Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
19
Ago 15

As autarquias de Beja e Aljustrel exigem, à empresa Agda-Águas Públicas do Alentejo, uma intervenção urgente na reabilitação da Estação de Tratamento de Águas do Roxo.

A responsabilidade da (falta de) qualidade da água vendida pelos Municípios é destes, tal como a responsabilidade da (falta de) qualidade do pão vendido na loja é do dono desta.

É o Município - tal como o comerciante -, que deve acautelar a qualidade da água que compra para revenda. Deviam as Câmaras Municipais ter antecipado com a Águas Públicas do Alentejo, de que são sócias, a resolução dos problemas, assegurando a qualidade necessária da água que lhes compram para vender às populações. Não lhes fica bem sacudir a água (de má qualidade ainda por cima) do capote para cima da Águas Públicas do Alentejo, como se nada tivessem a ver com o assunto.
Por outro lado, à Autoridade de Saúde Pública cabe assegurar que a água distribuída às populações é potável, não prejudicando a saúde das pessoas que a consomem.
Como se vê, as responsabilidades são distintas e claras. Todos pecaram por omissão, não tendo intervindo nem esclarecido oportunamente.
Apetece-me perguntar: Como é possível que, 30 anos depois do início do abastecimento de água a Aljustrel e Beja a partir da Albufeira do Roxo e da recente ligação desta a Alqueva e com meios incomparavelmente superiores, se repitam os problemas de então?
publicado por Zé LG às 08:52
Finalmente LG, finalmente.

Só depois da pressão política e da opinião pública é que a Câmara de Beja resolveu fazer alguma coisa.

Parece que tu também, finalmente, viste o filme certo.
Mais vale tarde que nunca.

A resposta à tua questão é simples:
má gestão de gente a brincar às empresas
Anónimo a 19 de Agosto de 2015 às 11:07
Sem dúvida. O mais angustiante é que a má gestão, a irresponsabilidade e a incompetência na gestão pública neste mandato autárquico estão em todo o lado e à vista de todos. A Emas é apenas a situação mais mediática talvez porque a água chega às torneiras muito antes de as consciências acordarem para a nossa realidade decadente.
Considero que perante isto se deviam erguer as forças partidárias locais e regularmente manifestar-se contra esta pouca vergonha, de forma pública e clara, através dos canais que considerarem mais apropriado.

PS tem ajudado à contestação mas é uma máquina demasiado pesada e minada por todos os vícios próprios de partido grande.

Certamente a sociedade civil também se mobilizaria em apoio. Os posts mais recentes neste blog indiciam que o sentimento de revolta ferve. O LG merece, claro está, reconhecimento por nos proporcionar este meio de discussão.
Anónimo a 19 de Agosto de 2015 às 11:47
Se a barragem do Alqueva tem muita água, já deviam ter feito o enchimento ou abastecimeno da barragem do Roxo, do que é que estão á espera!
Será que a EDIA ainda não viu o problema para o resolver ou são apenas uma corja de incompetentes, pois se são incompetentes, demitam-nos!
Anónimo a 19 de Agosto de 2015 às 12:24
Os meus parabéns a LG por esta a meu ver, reviravolta na forma de se situar este blog. Ou seja de uma visão independente de esquerda que foi a sua marca de sempre, parecia agora cada vez mais andar navegar na onda Costa. E até mesmo ao nível regional, alinhar na batuta anti-Rocha do PS e certos sectores afins do PSD. Esta cidade e esta região necessitam de um Alvitrando critico em relação ao poder e àqueles que na oposição apenas os move a luta pela dança de cadeiras ou o acesso ao pote.
Anónimo a 19 de Agosto de 2015 às 12:36
Acho estranho que depois da noticia do Jornal Público sobre o cheiro e sabor da água de Beja, onde se fala sobre a divida da EMAS/CMB à AgdA, no valor de 2,6 milhões de euros, que o partido socialista agora não venha comentar nada...Não acredito que este valor se apenas desde que este executivo chegou á Camara/EMAS!!!
Li alguns post aqui no blog que graças à pressão politica feita pelo PS que o EMAS começou a colocar no seu site, projectos e obras para resolver os problemas das roturas etc... Muita hipocrisia.
O aproveitamento politico que tem sido feito por parte da 2ª força politica do concelho de Beja (autarquia) tem sido de um nivel muito baixo. Será para lançar o afilhado do PV para as autárquicas? pois é bastante notável o distanciar dele do PV.
Será que a solução dada pela AgdA para "minimizar" o sabor e cheiro da água de Beja vai ser suficiente? ou quando chegar a campanha das legislativas este assunto morre?
PorBeja a 19 de Agosto de 2015 às 23:57
Hummm... Política "de muito baixo nível", um comunicado que vai ao encontro da perceção geral da população sobre a (má) distribuição de água em Beja?!
"PCP" e "Crítica Democrática" são duas variáveis que passados mais de 40 anos sobre o 25 de Abril continuam a não combinar... Lamenta-se.
Anónimo a 21 de Agosto de 2015 às 19:12
http://www.jornalmapa.pt/2014/09/22/o-po-negro-de-aljustrel/
a 21 de Agosto de 2015 às 14:00
A propósito (ainda) da questão da água, um contributo : http://notasaesquerda.blogspot.pt/2015/08/a-agua-do-nosso-descontentamento.html
José Filipe Murteira a 21 de Agosto de 2015 às 22:58
Agosto 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Os ranhosos estão sempre presentes.
E os caracóis fazem parte dessa dieta? Fiquei muit...
Promoçãozona(s)...
Então não era Cante, Fado e Petiscos? Agora é Cant...
A luta pelo poder na gestao da agua do Alqueva con...
Trieteza de comentario de um Presidente de Camara....
E os poderes do PS a mostrarem que nada valem!
Um comentário verdadeiramente triste
Vaidades corrosivas, vaidosos perigosos...
Ah , só assim se percebe a destruição que por aí h...
Não "patologizam os lugares", podem, se não forem ...
Digamos que as pessoas com esse distúrbio patologi...
isto tem um nome (que não o torna inimputável e, p...
Gostei demais deste post. Este site d[tem muitos a...
Entretenga de minudências.Respondam ao DOUTOR
blogs SAPO