Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

PSD apresentou e aprovou recomendação ao Governo para valorização de ZPE na Margem Esquerda do Guadiana

Nilza-de-Sena-768x432.jpgO grupo parlamentar do PSD apresentou e aprovou uma recomendação ao Governo para que este elabore o plano de gestão da Zona de Protecção Especial (ZPE) dos concelhos de Moura, Mourão, Barrancos e Serpa, na estratégia do Turismo 2027, no prazo de um ano, que estabeleça as medidas e acções de conservação, visando a compatibilização da conservação dos valores naturais com as actividades praticadas no Sítio e na ZPE”.

Recomenda aiunda que “a estratégia do Turismo 2027, que consagra a natureza como activo estratégico, contenha mecanismos de combate à sazonalidade” e que sejam criadas “medidas especiais de apoio aos agricultores e às agroindústrias existentes e às que futuramente se venham a instalar neste território, para aproveitar e incrementar o potencial do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva e a sua importância estratégica para o País”.

Alvito aposta no acolhimento e na integração de proximidade de Migrantes

claim-768x432.jpgO Centro Local de Apoio à integração de Migrantes de Alvito (CLAIM) já está a funcionar. O centro tem como meta “facilitar os processos de integração dos migrantes que Alvito recebe”, refere a autarquia.

O CLAIM proporciona aos cidadãos migrantes “respostas locais, articuladas ao nível das necessidades de acolhimento e integração de proximidade e visa dar resposta às necessidades em diferentes áreas”, adianta a mesma fonte.

O Centro funciona na Biblioteca Municipal de Alvito nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, entre as 16.30h e as 19 h.

Castro Verde integra projecto de Desenvolvimento das Reservas da Biosfera

Castro-Verde-768x432.jpgA Câmara de Castro Verde assinou o protocolo de colaboração no projecto “Promover o desenvolvimento dos Territórios das Reservas da Biosfera portuguesas enquanto laboratórios de sustentabilidade”.
O acordo foi rubricado entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Secretaria-geral do Ambiente e os gestores das 11 Reservas da Biosfera.

“Envelhecer na Comunidade: Saúde, Direitos e Cuidados” em debate ibérico no IPBeja

20190515104050146.jpgDurante dois dias, são mais de cinquenta as comunicações que vão ser feitas para partilhar estudos, trabalhos, projectos, boas práticas e experiências, profissionais, académicas e científicas, em torno dos painéis temáticos: “Intervenção em Psico-gerontologia e Saúde na Comunidade”, “Cuidados Continuados Integrados”, “Cultura, Florescimento e Apoio ao Envelhecimento na Comunidade”, “Direitos, Vivências no Envelhecimento”, e “Capacitação no Envelhecimento”.

Câmara de Beja reduz preço de bilhetes e passes a partir de junho

201905142210199335.jpgO programa da Câmara Municipal de Beja que reduz, para o ano de 2019, o preço de bilhetes e passes no concelho de Beja, assim como o reforço da oferta de transportes a pedido foi apresentado ontem, em Albernoa. A redução dos preços começa em junho e quem tiver como ponto de partida e chegada uma localidade do concelho não irá pagar mais, por um passe social, do que 50 euros, diz Paulo arsénio.

A magia do Festival Islâmico está de regresso a Mértola

cartaz_fim_2019.jpg

O Festival Islâmico de Mértola começa esta quinta-feira, 16 de maio, um evento organizado pela Câmara Municipal, que celebra a herança islâmica e o encontro de culturas de que a vila é sinónimo desde a antiguidade. Mértola vai estar em festa até domingo com o souk, música, dança, exposições, oficinas, conferências, poesia, apresentações de livros, passeios no rio e gastronomia.
O souk - mercado de rua, que está a ser montado no centro histórico, irá receber artesãos e comerciantes com produtos de várias origens, com destaque para o artesanato, as especiarias, os chás, a gastronomia tradicional de Mértola e de Marrocos. É no coração do Centro Histórico que acontecem a maioria das iniciativas, como a música circulante de Al Yamal, Alentejanos e Trovadores Del Andaluz, as oficinas de henna, do ritual do chá, de oficina campaniça, da dança oriental, de latoaria, de precursão, de empreita, de instrumentos de corda do Médio Oriente e de demonstração de extração de óleos essenciais. 

Todas as informações sobre o Festival Islâmico estão em atualização em:

https://www.festivalislamicodemertola.com/ 
https://www.facebook.com/festivalislamicodemertola/

CIMBAL escolhe vogal no CA da ULSBA em junho

20190514163049762.jpg

Jorge Rosa, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, explicou que agora que já está constituído, de novo, o CA da ULSBA este seria o momento oportuno para indicar o vogal dos municípios. Acrescentou que pediu aos 13 municípios para indicarem pessoas com perfil técnico/político adequado para o cargo e que a escolha será feita em junho, mês em que se realiza a próxima reunião do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.

Comentários recentes

  • Anónimo

    1-Não mais há propriedade individual, a terra não ...

  • Anónimo

    Gosto.Categoria de mensagem. Teria a mesma mensag...

  • Anónimo

    Que outros agentes desportivos ... e já agora polí...

  • Munhoz Frade

    Exemplar.

  • Anónimo

    O problema, é que por mais considerações ideológic...

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds