Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
17
Jul 18

JS.jpg

O ex-coordenador do Bloco de Esquerda morreu esta terça-feira, aos 67 anos, depois de anos de uma batalha contra o cancro, iniciada em 2015, quando renunciou ao mandato de deputado da Assembleia da República, que exercia desde 2006.

Depois de 30 anos de militância no PCP e de ter participado na criação da Renovação Comunista, João Semedo aderiu ao BE em 2007, apesar de ter integrado, enquanto independente, as listas do BE às eleições europeias de 2004.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi outra das grandes paixões e vocações da vida de João Semedo, que juntamente com o fundador do PS António Arnaut, recentemente falecido, lançou, em janeiro deste ano, um livro que serviu de base ao projeto de lei do BE para uma nova Lei de Bases da Saúde.

 

Cruzei-me com João Semedo no PCP, na Renovação Comunista e quando fui candidato à Câmara de Beja pelo “Por Beja com Todos”, que o BE apoiou.

Recordo-o como um lutador por uma sociedade mais justa, com firmes convicções, apostado na convergência e na unidade das esquerdas, tolerante e com quem se estabelecia uma fácil empatia.

À Família e ao BE apresento as minhas sentidas condolências.

publicado por Zé LG às 18:23
Em sintonia com as palavras do ZLG, também aqui deixo o meu testemunho de amizade pelo João Semedo. Conheci-o em 1972, e juntos lutámos pela liberdade do movimento associativo estudantil da Faculdade. Ombreámos num longo caminho político. Opções partidárias diferentes, mas a mesma luta. Até sempre!
Munhoz Frade a 17 de Julho de 2018 às 19:16
“É com mágoa que recebemos a notícia do João Semedo. Ele pertencia a uma geração de ouro da política portuguesa que fez o 25 de abril. Ele despertou na Associação de Medicina, no tempo do fascismo, e tornou-se rapidamente num destacado protagonista da ação. João Semedo foi um incansável combatente, no movimento estudantil, na UEC e no partido comunista, fundou connosco a Associação Renovação Comunista e tornou-se deputado e dirigente do Bloco de Esquerda. A sua contribuição para o debate comunista intensificou-se no quadro da crise que conduziu ao desaparecimento da URSS e foi na exigência dessa mesma discussão que protagonizou a fundação da nossa Associação.
Ele foi exemplar na intensidade da ação e, embora as nossas opiniões tenham divergido em muitos aspetos, admirámos o empenho que colocou nas frentes onde foi chamado a intervir. Fomos naturalmente sensíveis ao rasgo com que impulsionou o debate pela renovação do Serviço Nacional de Saúde nos últimos meses. Neste aspecto, ele ajudou a abrir uma situação de grande cristalização por onde a hidra dos interesses capitalistas tem medrado e subvertido a ordem democrática inscrita na Constituição da República. O que se trata é de impedir que vingue uma saúde de classe, apetrechada para os ricos e depauperada para os restantes. Acreditamos que neste domínio tínhamos um largo consenso com ele e com as restantes esquerdas e que seria um resultado positivo para homenagear a sua memória e a memória de outros defensores do SNS, desaparecidos, que conseguíssemos gerar uma maioria favorável ao relançamento e ao desenvolvimento do SNS e alcançássemos uma viragem democrática na política de saúde.”

Paulo Fidalgo (Renovação Comunista)
Anónimo a 17 de Julho de 2018 às 19:33
Obrigada, João.
Não serás esquecido, nem tu nem, sobretudo, as tuas lutas.
Que honra ter privado com este HOMEM.
Ana Matos Pires a 18 de Julho de 2018 às 00:51
Julho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
“Meter a cabeça na areia” é mais fácil pensamento!
Ora aqui está uma excelente ideia.Parece que a per...
Afinal a máquina que o Rocha adquiriu já está a fa...
Tens razão João, agora é mais Flamingos...
Podias era responder às questões que se colocam e ...
Bares de "Flamengo"? Asneira, pois claro.
https://entreasbrumasdamemoria.blogspot.com/2018/0...
Porra até que enfim! Ainda falta a marcação no pav...
Ena tanta gente preocupada que Beja venha a ser no...
É só fumaça.
Desculpe?? Debater com seriedade??Chamando aos out...
Falta assumirmos nós uma atitude pedagógica.
Só há problema quando há teimosa tenacidade “cultu...
Badamerda com o Hitler. E não tenho duvida alguma ...
blogs SAPO