Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
18
Set 16

052.JPG

049.JPG

Este - que as fotografias mostram -, é o estado que em que se encontra a Ribeira de Alvito, no Porto Largo.

É este o caudal ecológico que deve ser assegurado nas linhas de água onde são construídas barragens? 

publicado por Zé LG às 10:42
A que há a salientar o facto da nossa conhecida e mal cheirosa entre outros, fábrica do bagaço de azeite de Alvito, ficar a curta distancia e a montante desse ponto.
A qual de tempos a tempos, tem que drenar os seus resíduos efluentes exatamente para esse ribeiro.
Aprecia-se o facto de LG estar atento a estes pormenores, já que era ele o responsável pela autarquia quando a fábrica aí se reinstalou.
Decisão ainda hoje polémica, mas que ele assume por inteiro.
Fica-lhe bem.
Anónimo a 18 de Setembro de 2016 às 11:17
Caudal ecológico! ... depois de 3 anos de seca! ... urbanodeprimentes...
Eu a 19 de Setembro de 2016 às 14:36
O caudal ecológico deve ser assegurado nas linhas de água onde foram construídas barragens, através de descargas controladas destas que assegurem aquele caudal.
Parece evidente que nos anos em que chove muito não é (pelo menos tanto) necessário fazê-lo...
Zé LG a 20 de Setembro de 2016 às 00:08
Óh, LG está preocupado com o quê. Quando há barragens que estão a menos de 25%, quando há barragens que estão a esgotar a possibilidade de abastecer as populações. Não anda tudo aos pulos, numa dança da chuva, porque felizmente o Alqueva já mata a sede a muita gente. Mas a situação começa a ser desesperante fora do perímetro de rega, poços, charcas e barragens secas. Perante uma situação destas pede-se que se solte a pouca que há armazenada. Tomem juízo, saiam do alcatrão e do betão, e constatem o problema real. Deixem de andar de cabeças no ar a fotografar, pores dos sois, florzinhas e passarinhos e fotografem a terra que pisam ... a terra onde muitos deixam o suor das suas vidas ... Qual é o problema? As rãs da ribeira de Alvito, não se preocupe que a natureza consegue equilibrar-se após estas situações de seca, logo que a água apareça a vida regressará aos charcos...
Eu a 20 de Setembro de 2016 às 11:33
Seria bom saber qual seria o caudal ecológico da Ribeira de Alvito, após 3 anos sem correr devido à falta de chuva se a barragem não tivesse sido construída ... talvez fosse igual ao que é agora.
Eu a 20 de Setembro de 2016 às 15:25
Eu: Como deve saber, a Barragem de Alvito também serve para fornecer água à Barragem de Odivelas, para que esta possa assegurar a água necessária à irrigação do seu perímetro de rega. Com a ligação da Barragem de Alvito à Barragem de Alqueva não me parece que se justifique a ausência de caudais ecológicos nem a falta de água nas barragens que a barragem mãe deve abastecer. Ou não foi para isso que foi construída?
Zé LG a 21 de Setembro de 2016 às 00:06
Sei de tudo isso ...
Não sei, como estão as duas barragens em termos de capacidade, não vou para aí há anos, caçava e pescava nas duas. Não acho razoável a de Alvito nesta altura largar água para Odivelas, sem que receba de Alqueva...
Eu a 21 de Setembro de 2016 às 11:16
Eu: Leia o alvitre de hoje sobre a necessidade de água de Alqueva no Roxo... e perceberá que não preciso de tomar juízo, que saio do alcatrão e do betão, e que constato os problema reais. Não ando só de cabeça no ar a fotografar, pores dos sois, florzinhas e passarinhos...
Cumprimentos.
Zé LG a 21 de Setembro de 2016 às 16:02
LG:
Leu o que escrevi em último ... não acho razoável que a de Alvito , abra para a de Odivelas, sem que Alqueva abra para Alvito. Aliás acho que Alqueva deveria estar a repor água nas albufeiras "filhas"(neste caso a mãe foi a última a nascer), até uma cota razoável(às que estão abaixo de 50%, pelo menos até essa cota), tendo em conta que estaremos no inicio da estação das chuvas. E por isso esperar o que teremos em mais um inverno...
Quanto às fotos e aos passarinhos, não ligue era só a puxar por si...
Eu a 22 de Setembro de 2016 às 10:45
Setembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
O SMP foi iniciativa de um governo provisório, em ...
É fundamental um maior empenhamento das autarquias...
Para quando a inauguração da sua casa-museu?Alguém...
O principal problema de saúde e não só que deve gr...
És muito valente,mas se calhar só a coberto do ano...
Então. Ninguém aqui quer debater os graves problem...
Quanto ao relevante disse... nada.Então vamos lá:1...
Incompetência,incompetência...nada fazer nem nada ...
Para o inefável Adalberto, está tudo no melhor dos...
E quem é agora o administrador da Resialentejo? E ...
É uma tendência que se agravará ainda mais, pois o...
Será bom perguntar ao sr Arquiteto José Falcão e s...
Mais valia substituírem este deputado pelo profess...
O deputado João Dias avançou à Voz da Planície, as...
Já não seria sem tempo. Ufffffff
blogs SAPO