Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Convenção da Plataforma Alentejo hoje em Évora

Com o objetivo de “refletir e dar um contributo para o desenvolvimento da região” e proporcionar um momento de discussão e reflexão em torno das acessibilidades do território, a Plataforma Alentejo promove nesta quinta-feira, com início às 09h30, no auditório da CCDRA, em Évora, a Convenção do Alentejo.

201908221011206778.jpgVários especialistas vão abordar três grandes temáticas: “Porto de Sines e Aeroporto de Beja- Infraestruturas Estratégicas de Interesse Nacional e Regional”, “Infraestruturas de Acessibilidade Ferroviárias e Rodoviárias -Sua Importância Estratégica e Prioridades” e “PROTA em revisão e o Plano Intermunicipal – Modelo de Ordenamento e Planeamento”.

Mariana Aiveca diz que vai “vai pôr o Alentejo e mais esquerda no Parlamento”

be.jpg“Defender o país é também exigir os investimentos que fazem falta”, afirmou Catarina Martins, coordenadora nacional do BE, na sessão de apresentação dos candidatos do partido pelo círculo de Beja, que reforçou a ideia de que “não vale a pena” falar de exportações “se isso for feito à conta da saúde de quem vive [no distrito] ou à conta da degradação dos solos e da água”.

Mariana Aiveca, cabeça-de-lista do BE pelo distrito, garantiu que “a campanha está a ser viva”, que a sua equipa é “uma equipa capaz de ganhar” e que “vai pôr o Alentejo e mais esquerda no Parlamento”. Apresentou ainda a emergência climática, o trabalho com direitos, serviços públicos e acessibilidades condignas como os eixos prioritários do Bloco do Esquerda para as próximas eleições de 6 de outubro. 

Tiago Salgueiro vence prémio literário Luso-Espanhol José António de Saraiva 2019

2e228a7ae2290524c0ce6c911949c7d8_XL.jpgO calipolense Tiago Salgueiro foi vencedor do prémio XX Certame Literário Luso-Espanhol José António de Saraiva, promovido anualmente pelo Ayuntamiento de Villanueva del Fresno (Badajoz) e que este ano contou com o Município de Barrancos como parceiro institucional.

O texto premiado, da autoria de Tiago Salgueiro, fala da Raia, do Alentejo e de encontros inesperados. A publicação da obra está prevista até ao final do ano, ou no início de 2020.

CIMBAL abre procedimentos para aquisição de bens e serviços

Na sessão do mês de setembro do Conselho Intermunicipal da CIMBAL foi decidido abrir procedimentos para Acordos-Quadros de Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; Fornecimento de Combustíveis Rodoviários e Serviços de Vigilância e Segurança, no âmbito da Central de Compras e aprovar a Aquisição de Serviços para a Avaliação e Atualização da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Baixo Alentejo, para o próximo período de programação 2021-2027.

Líderes partidários em campanha eleitoral em Beja

cristas.jpgOntem, Assunção Cristas, líder do CDS-PP, esteve no distrito e disse, em Beja que “aqui faz sentido votar no CDS-PP”, que a agricultura e o mundo rural são as prioridades do seu partido e que o CDS-PP quer crescer no distrito e eleger

catarina.jpg

Esta tarde, pelas 18.00 horas, nas Portas de Mértola, Catarina Martins, líder do BE, participa, numa sessão pública de apresentação dos candidatos do Bloco de Esquerda pelo círculo de Beja, nas eleições legislativas de 6 de Outubro.

 

costa.jpg

António Costa, Secretário-Geral do PS, vai estar em Beja no próximo Domingo para participar num comício que vai decorrer a partir das 20.30 horas, no largo do Museu.

 

FAABA vai integrar Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal

convite_cncacsa.pngO Presidente da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, Rui Garrido, e o Secretário, José da Luz, vão firmar, através da sua assinatura, a adesão da FAABA ao Centro de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal.
O protocolo de constituição e funcionamento do Centro vai ser assinado no próximo hoje, no INIAV de Elvas, no decorrer de um colóquio que incide, precisamente, sobre esta problemática: "Alterações Climáticas - Que desafios para o Setor Agroflorestal Nacional", a partir das 10h30.
A FAABA vai integrar o novo Centro como entidade parceira.Mais informações no site do INIAV.

Elisa Ferreira designada Comissária da Coesão e Reformas

naom_57683d01c1d92.jpgA comissária designada por Portugal para o futuro executivo comunitário, Elisa Ferreira, será responsável pelos fundos de coesão, reformas estruturais e pela implementação do futuro instrumento orçamental para a zona euro, revelou hoje a presidente eleita da Comissão Europeia.

Eis os pelouros da Comissão Von der Leyen ficam distribuídos desta forma:

CIMBAL participa em projetos transnacionais

CIOMBAL.jpgNa sessão do mês de setembro do Conselho Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, que foi presidida pelo vice-presidente Tomé Pires, em virtude da suspensão de mandato do atual presidente, Jorge Rosa, foi deliberada a aprovação da participação da CIMBAL nos projetos transnacionais: “LC4Regions” (economia circular – análise de ciclo de vida dos produtos, com base na proteção do meio ambiente e eficiência de recursos) e “CityZen” (agricultura urbana – promoção do crescimento verde, eficiência de recursos e criação de emprego), no âmbito do Programa Interreg Europe.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Tem toda a razão, só os boys do costume.

  • Anónimo

    Dos socialistas não, dos boys e girls.

  • Anónimo

    Vai ficar tudo na mesma.

  • Anónimo

    O PAN pode ser uma ameaça maior do que a maioria a...

  • Anónimo

    Concordo com a sua preocupação! Os populismos que ...

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds