Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

IPBeja tem abertas candidaturas a mestrados

Zé LG, 22.05.20

IPB.jpgO Instituto Politécnico de Beja tem aberta, até 16 de Julho, a 1ª fase das candidaturas a Mestrados. Agronomia, Actividade Física e Saúde, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo, Educação Especial-Especialização no Domínio Cognitivo e Motor, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Ba?sico, Engenharia Alimentar, Engenharia de Segurança Informática, Engenharia do Ambiente, Gerontologia Social e Comunitária, Internet das Coisas, Segurança e Higiene no Trabalho e Serviço Social- Riscos Sociais e Desenvolvimento Local são as áreas de oferta que estão disponíveis. As candidaturas devem ser efectuadas através do site do IPBeja.

Porque têm os clubes e os jogadores de futebol tratamento diferente dos outros trabalhadores e empresas / serviços, face à COVID-19?

Zé LG, 21.05.20

images.jpgPorque é que os clubes de futebol tiveram de ter um conjunto apertado de regras aplicadas pela DGS às suas instalações e aos seus trabalhadores (jogadores, equipas técnicas e demais profissionais) para poderem voltar à sua actividade e a generalidade das empresas não?

Quantos jogadores, técnicos e outros profissionais de futebol foram infectados pelo novo Coronavírus e quantos trabalhadores de outras actividades o foram? Veja-se o que se tem passado, nos últimos dias, na Plataforma Logística de Azambuja...

Importa ainda não esquecer que muitos trabalhadores, de diversas actividades não pararam de trabalhar e outros passaram mesmo a trabalhar mais para que os países não parassem e pudéssemos continuar a viver.

Parece tratar-se de um contra-senso, porque são precisamente os jogadores, técnicos e demais profissionais de futebol que têm maior vigilância no controlo sanitário e, consequentemente, os riscos que correm são menores...

NERBE/AEBAL aderiu ao OPTA Alentejo

Zé LG, 21.05.20

nerbe.jpgO NERBE/AEBAL informa que é parceiro da OPTA Alentejo - Organização Pontual no Tempo Atual, uma plataforma que visa ajudar “o setor do comércio, turismo e cultura, micro empresas, empresários agrícolas, bem como pessoas que se encontrem em regime de layoff.”
Esta plataforma “pretende estimular o consumo de produtos e serviços no comércio e empresas locais e do Alentejo, detendo espaços para o mercado de trabalho - oferta e procura, voluntariado-, espaços para a divulgação de produtos e serviços e (novas)\formas de os obter por setores de atividade; possibilidade de uma informação e auxilio personalizado no acesso às medidas implementadas pelo Governo de apoio às empresas e trabalhadores; possibilidade de acesso a cabazes alimentares contemplando ainda um espaço para novos aderentes e formas de ser solidários.”

BE questiona Câmara de Beja sobre questões “sanitárias, económicas e sociais”

Zé LG, 21.05.20

92669856_3184606271569914_2513412276048887808_n giA Concelhia de Beja do Bloco de Esquerda (BE) considera “essencial o aprofundamento da comunicação entre os vários órgãos autárquicos e destes com a população, em particular entre a Câmara e a Assembleia Municipal, órgão deliberativo a quem compete fiscalizar a ação do executivo.” Neste contexto, o BE, para além das questões colocadas pela deputada Gina Mateus na Assembleia Municipa, que ficaram sem resposta”, fez um conjunto de perguntas sobre questões sanitárias, económicas e sociais, designadamente:

- como pensa o Município “suprir a falta de meios tecnológicos nas famílias do concelho, sentida no âmbito da interrupção das atividades letivas presenciais”;

- que apoios aos idosos que não estão institucionalizados e aos imigrantes do concelho;

- como pensa a Câmara de Beja “resolver a questão da placa «ameaçando com covid-19» como tática para se fechar o caminho municipal 1063, usando argumentos que provocam o medo na população, uma situação que se arrasta desde 2018”.

Beja e Vidigueira assinalam o Feriado Municipal nas rádios e redes sociais

Zé LG, 21.05.20

feriado beja.pngPara a assinalar o Feriado Municipal de Beja, a Voz da Planície, com o apoio da Câmara Municipal de Beja preparou uma emissão especial neste que é, também, o Dia da Espiga,  transmitida a partir do Castelo de Beja e que pode ser acompanhada, entre as 11.00 e as 12.00 horas, através dos 104.5 FM da Voz da Planície, pelo facebook da rádio e pelo facebook da Câmara Municipal de Beja.

vidigueira.jpgPara assinalar o Feriado Municipal de Vidigueira, a Voz da Planície, em parceria com a Rádio Vidigueira e com Câmara Municipal de Vidigueira realiza uma emissão especial, que decorre entre as 15.00 e as 16.00 horas, a partir do Museu Municipal de Vidigueira. A emissão pode ser acompanhada nos 104.5fm da Voz da Planície e nos 90fm da Rádio Vidigueira e vai ser partilhada nas redes sociais das duas rádios e da autarquia.

Paulo Arsénio diz que Museu Regional de Beja vai ser o “grande epicentro cultural do Baixo Alentejo”

Zé LG, 20.05.20

museu.jpgA Câmara Municipal de Beja e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo assinaram, no Dia Internacional dos Museus, um protocolo de Colaboração relativo ao Museu Regional de Beja e a outros equipamentos culturais da cidade.

Um dos pontos prevê, com a colaboração da Associação Portas do Território e o financiamento através da CIMBAL/Alentejo 2020, o lançamento a breve trecho do concurso para as obras de conservação e recuperação do Museu.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, acredita que o Museu Regional de Beja vai ser o “grande epicentro cultural do Baixo Alentejo”.

Ana Paula Amendoeira, Directora Regional de Cultura do Alentejo está confiante no futuro e destaca a parceria com a autarquia de Beja na tentativa de resolução dos problemas.

Não dispenso ouvir o Dr. António Silva Graça

Zé LG, 19.05.20

ASG_page-0001.jpgOuvir a opinião diária, no Telejornal, do infecciologista António Silva Graça tornou-se para mim um ritual que não dispenso. Não o conhecia mas a clareza e a sensatez das suas opiniões fundamentadas, contrastando com a de muitos outros comentadores, tornou-se indispoensável para a compreensão da COVID-19 e a da sua evolução.

“parecem estar a surgir novas formas de censura, controle da liberdade de expressão e até outras formas de opressão social”

Zé LG, 18.05.20

«O problema da liberdade de expressão nos nossos tempos, ou seja aqueles que vivemos. Leva-nos a bastantes reflexões, mas sobretudo a que tenhamos sempre presente, que nunca será um ganho garantido.
...
Só que, e embora não seja apenas de hoje, passados que foram todos estes anos e mesmo com um regime democrático institucionalizado; ou é impressão minha, ou parecem estar a surgir novas formas de censura, controle da liberdade de expressão e até outras formas de opressão social.
E um dos argumentos que se usa para as justificar continua a ser o mesmo de sempre, “... um dos problemas do uso abusivo da liberdade de expressão ...., para além covardia abjecta posta a nu sob anonimato!" sic. Esquecendo-se que quase sempre, quem usa o anonimato, é porque acha que tem qualquer coisa a dizer e tem motivos para não confiar em nada e ninguém.»

Anónimo 17.05.2020, aqui.

Vamos lá saindo… dessas casas para fora

Zé LG, 18.05.20

creche-300x169.jpgO Governo aprovou na sexta-feira o calendário da segunda fase de levantamento das medidas de confinamento, no âmbito da pandemia de covid-19, prorrogando também até 31 de maio a declaração de situação de calamidade.

"Nesta fase, o Governo opta por um elenco menos intenso de restrições, suspensões e encerramentos do que aquele que se encontrava vigente, sem prejuízo da gradualidade do levantamento das restrições e da necessidade de se manter o escrupuloso cumprimento, pela população portuguesa, das medidas de distanciamento físico indispensáveis à contenção da infeção", é referido no comunicado do Conselho de Ministros.

Veja aqui, o calendário da segunda fase de levantamento das medidas de confinamento.

Ana Gomes admite candidatar-se à Presidência da República

Zé LG, 18.05.20

mw-860.jpgA socialista ficou chocada com o apoio de António Costa a Marcelo, que diz ser um perigo por dar espaço a André Ventura. E admite agora repensar o seu "não" a uma candidatura presidencial em janeiro. "Há quem pense que o PS não é uma democracia", disse na SIC-Notícias.

Classificando o episódio de "lamentável, deprimente mesmo", mostrou preocupação com que vê as próximas presidenciais. "Isto de facto mudou muita coisa. Vem dar muita preocupação a toda a gente, aos democratas do nosso país em particular. É grave e faz-nos refletir. O candidato do regime (Marcelo) vai polarizar a sociedade e isso vai facilitar a vida dos extremos e num momento em que temos aí a extrema direita organizada. É tão grave que eu tenho que refletir se sou candidata".

"Eu disse que não sou candidata, mas neste momento todos os democratas têm que refletir", afirmou Ana Gomes relativamente a uma potencial candidatura a Belém. "Admito refletir", reafirmou, "eu e outras pessoas".

António Charrua morreu

Zé LG, 17.05.20

Charrua.jpgAntónio do Sacramento Franco Charrua, de 66 anos, natural de Beja, morreu, tendo-se o funeral realizado ontem à tarde, para o cemitério de Beja.

António Charrua estudou na Escola Comercial Industrial de Beja e no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (Engenharia Mecânica). Foi professor e formador e, ainda, empresário. Regressou a Beja há alguns anos, depois de uma longa passagem por Angola.

Estive com ele na tropa, no final de 1975, tendo-nos envolvido ambos nalgumas actividades polkíticas. Depois cruzei-me com ele por diversos períodos e em diversas situações. Após o seu regresso de África, ainda nos encontrámos algumas vezes e trocámos mensagens através do FB. Há meses que não sabia dele. Fui agora surpreendido com a triste notícia da sua morte. É mais um amigo que nos deixa muito cedo…

À Família apresento os meus sentidos pêsames.

Direcção Regional da Cultura do Alentejo (re)abre Museu de Beja

Zé LG, 17.05.20

201902112109502383 museu.jpgSegunda-feira, Dia Internacional dos Museus, sob o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, a diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, e a presidente do ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge, visitarão simbolicamente o Museu Regional de Beja - Rainha D. Leonor, assinalando a sua reabertura, sem alteração de horário ou restrições de áreas visitáveis, neste que é o primeiro Dia Internacional dos Museus em que o Museu de Beja está integrado na DRCAlentejo.

A DRCAlentejo e o Município de Beja comemoram este dia com a assinatura, pelas 15.00 horas, nas instalações do Museu, do Protocolo de Colaboração relativo ao Museu de Beja e a outros equipamentos culturais da cidade e que permitirá, com a colaboração da Associação Portas do Território e o financiamento através da CIMBAL/Alentejo 2020, lançar em breve o concurso para as obras de conservação e recuperação do Museu Regional.

Elvas vai ter Hotel Resort Urbano, a certificar como Carbono Zero

Zé LG, 17.05.20

elvas.pngA empresa Manuel Mendão, Lda. pretende investir cerca de 4,5 milhões de euros no Hotel Resort Urbano, a certificar como Hotel Carbono Zero, tendo como missão utilizar energia solar para aquecimento e soluções para reduzir consumos energéticos e de plástico.

O projeto de arquitetura, da autoria do arquiteto Luís Cachola, foi entregue na Câmara Municipal de Elvas e contempla quatro mil metros quadrados, dois pisos, 40 quartos duplos, seis suites, sala de eventos, centro de bem estar (SPA), bar, restaurante, piscinas interior e exterior e zonas verdes, prevê criar mais de 30 postos de trabalho e localiza-se na Quinta do Morgadinho, em Elvas, junto à saída na direção de Lisboa, estando previsto arrancar com as obras em 2021.

«um dos problemas do uso abusivo da liberdade de expressão»

Zé LG, 17.05.20

«… Na generalidade dos assuntos que o LG tem colocado com pertinência neste espaço, têm-se gerado não raras vezes, discussões profícuas, saudáveis, transformando o blog Alvitrando num espaço de cidadania fundamental mas também é verdade que nesse espaço democrático posto à disposição de todos nós, há infelizmente lugar para manifestações de boçalidade, brejeirice e imbecilidades de toda a espécie que em nada contribuem para o objectivo de um blog!… Pois é um dos problemas do uso abusivo da liberdade de expressão que nestes casos serve para muito pouco, para além covardia abjecta posta a nu sob anonimato!… Muito pouco edificante diga-se em verdade.

Ecce homo». - Anónimo 14.05.2020, aqui.

China deve explicações à Humanidade sobre o novo Coronavírus

Zé LG, 16.05.20

Sem juízos prévios mas tendo em conta factos, acho que a China deve explicações à Humanidade, que tanto tem sofrido com a COVID-19 e as medidas tomadas para a combater, porque a enormidade dos impactos da pandemia e das medidas tomadas pelo Estado acabaram por se revelar pequenos face aos resultados e comparativamente com a generalidade dos outros países:

- Qual a origem e como se propagou e foi tão rapida e eficazmente contido o novo Coronavírus em Hubei?

- Porque (quase) não se propagou ao restante território chinês e se espalhou tanto e tão rapidamente por outros países?

- Porque não foram divulgados pela comunidade internacional, mais rapidamente, o aparecimento do novo Coronavírus, a sua rápida propagação e consequências na vida e saúde das pessoas?

- Que custos, em função do PIB, teve a COVID-19 para a China?

- Que reflexos teve a COVID-19 nas exportações e no crescimento económico da China?

Estas e outras questões pertinentes devem ser claramente explicadas pela China, porque não pode deixar de levantar dúvidas que o primeiro país a ser atingido pela pandemia tenha acabado por ser um dos que menos sofreu e possa vir a ganhar com ela.

Não sei se sou eu que tenho andado distraído ou se não há ainda explicações suficientemente claras para estas dúvidas...