Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
10
Jul 18

2018071010182816.nb.png

Luís Barão Barnabé, de 81 anos, natural de Beja, morreu ontem, no Hospital de Beja, vítima de doença prolongada.

Luís Barnabé, também conhecido por Luís “da Cozinha”, por durante muitos anos ter explorado o estabelecimento comercial das Portas de Mértola com aquele nome, era um Homem bom e muito solidário. Era um figura muito conhecida e popular da Cidade de Beja, com intensa intervenção em termos empresariais, associativos e políticos, tendo sido um dos fundadores e directores da CERCIBEJA.

O funeral realiza-se amanhã, às 11 horas, das Casas Mortuárias de Beja para o Cemitério da Cidade.

À Família apresento os meus sentidos pêsames.

publicado por Zé LG às 23:22
10
Jul 18

Foi feito tudo o que era possível para salvar as 12 crianças e o treinador que ficaram aprisionados numa gruta na Tailândia. Mobilizaram-se todos os meios. Nada foi regateado para conseguir salvá-los. Felizmente todos foram salvos. Infelizmente um mergulhador morreu logo no início da operação, sem ter tido o prazer de os ver salvos. 

Este foi um acontecimento que deveria servir de exemplo para tantos e tantos outros que igualmente justificam que se mobilizem todos os meios para salvar viadas humanas. Que contraste entre este acontecimento e o que acontece (quase) todos os dias no Mediterâneo! Quantas vezes não bastava apenas que governantes autorizassem que chegassem aos seus países os que fogem da guerra e da miséria para que se salvassem tantas vidas!... 

Agora, perante o drama que estes jovens e crianças viveram, multiplicam-se as ofertas mais variadas para evidenciar a solidariedade de instituições para com eles. E se algumas destas instituições guardassem algumas dessas ofertas, no recato de que a solidariedade deve ser praticada, para algumas das crianças que vivem dramas menos mediáticos, não ficariam melhor com a consciência?

publicado por Zé LG às 17:50
10
Jul 18

201807091032079661.jpg

A iniciativa da Biblioteca Municipal da cidade “Conversas com B de Beja” recebe esta tarde, às 19.00 horas, a apresentação do livro “Fatores Críticos de Sucesso para a Criação da Marca Beja”, da autora bejense Cláudia Louro.

A convidada desta terça-feira apresenta na Biblioteca Municipal José Saramago um livro que “propõe uma abordagem empresarial à problemática do desenvolvimento das pequenas cidades e cidades do interior, tomando como estudo de caso, a cidade de Beja, através da criação de uma marca turística que reflita os atributos do território e crie uma imagem mais atrativa para o seu público-alvo".

publicado por Zé LG às 08:48
10
Jul 18

Beja-Protocolos-768x432.jpg

A Câmara Municipal de Beja cedeu, em regime de comodato, pelo período de 4 anos, as instalações das antigas escolas primárias de São Brissos e Mina da Juliana às Uniões de Freguesia de Trigaches e São Brissos e Santa Vitória e Mombeja.

Os contratos agora assinados permitem que as Freguesias “administrem os equipamentos numa lógica de maior proximidade com as populações locais”, revela a Câmara.

A autarquia dá assim continuidade ao processo de transferência de instalações para as Juntas de Freguesia.

Daqui e Daqui.

publicado por Zé LG às 01:05
09
Jul 18

HospitalSerpa-768x512.jpg

A Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, a Administração Regional de Saúde do Algarve e a Santa Casa da Misericórdia de Serpa assinaram uma adenda ao Acordo de Cooperação para a prestação de Cuidados no Hospital de São Paulo, em Serpa.

De acordo com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, o acordo “permite prestar mais e melhores cuidados de saúde de proximidade aos cidadãos, nomeadamente em áreas como consultas externas, cirurgias em regime de ambulatório, cirurgias em regime de internamento, atendimentos em situação de urgência e em Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica”.

Esta adenda surge na sequência do Acordo de Cooperação rubricado em Novembro de 2014.

Leia também AQUI.

publicado por Zé LG às 13:48
09
Jul 18

Cartaz_ATLVero2018.png

O ATL Científico “Ciência à la Carte”, realizado pelo CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, está de volta para trazer a ciência às férias de verão 2018. A iniciativa regressa a partir de hoje, para se prolongar até ao dia 22 deste mês, repleta de novidades e com blocos de atividades a partir das 09.00 horas e a partir das 14.00 horas.

As actividades são supervisionadas permanentemente por um monitor e acompanhadas pelos investigadores do CEBAL.

O “menu de Ciência” servido terá uma vasta gama de sabores como o “Sabor a Sobreiro”, “Sabor a Botânica”, “Sabor a Biologia” e “Sabor a Ecologia”, entre outros, explica Rita Martins, investigadora do Centro.

publicado por Zé LG às 08:49
08
Jul 18

36776637_201895240472353_387848856932450304_n(1).j

Por ocasião da Assembleia Geral Extraordinária da O.I.V. (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) realizou-se na sede desta Organização, em Paris, uma receção com a participação dos 46 Estados Membros, incluindo altos dignatários dos mesmos, como o Senhor Embaixador de Portugal, em França, Jorge Torres Pereira.
Durante esta receção, foram distinguidas personalidades com relevância no setor vitivinícola mundial, como Jancis Robinson, e representantes dos Estados Membros, pela sua atividade desenvolvida em prol do setor, no âmbito da O.I.V.
Foi com enorme surpresa para Luís Peres de Sousa, a atribuição da condecoração de “Oficial de Mérito Agrícola”, pelo Ministro da Agricultura e da Alimentação de França. Grande honra e orgulho para o próprio, para Portugal, bem como para o Instituto Politécnico de Beja.

Muitos parabéns!

publicado por Zé LG às 23:11
07
Jul 18

Ponte-de-Sor_14.jpg

O presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário diz que o aeródromo municipal é a “âncora do crescimento e do desenvolvimento” daquele concelho, sublinhando que contribuiu para a “redução drástica” do desemprego no concelho.

Atualmente trabalham no aeródromo cerca de quatro centenas de pessoas, havendo a perspetiva de serem criados cerca de 250 empregos com a instalação de mais duas empresas.

Com uma pista de aviação com 1.850 metros, o aeródromo de Ponte de Sor alberga a sede de meios aéreos da Proteção Civil e empresas de componentes para aviões e de manutenção de ultraleves, empresas de produção de drones, de componentes aeronáuticos e de manutenção aeronáutica, bem como uma escola internacional de pilotos, uma unidade do Aeroclube de Portugal e um campus aeronáutico.

publicado por Zé LG às 16:02
07
Jul 18

520x735-images-docs-2018-MARATONA_CANTE.JPG

 

Câmara Municipal, em colaboração com o Grupo Coral Raízes do Cante da Cuba, promove a Iª Maratona de Cante Alentejano, que se enquadra no plano de salvaguarda do cante alentejano, como património imaterial da humanidade. Fechadas as inscrições no passado dia 29 de junho, a organização aguarda a participação de mais de duas dezenas de grupos corais, ao longo de quinze horas consecutivas de encontros e partilha de cante.

 

Ver mais informação AQUI.

publicado por Zé LG às 00:11
06
Jul 18

Programa_WEB.jpg

publicado por Zé LG às 13:55
06
Jul 18

183.JPG

 A CCDR Alentejo realiza, hoje, às 9h30m, em S. Teotónio, Odemira, uma conferência denominada “A Nova Agricultura e o Desafio da Sustentabilidade”, aberta ao público, para apresentação e debate das conclusões e propostas resultantes das sessões anteriores, nas quais foram abordados os impactes socio ecológicos da nova agricultura intensiva nas áreas produtiva, social, territorial, ambiental e patrimonial.

publicado por Zé LG às 08:50
06
Jul 18

36677965_1797212647037540_1002336798703091712_n.jp

publicado por Zé LG às 00:37
tags: , ,
05
Jul 18

Pedro do Carmo, deputado à AR e também presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, frisa que “de pouco valerá agitar por agitar, só para criar ruído, porque, por exemplo sendo certa a abertura do troço da A26 já construído em 2018, importa que o seja após a resolução de pequenas questões técnicas existentes”.

 

 

Caro Pedro do Carmo:

1 - Se são “pequenas questões técnicas existentes” que impedem a abertura do troço da A 26, porque ainda não os resolveram?!

2 – Acha que é preferível manter o troço da A 26, concluído há meses, encerrado a permitir a sua utilização gratuita até à “resolução de pequenas questões técnicas existentes”?

3 – Acha mesmo que “de pouco valerá agitar por agitar, só para criar ruído”? Não será, também por isso – por pouco “agitarmos” -, que a região está como está?

4 – Acha mesmo que este governo está a mostrar que o Baixo Alentejo “é uma região querida para o PS”, como referiu António Costa? Que investimentos garantiu o governo para o Baixo Alentejo, durante as Jornadas Parlamentares do PS?

5 - Que “não queira fazer ondas” é uma questão sua e da sua consciência. Mas não queira que outros se acomodem e deixem de lutar por aquilo de que a região precisa...

publicado por Zé LG às 18:20
05
Jul 18

leilão.jpg

Mais um Leilão que esgotou o espço disponível, deixando alguns animais inscritos para o próximo, que se realiza no dia 19. A esmagadora maioria dos animais que vão ser leiloados são bezerros.

publicado por Zé LG às 09:32
04
Jul 18

IMG_3744.JPG

Justificar a manutenção do encerramento de um troço de autoestrada concluído há meses com o atraso na construção da portagem e obrigarem-nos a circular por uma estrada cada vez mais degradada e insegura só pode ser gozo... O governo está a gozar connosco e ainda por cima António Costa tem o desplante de afirmar que “Esta é uma região querida para o PS”. O que faria se não fosse!... 

Mas perante este desaforo, o que fazer? Até onde estão dispostos a ir os líderes da região (dos partidos, das autarquias, dos movimentos, das associações empresariais e sindicais, ...) para obrigar o governo a fazer o que já devia ter feito: abrir imediatamente o troço da autoestrada que liga a A2 a Santa Margarida do Sado / Malhada Velha?

Este é um bom teste à capacidade da região se bater pelo que verdadeiramente interessa. Esta é uma questão que interessa a todos. Se não formos capazes de nos unir para que aquele objectivo se concretize nos próximos dias ou semanas é melhor calar-nos até nos esquecer-nos disso...

publicado por Zé LG às 22:29
04
Jul 18

António Costa defraudou as expetativas dos baixo alentejanos

201807031440547378.jpg

António Costa esteve na sessão de encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, na Pousada do Alqueva, mas não falou sobre nenhuma das exigências prementes do distrito de Beja, referindo-se apenas ao investimento de Alqueva, frisando que foi o PS o grande responsável pelo mesmo. 

O secretário-geral do PS deixou os baixo alentejanos sem respostas sobre a A26 e sobre a possibilidade de se introduzir, ou não, a eletrificação da linha férrea Beja/Casa Branca, no PNI 2030, apesar do líder parlamentar do PS Carlos César, ter afirmado, em Beja, essa possibilidade. Sem respostas ficou, igualmente, o futuro do Aeroporto de Beja.

publicado por Zé LG às 20:24
04
Jul 18

António Costa deixou os baixo alentejanos sem respostas 

ps.jpg

“Esta é uma região querida para o PS” afirmou António Costa no encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, na Pousada do Alqueva, dizendo que por isso mesmo investe “no Hospital Central, em Évora, na linha de caminho de ferro entre o Porto de Sines e o Caia e na valorização das acessibilidades locais”. Sobre acessibilidades no distrito de Beja nada foi dito pelo secretário-geral do PS.

 

E como se esta “mão cheia de nada” não bastasse, o governo ainda teve o desplante de justificar a não abertura do troço da A26 entre Grândola e Santa Margarida do Sado, concluído há meses, com problemas na conclusão da praça de portagens.

Ou seja, enquanto não forem criadas condições para termos de “pagar mais este favor”, o governo obriga-nos a circular por uma via cada vez mais degradada e insegura… Razão tem o PCP, que “rejeita manobras de diversão” e exige “seriedade” ao PS.

publicado por Zé LG às 12:44
03
Jul 18

cidade.png

A Câmara Municipal de Beja recebeu a bandeira “Cidade de Excelência-nível III”, reconhecimento atribuído pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência, no âmbito do trabalho desenvolvido pela autarquia, em ações de qualificação da cidade, com destaque para “o conjunto de projetos qualificadores do espaço urbano de Beja, que se encontram submetidos, em execução, aprovados ou em preparação, e que prometem tornar esta cidade-membro da Rede, mais inclusiva, mais amiga dos modos suaves de deslocação e promotora de um turismo dinâmico e com aproveitamento sustentável dos seus recursos históricos e culturais”.

publicado por Zé LG às 12:56
03
Jul 18

Jornadas-PS-768x432.jpg

O anúncio foi feito, em Beja, por Carlos César, líder do Grupo Parlamentar do PS, após uma reunião com o movimento “Beja Merece+”, no quadro das Jornadas Parlamentares do Partido Socialista.

 

Porque não foi o governo a fazer este anúncio? Porque tem o Grupo Parlamentar do PS de garantir que “vai envolver-se na inclusão deste projecto no Programa Nacional de Investimentos (PNI 2030)”?

publicado por Zé LG às 09:52
02
Jul 18

MI.jpg

O Movimento pelo Interior voltou ao ativo e reuniu-se, na passada semana, na Herdade do Vale da Rosa. Deste encontro saiu a mensagem de que só a “luta”, e o insistir nos assuntos, promovendo a união entre todos - forças políticas, empresários e cidadãos – é que leva os decisores a resolverem os problemas mais prementes.

Já são muitas as empresas que escolhem o Baixo Alentejo para se implementar porque precisam dos benefícios do Alqueva, mas a desertificação populacional a que este território de baixa densidade tem assistido faz perigar estes investimentos, que carecem de mão-de-obra, que é na maioria dos casos recrutada fora da região.

No Baixo Alentejo existe um conjunto de necessidades estruturantes que condicionam o desenvolvimento do território, entre elas as acessibilidades ferroviária, rodoviária e aeroporto, que continuam à espera do investimento que não aparece. Recorde-se que no PNPOT e no PNI 2030 não há qualquer investimento previsto para acessibilidades no Baixo Alentejo.

publicado por Zé LG às 08:46
Julho 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Obrigada, João. Não serás esquecido, nem tu nem, s...
pois...pois, senão fosse o careca !
Confirma-se que a CIMBAL não inclui a Saúde no con...
“É com mágoa que recebemos a notícia do João Semed...
Em sintonia com as palavras do ZLG, também aqui de...
Beja.
De que Hospital?
E seriam também técnicos administrativos mas o pro...
A qualidade do Serviço Nacional de Saúde acima de ...
As criticas são sempre necessárias, venham de onde...
????????????
Apressadinho.
A avaliação de praticamente um ano de mandato de P...
Para isso, até os subversivos vinham ao “casting”!
blogs SAPO