Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

A dança das cadeiras autárquicas no Distrito de Beja

Zé LG, 24.09.25

Banner-Lopes-Guerreiro-300x286.jpgIndependentemente dos resultados eleitorais que venham a verificar-se no dia 12 de Outubro, pelo menos, cinco das 14 câmaras municipais do Distrito de Beja vão mudar de presidentes.
António Bota, do PS, e João Português, da CDU, deixam de presidir às Câmaras Municipais de Almodôvar e Cuba, por atingirem o limite de três mandatos consecutivos. Carlos Teles, do PS, Leonel Rodrigues, da CDU, e João Efigénio Palma, da CDU, deixam de presidir às Câmaras Municipais de Aljustrel, Barrancos e Serpa, apenas decorrido um mandato, por não se recandidatarem

Por outro lado, cinco antigos presidentes de Câmaras Municipais voltam a candidatar-se, e um ainda no activo candidata-se a uma Câmara Municipal vizinha.
Nelson Brito, do PS, volta a candidatar-se em Aljustrel, apenas um mandato decorrido após ter deixado o cargo por limite de mandatos; António Sebastião, da AD, candidata-se em Castro Verde, depois de ter sido presidente da Câmara Municipal de Almodôvar e de ter falhado novas eleições; Francisco Orelha, do PS, volta, três mandatos depois, a candidatar-se em Cuba, depois de ter deixado o lugar devido ao limite de mandatos; João Português, da CDU, candidata-se em Ferreira do Alentejo, depois de ter atingido o limite de mandatos em Cuba; Paulo Neto, da CDU, candidata-se em Mértola, depois de vários mandatos ausente; e João Rocha volta a candidatar-se em Serpa, desta vez como independente, depois de ter deixado de presidir à Câmara Municipal de Serpa, pela CDU, devido ao limite de mandatos, e de ter sido presidente da Câmara Municipal de Beja, também pela CDU, durante um mandato, que perdeu para o actual presidente Paulo Arsénio, do PS. É também de referir que Ana Moisão, que nas anteriores eleições se candidatou e foi eleita vereadora do Chega em Serpa, volta a candidatar-se, mas agora, pela AD.
Como referimos, António Sebastião e de João Português candidatam-se às Câmaras Municipais de Castro Verde e de Ferreira do Alentejo, quando antes presidiram às Câmaras Municipais de Almodôvar e de Cuba.
Há ainda a salientar as candidaturas de movimentos independentes em dois municípios. Em Alvito candidata-se o MICA – Movimento Independente do Concelho de Alvito, liderado por Dinis Pinto e Agostinho Mira, actuais presidentes das Juntas de Freguesias de Alvito (CDU) e de Vila Nova da Baronia (PS), que atingiram o limite de mandatos. Esta candidatura é apoiada pela AD, que não apresentou candidatura própria e integra alguns militantes nas listas do MICA. Em Serpa, candidata-se João Rocha pelo movimento de cidadãos Fazer Serpa, depois de ter presidido às Câmaras Municipais de Serpa e de Beja, pela CDU.
Pelo menos, os candidatos do Chega à Câmara Municipal de Barrancos, Ricardo Dias Pinto, e à de Cuba, Pedro Pessanha, e da AD à de Ourique, Gonçalo Valente, são deputados na Assembleia da República. Por outro lado, o deputado do Chega Rui Cristina, eleito por Beja, é o candidato à Câmara Municipal de Albufeira.
O PS, a CDU e o Chega são as únicas forças políticas que apresentam candidaturas a todos os municípios do Distrito de Beja. As coligações lideradas pelo PSD não apresentam candidaturas ao Município de Alvito, apoiando a candidatura do MICA. O Bloco de Esquerda apenas apresenta candidatura própria em Beja, encabeçada por Margarida Figueira, integrando ainda a Coligação com o Livre, que apresenta candidatura em Odemira, encabeçada por Fausto Camacho Fialho, deste partido.
Segundo julgo saber, a CDU é a única força política que apresentou candidaturas a todos os órgãos dos municípios e das freguesias do Distrito de Beja, o que revela a implantação que ainda tem em todos os locais e que, talvez por isso, já ganhou a Freguesia de Faro do Alentejo, ainda antes das eleições, porque foi a única que apresentou candidatura aquela Freguesia.
Como se pode ver, são muitas as curiosidades que envolvem as candidaturas deste ano às autarquias do Distrito de Beja. Apresentei aqui as mais relevantes de que tenho conhecimento referentes às câmaras municipais.
É frequente ouvirmos dizer que nas eleições autárquicas os eleitores valorizam mais as pessoas, os candidatos, do que os partidos. Vamos ver se será assim ou se os partidos ainda pesam muito na decisão do voto dos eleitores, porque há partidos com forte implantação no terreno e que têm vindo a perder eleitores, e outros com pouca implantação e que recorrem a candidatos desconhecidos nos locais e que têm vindo a subir gradual e significativamente as suas votações.
Até para a semana!
LG, 23/09/2025
Pode ler e ouvir aqui.

1 comentário

Comentar post