Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Tudo isto porque Alvito também é comigo!

Zé LG, 08.08.08

Num estado de direito o ónus da prova cabe a quem acusa e os acusados presumem-se inocentes até prova em contrário.

Toda a gente com experiência de administração pública sabe que é praticamente impossível nunca praticar irregularidades ou ilegalidades.

O que importa apurar, em minha opinião, é se a irregularidade ou ilegalidade foi praticada em proveito próprio ou de alguém próximo ou com quem se mantem qualquer relação ou se foi para ultrapassar bloqueios e resolver problemas no interesse público ou da comunidade.

Importa ainda referir que muitas decisões dos políticos são fundamentadas em pareceres técnicos da responsabilidade dos respectivos serviços.

Com estas considerações pretendo apenas fazer o enquadramento de alguns assuntos que aqui são trazidos.

Por vezes, são feitas denúncias (quase sempre por anónimos) de faltas graves que estarão a ser cometidas pela administração pública, como esta semana aconteceu aqui, com a denúncia de favoritismo e corrupção em reclassificações e promoções de pessoal e na adjudicação de obras e fornecimentos na Câmara Municipal de Alvito, por parte do Executivo do MI.

Entretanto, e apesar do que disse no início, importa lembrar que, muitas vezes, em política "o que parece é", pelo que será de todo o interesse que o Executivo Municipal e o MI apresentem publicamente as suas versões dos casos denunciados de forma a permitirem que, quem está de boa fé, possa fazer o seu julgamento político, porque o outro cabe aos tribunais.

É desejável também que quem faz denúncias ou acusações as procure fundamentar, para além das coincidências, que podem não passar disso mesmo.

Igualmente é desejável saber qual as posições dos eleitos das oposições.

Uma última nota para lembrar que embora estas questões sejam importantes, o que é mais importante para o concelho e para as populações é a correcção as opções tomadas e das actividades desenvolvidadas.

16 comentários

Comentar post