Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Lançado concurso para modernização da ligação ferroviária Sines - Ermidas

Zé LG, 03.07.20

A Infraestruturas de Portugal lançou um concurso público com o objetivo de modernizar e eliminar constrangimentos na ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, cuja interceção se faz em Ermidas-Sado.

202007010917083355 Sines.jpg“Este investimento, inscrito no PNI - Plano Nacional de Investimentos 2030, é essencial para o futuro do Porto de Sines. Junta-se, entre outras, à obra de requalificação do ramal ferroviário do porto, em execução. Investir na modernização da ferrovia de mercadorias é investir na aproximação de Sines aos seus mercados estratégicos. A competitividade de um porto joga-se no mar, mas também em terra”, refere Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, que reforça, ainda, que a expansão do Terminal XXI e o surgimento de eventuais interessados no concurso do Terminal Vasco da Gama elevam a exigência ao nível das acessibilidades.

Capa (encolhida) do Diário do Alentejo desta semana

Zé LG, 03.07.20

imgLoader2.jpg

Ao que parece, o Diário do Alentejo deixou de apresentar /divulgar a Capa de edição impressa na sua página do Facebook, de onde a copiava para aqui a divulgar. Desde a semana passada, face a essa alteração, só consigo divulgar a Capa, em formato encolhido, copiada do site do Diário do Alentejo.

Embora completamente alheio à situação, apresento as minhas desculpas pela divulgação da Capa do Diário do Alentejo em formato  praticamente inelegível. 

Câmara e vendedores de peixe do Mercado Municipal de Beja não se entendem

Zé LG, 02.07.20

Mercado Municipal de Beja: Câmara diz que resolução está “nas mãos” dos operadores.

20200701184446898.jpg

O primeiro passo para a resolução da questão do Mercado Municipal de Beja “está nas mãos dos operadores”, disse Luís Miranda, vereador da autarquia bejense, na reunião de Câmara, quando foi abordada a questão da saída dos vendedores deste espaço, que irá em breve, entrar em obras de requalificação por um período de cerca de 2 anos. António Pimentão, vendedor de peixe, considera que a Câmara Municipal errou ao colocar o contentor no Largo de Santo Amaro e, que os comerciantes, não podem ficar sem trabalhar, por causa de uma falha do executivo.

Operadores recusam sair de Mercado Municipal de Beja. Câmara esclarece situação.

mercado-beja-768x432.jpg

“A CM Beja prolongou, várias vezes, a abertura do mercado até ao momento em que as obras estão iminentes de se iniciarem e portanto esta atitude, depois de termos estado reunidos no dia 18 de junho (…) e depois de termos explicado até quando é que o mercado poderia ficar aberto o que iriamos fazer para que dentro de um mês ou dois a situação fosse resolvida,  muito nos surpreende a atitude que foi tomada pelos operadores”, acrescenta. O Presidente da Câmara de Beja adianta que “a partir de agora a confiança entre as partes está naturalmente quebrada. A Câmara não confia mais em negociações com aqueles operadores”e a situação passa agora para as advogadas da autarquia.

Aumento de óbitos por outras causas durante a COVID-19

Zé LG, 01.07.20

37062052_28351483_WEB-1-1060x594.jpgA ministra da Saúde, Marta Temido, numa audição perante a Comissão da Saúde na Assembleia da República, salientou que o excesso de mortalidade geral por todas as idades e por todas as causas foi de mais 9%, ou 2.973 óbitos, de março, no início do estado de emergência devido à covid-19, a 21 de junho, em comparação com o mesmo período de 2019. (foto daqui.)

Se interpretei bem, morreram quase tantas (1.443) pessoas a mais de outras causas, em comparação com igual período de 2109, do que de COVID-19 (1.530). Se tivermos em conta que muitas das pessoas que morreram de COVID-19 teriam morrido na mesma pouco tempo depois devido à sua debilidade e idade, parece confirmar-se que a aposta (quase) exclusiva no combate à pandemia será responsável por muitas mortes por outras causas.

A vergonha, ou a sua falta, no discurso político

Zé LG, 01.07.20

João Português: “há decisões que deviam fazer corar de vergonha” o Governo

201904171153548799 cuba.jpg

O presidente da Câmara de Cuba mostra-se “incrédulo” com o facto, da Escola Profissional ter ficado de fora dos “equipamentos escolares para intervenções de remoção e substituição do amianto”. João Português diz que estes estabelecimentos de ensino estão a ser “discriminados” e que há decisões que deveriam fazer “corar de vergonha” os titulares das pastas da Educação e Coesão Territorial.

PSD de Beja fala em declarações “desavergonhadas” da DORBE do PCP

201903141456035856 psd.jpg

A Distrital de Beja do PSD fala, em nota de imprensa, de declarações “abusivas, demagógicas e muito desavergonhadas proferidas pela DORBE do PCP, bem como as constantes promessas «baratas» feitas pelo Partido Socialista, no que à questão das acessibilidades diz respeito.”

Nelson Brito é o futuro presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS

Zé LG, 01.07.20

imgLoader2.ashx.jpgNelson Brito, actual presidente da Câmara de Aljustrel, vai ser o único candidato à presidência da Federação do Baixo Alentejo do PS nas eleições agendadas para o próximo dia 17 de Julho, depois de Hélder Guerreiro ter abdicado da sua candidatura, de acordo com o comunicado assinado por ambos, que refere que "perante estas circunstâncias, conscientes das exigências do actual contexto social e político e dos novos desafios que importa vencer no futuro, os candidatos à Federação do Baixo Alentejo do PS, Hélder Guerreiro e Nelson Brito, construíram uma solução consensual, que une esforços para tornar o PS mais forte, que alia a responsabilidade à acção política e que centra no Baixo Alentejo as energias e a determinação de um partido unido e mais forte". Leia também aqui.

Politécnicos de Beja e Setúbal e Universidade de Évora reforçam parceria

Zé LG, 30.06.20

201901091457331870.jpgPolitécnico de Beja, Universidade de Évora e Politécnico de Setúbal reforçam parceria, nos próximos três anos, com um orçamento disponível superior a 72 mil euros e prevê, “pela primeira vez, a mobilidade de estudantes a juntar à experiência de trabalhadores docentes e não docentes com instituições parceiras na Ucrânia e no Uzbequistão, reforçando”, assim “a cooperação com estas entidades ao longo dos próximos três anos.”

Obrigado Bruno Lage!

Zé LG, 30.06.20

bruno-lage-5-new (1).jpg

Estou triste com o meu Benfica. Triste, não apenas porque tenha perdido mais um jogo, desta vez com o Marítimo por 0-2, nem, por isso, praticamente ter perdido o campeonato, mas principalmente por ter despedido ou aceite o despedimento do treinador Bruno Lage

Porque não deu o presidente do Benfica a mesma oportunidade a Bruno Lage, tal como fez a Rui Vitória, que deu a Jorge Jesus? Porque é que este, depois de ter sido campeão, se manteve três épocas sem vencer até voltar a ser campeão e a estes dois não foram dadas as mesmas oportunidades, quando ainda por cima ambos estiveram mais sintonizados com a estratégia anunciada da aposta na formação?

Obrigado Bruno Lage! Lamento que o tenham impedido de desenvolver o projecto a médio e longo prazo. Receio que o Benfica possa regressar ao passado...

Francisco da Costa é o novo diretor-geral da ADRAL

Zé LG, 28.06.20

201910161727045666.jpgO Conselho de Administração da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo já nomeou o seu novo diretor-geral. Francisco da Costa, tem 48 anos, é licenciado em História, empresário na área da comunicação, 2.º secretário da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, consultor nos setores público e privado e administrador empresarial e é agora o novo diretor-geral da ADRAL.

O novo Diretor-Geral inicia funções no próximo dia 1 de julho, sucedendo a Victor Dordio que, nos últimos doze meses, exerceu aquele cargo interinamente.

Mário Murcho morreu

Zé LG, 28.06.20
Morreu o Mário Murcho, companheiro antigo da RDP (Praça pública, ver, ouvir e contar, etc.) e da vida. Estava no Garcia da Orta na sequência de um AVC. O funeral ainda não está marcado, devendo o corpo ser cremado nos próximos dias.

Mário Murcho, aos vinte e poucos anos ingressou na Emissora Nacional como secretário de redacção e mais tarde obteve muito justamente o título e a carteira de jornalista. A sua perspicácia e a sua grandeza como pessoa e como jornalista fizeram dele um membro da equipa de grande reportagem da RDP.

Em 1984, com Carlos Júlio, Emídio Rangel e Carlos de Carvalho, Mário Murcho foi Prémio Gazeta (Antena 1).

Mário Murcho era natural das Alcáçovas e tinha cerca de 80 anos. Era um bom homem, muito atento e perspicaz, frontal, que gostava de tertúlias e convívio e fazia facilmente amigos. Tive o prazer de ser um deles.

À família apresento os meus sentidos pêsames.

RESIALENTEJO aposta na compostagem comunitária e doméstica e na recolha seletiva de bio resíduos na cidade de Beja

Zé LG, 28.06.20

resialentejo-768x432.jpgA RESIALENTEJO - Empresa Intermunicipal de Valorização de Resíduos viu aprovadas, pelo POSEUR, duas candidaturas, em parceria com os oito municípios, relativas à gestão de bio resíduos que totalizam 751 866 euros, com apoio a 85% do Fundo de Coesão.

De acordo com a RESIALENTEJO, aquelas candidaturas “vão permitir melhorar a gestão dos bio resíduos produzidos pelos municípios, apostando na promoção da compostagem comunitária e doméstica em alguns aglomerados populacionais da região e na recolha seletiva de bio resíduos na cidade de Beja”.

“Complementarmente apostar-se-á na dinamização de uma campanha de sensibilização direcionada para esta temática.”

Os 15 melhores hotéis rurais do Alentejo

Zé LG, 28.06.20
  1. 1. The Lodge – Herdade do Zambujal (9.8) — Castro Verde
  2. 2. Casas de Juromenha (9.6) — Juromenha
  3. 3. TEIMA, Alentejo SW (9.6) — São Teotónio
  4. 4. Casa da Urra (9.5) — Portalegre
  5. 5. Monte da Estrela – Country House & SPA (9.5) — Mourão
  6. 6. Casa do Roxo (9.5) — Beja
  7. 7. Herdade Do Touril (9.4) — Zambujeira do Mar
  8. 8. Naturarte Campo (9.4) — Vila Nova de Milfontes
  9. 9. Monte Da Galrixa (9.3) — Zambujeira do Mar
  10. 10. Alentejo Marmòris Hotel & Spa (9.3) — Vila Viçosa
  11. 11. A Serenada Enoturismo (9.2) — Grândola
  12. 12. Hotel da Barrosinha (9.2) — Alcácer do Sal
  13. 13. Herdade da Rocha – Boutique Lodge (9.0) — Crato
  14. 14. Herdade do Vau (9.0) — Beja
  15. 15. Monte Gois Country House e Spa (9.0) — Almodôvar

14539261 Vau.jpg

Esta classificação foi atribuída com base na opinião do utilizadores da maior central de reservas de hotéis do mundo, o Booking.com. Pode ver mais aqui.

Vale o que vale, como qualquer outra, mas serve para divulgar e promover o turismo n(do) Alentejo.

Bairro das Pedreira apoiado por Alto Comissariado para as Migrações e Fundação Gulbenkian

Zé LG, 27.06.20

pedreiras-768x432.jpgA comunidade cigana do Bairro das Pedreiras, em Beja, recebeu apoio em géneros alimentares e máscaras, “no âmbito do Fundo de Emergência Covid-19 criado pela Fundação Gulbenkian cujo objetivo é mitigar os impatos da pandemia em diversas áreas, como saúde, ciência, educação, cultura e sociedade civil.

A Associação dos Mediadores Ciganos de Portugal (AMEC) , após o apoio financeiro solicitou a parceria e o apoio do CLDS Desafia-te de Beja e do Núcleo de Beja da EAPN que distribuiram mais de mil máscaras à população daquele bairro como forma de “contribuir para o combate à Covid-19 nesta fase de junho”, refere a AMEC, que está, ainda, a distribuir cabazes de alimentos à população cigana que não está a ser apoiada pelo Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC).