenção para ofenderem e agredirem os funcionarios publicos... Quem os proteja ou defenda que os leve para sua casa...
Quem vive em Beja ou é Alentejano está habituado a interagir com ciganos. Verdade seja dita que a maior parte das vezes não é fácil, as razões são muitas e nem vale a pena entrar por ai. Como em tantas outras coisas na nossa cidade as vozes que se fazem ouvir primeiro são sempre as da critica, as do desprezo, calunia ou negativismo, também já estamos habituados. Prefiro manter a esperança e acreditar, o que me leva a pensar que tal é possível, são os indivíduos da mesma comunidade que se procuram integrar, com os direitos e deveres de qualquer cidadão, como Bejenses que também são. Por muitas queixas, legitimas, que hajam sobre a comunidade, não podemos de, ao olhar para a fotografia na capa do D.A.,colocar a nossa humanidade, solidariedade e compaixão à frente de todos os outros, agora muito na moda, populistas e com tantos discípulos, como os da xenofobia e racismo. Espero que os que não se revêem nesses sentimentos que nos levaram a grandes tragédias humanitárias também tenham coragem para se manifestarem. Nunca mais aprendemos....
Este é o discurso tipo de uma certa esquerdalha, imobilista, que com a sua monocórdica retórica acaba por deixar tudo na mesma,... até que apareça um outro qualquer populista mas de sentido contrário. Que esse sim, acaba por mesmo por fazer alguma coisa, por mais que nos custe e que com ele não concordemos. Aliás é a este tipo de esquerdalha que devemos a chegada ao poder destes últimos, cada vez mais e por todo o mundo. E o que mais enerva, é que pessoas inteligentes que são, não conseguem de forma alguma perceber coisas tão básicas e evidentes, e persistem no mesmo discurso da treta de sempre como é o caso.
Badamerda com o Hitler. E não tenho duvida alguma que você está mais perto dele e da sua ideologia do que eu. Pois se estou aqui a escrever é no sentido de se debater o assunto com seriedade e respeito até pelos próprios ciganos. Coisa que você não pretende. Antes pelo contrário. Pretende é que se acabe já e depressa com a conversa. Os problemas de relacionamento e interesses entre a comunidade cigana e não cigana irão acentuar-se rapidamente com este crescimento muito bem dito de exponencial, e a pior forma de resolver problemas é simplesmente ignora-los.
Só há problema quando há teimosa tenacidade “cultural”. Não é um problema étnico. É um problema de adequabilidade de comportamentos num contexto social. De educação e respeito pelos outros. Se estão habituados a serem temidos e isso lhes faz sentir poderosos, não os temamos nem os odiemos.
Desculpe?? Debater com seriedade?? Chamando aos outros esquerdalha...? Com o discurso da treta?? Com respeito pelos ciganos? LOL Isso do badamerda deves ter aprendido com o teu tio avô Pinheiro de Azevedo.
Podias era responder às questões que se colocam e até contribuir para o debate que casa vez mais se colocará, quer se queira ou não. Infelizmente parece apenas te interessar a guerrilha verbal. Não há mesmo nada a fazer.
Infelizmente... Beja sem ciganos já não vai ser possível de imaginar e muito menos de ver! Agora o que nem precisamos de imaginar, porque é esse o caminho... sendo apenas uma questão de tempo é Beja só ou quase só com ciganos!! Nessa altura serão eles a integrar na sua "comunidade" aqueles foram os seus defensores durante os tempos que vivemos
Ena tanta gente preocupada que Beja venha a ser no futuro só povoada por ciganos. Mas se são as próprias pessoas que podem fazer algo pela cidade a dizer aos filhos vai e nunca mais voltes, do que é que estão à espera? Não se ralem portanto quando a cidade for só ciganos porque nessa altura já cá não estão e os vossos filhos ainda menos. Quem sabe se o povoamento por ciganos não poderá ser a melhor solução para o desenvolvimento da cidade. Já estou mesmo a ver, Beja Capital dos Ciganos. Hoteis para ciganos, restaurantes de comida étnica, bares de flamengo, museus aciganados, universidades,....até o aeroporto vai começar a bombar com os charters de ciganos vindos de todo o mundo. Já por cá andaram Romanos e deixaram vestígios históricos, assim como os Árabes e outros povos, se calhar chegou a vez dos ciganos. Com algum jeito são capazes de fazer melhor que os actuais, que o único legado que deixam é uma má língua de todo o tamanho. "Aiiim sinhores ca culpa é do cigano..."
Ora aqui está uma excelente ideia. Parece que a percentagem da comunidade cigana na Andaluzia é de cerca de 10% da população. E tal como cá o seu ritmo de crescimento com os apoios à natalidade serão os mesmos. Porque não a autarquia de Beja e ou a Assembleia Municipal entabular conversações com municípios andaluzes, com vista a aprender com o que aí se deve estar a fazer e certamente já há algum tempo? Em vez de fazer de conta que ' nom passa nada' ou assobiar para o lado, como foi aqui sugerido.
Quando tiverem oportunidade tenham a bondade de ver o video do que se passou no continente de estremoz em relaçao aos comportamentos impunes da ciganada...
Já se esperava... Se é para ver videos, que tal os da invasão de Alcochete...eram ciganos? Os desacatos em Albufeira... ciganos ingleses? A lei tem é de actuar, o resto é conversa, ou xenofobia.