Afinal Beja sempre pode ajudar a descongestionar Portela e aeroporto de Faro
A Comissão Técnica Independente (CTI) afirma que o Aeroporto de Humberto Delgado (AHD) “apresenta ineficiências operacionais e de layout que condicionam o uso da capacidade instalada e a possibilidade de uma solução de médio prazo de incremento de capacidades", defendendo que "o foco das intervenções no AHD deve ser orientado para soluções de novas infraestruturas imediatas, expeditas e não limitativas da operação corrente, bem como para soluções de otimização operacional que promovam a eficiência do uso da capacidade instalada".
Outra das propostas feitas pela CTI para descongestionar a Portela e até o aeroporto de Faro é o uso da Base Aérea de Beja para voos de carga e charters. Reconhecendo que nas "condições atuais de acessibilidade, [o aeroporto de Beja] não pode ser uma alternativa comercial para gestão das pontas de tráfego de passageiros do AHD e do Aeroporto de Faro", a CTI diz que a base aérea "pode ser considerada para acolher operações exclusivas de carga e de charters não regulares, libertando espaços do AHD".
Ou seja, a CTI reconhece a possibilidade do uso da Base Aérea de Beja para voos de carga e charters para descongestionar a Portela e até o aeroporto de Faro e que só devido às "condições atuais de acessibilidade, [o aeroporto de Beja] não pode ser uma alternativa comercial para gestão das pontas de tráfego de passageiros do AHD e do Aeroporto de Faro".