Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

PCP diz que “agricultura tão modernizada não tem beneficiado a população, nem a região”

Zé LG Zé LG, 27.01.20

João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, afirmou que “Sabemos que o uso da água de Alqueva, infelizmente, tem servido para valorizar este modelo de exploração predadora - monoculturas – e não trouxe aquilo que a população precisa”, lamentando que, após anos de reivindicação por Alqueva, “uma infraestrutura importantíssima para a região e para o país, no sentido de criar condições para valorizar a produção nacional”, esse não tenha sido o caminho seguido, que “Aquilo que é dito de uma agricultura tão modernizada, não tem beneficiado a população, nem a região”, e que se deveria apostar na produção agrícola diversificada.

202001251841051533.jpgCarlos Alves, vereador do município de Serpa, clarificou que a Câmara Municipal criou regras “em torno dos aglomerados urbanos” que definem que “numa faixa de 500 metros não podem existir este tipo de culturas”, mas estas normas “estão a ser violadas”. 

José Maria Pós-de-Mina, do Comité Central do PCP salientou que “hoje temos a obrigação” de lutar contra esta forma de exploração agrícola que voltou a levar aos campos alentejanos “o trabalho de sol a sol” e pessoas a viverem em condições desumanas.

Crédito Agrícola lança campanha “Juntos na produção Sustentável”

Zé LG Zé LG, 27.01.20

"O Crédito Agrícola acaba de lançar a nova campanha CA Agricultura com a prioridade de valorizar a optimização dos recursos naturais de suporte à produção, cada vez mais escassos."

20200120154654585.jpg"Sob o claim “Juntos na produção Sustentável”, esta campanha assenta no apoio à inovação tecnológica com vista à obtenção de uma agricultura cada vez mais sustentável, permitindo aos empresários agrícolas obter melhores produtos e maior rentabilidade financeira, melhorando o meio ambiente.

João Margalha, o "Senhor Basquetebol" de Beja

Zé LG Zé LG, 26.01.20

imgLoader2.ashx.jpg“O basquetebol foi uma paixão que sempre tive. Costumo dizer que é algo de que temos mesmo de gostar e depois torna-se um vício. O meu vício pela modalidade foi adquirido na Escola Secundária Diogo de Gouveia, com o antigo professor Bandeira, que na época lecionava educação física. Quem gosta de basquete, gosta para o resto da vida. Fui sempre apaixonado pelo basquete. Quando estive em Coimbra pratiquei ao nível universitário, com jogadores como Augusto Baganha e outros”.

João Margalha é uma figura incontornável do basquetebol na cidade de Beja. Antigo jogador, técnico, dirigente, hoje presidente da direção do Beja Basket Clube (BBC), é um dos pilares sobre os quais assenta a prática desta modalidade.

Leia toda a entrevista de Firmino Paixão, publicada no Diário do Alentejo.

Exposição “Os Campos do Baixo Alentejo da década de 1950” em Vidigueira

Zé LG Zé LG, 26.01.20

O Museu Municipal de Vidigueira tem patente até 21 de fevereiro, a exposição “Os Campos do Baixo Alentejo da década de 1950”.

20200123163137436.jpgA exposição é promovida pelo Museu da Ruralidade de Entradas-Castro Verde e pretende mostrar “um conjunto de peças relacionadas com as atividades agrícolas do Baixo Alentejo da década de 1950”.

Tractores com lança-chamas para acabar com o uso pesticidas

Zé LG Zé LG, 25.01.20

Mais fácil e sem prejudicar o solo e o meio ambiente. No momento de plantar novas colheitas, os tratores equipado com gás e lança-chamas capazes de queimar as ervas daninhas, evitando ou até abolindo o uso de pesticidas.

tratores-adaptados-com-chamas-sao-a-nova-tecnica-pEste novo sistema tem muitas vantagens, como por exemplo, o fato de remover grande parte da erva daninha, a sua velocidade e eficácia, e ainda impedimento do crescimento de raízes danificadas, desfazendo assim a necessidade de pesticidas e semelhantes.

Laboratório de Ciências do Mar vai ter novas instalações em Sines

Zé LG Zé LG, 25.01.20

A Universidade de Évora (UÉ) e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve assinaram um contrato de concessão de uso privativo de uma parcela de terreno do domínio público, localizada a norte do cabo de Sines, onde serão construídas as novas instalações do Laboratório de Ciências do Mar da UÉ (CIEMAR).

P1060415.JPGEste laboratório tem funcionado em Sines desde 1990, em instalações provisórias cedidas pela autarquia, e que são atualmente insuficientes para desenvolver os diversos projetos de investigação científica em curso e as atividades de ensino superior e formação especializada, bem como alargar o âmbito da sua ação em áreas de ponta da Universidade como a Biodiversidade, a Geofísica, as Geociências, as Ciências do Património e a Inteligência Artificial.