Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

"AS AUTARQUIAS E O FUTURO"

Com este título publiquei aqui, em 13/12/2004, um texto de reflexão sobre as autarquias locais que termina assim:

… Nem sempre a construção de certas infra-estruturas e, principalmente, de certos equipamentos tem correspondido a necessidades efectivamente sentidas, tendo alguns deles sido feitos com a perspectiva de despertar o interesse por actividades que neles podem ser desenvolvidas.
As autarquias locais têm-se concentrado muito nos investimentos físicos, nem sempre antecipados dos respectivos estudos de viabilidade nem acompanhados dos respectivos planos de exploração. Isto é, a regra tem sido muitas vezes: construa-se que logo terá alguma utilização. No futuro as coisas deverão passar-se de forma diferente: as autarquias locais terão que centrar a sua actividade mais nas pessoas, investindo mais na sua valorização, incluindo a animação, organização, formação e investigação.
Assim, será provável que, no futuro, para além destas actividades de dinamização das suas comunidades, as autarquias locais, especialmente as de esquerda, tenham que apostar mais nas pessoas e na sua participação numa gestão cada vez mais democrática, através do orçamento participado, por exemplo.
Áreas de intervenção prioritárias serão certamente as creches, jardins de infância, escolas, lares, a habitação, principalmente recuperação de prédios degradados, e também a remodelação de infra-estruturas de saneamento básico e as infra-estruturas de apoio ao desenvolvimento económico.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Comentários recentes

  • Anónimo

    O problema é que em Beja este ou outro tema verdad...

  • Anónimo

    Tão simples como, para a concretização desses inve...

  • Anónimo

    Ora aqui está um tema que deveria ser motivo de re...

  • Anónimo

    Pelos vistos vai ser o primeiro a profanar o sítio...

  • Anónimo

    Tens toda a razão. Já cá faltava a patetice da com...

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds