"Nenhum presidente cumpriu a Constituição"
Zé LG, 14.11.05
«A Constituição precisa de ter na Presidência da República o que até hoje não tem tido - um presidente que a cumpra e faça cumprir. É esse o compromisso que assumo cumprir», disse Jerónimo de Sousa na apresentação do seu «Compromisso com o Povo por um Portugal com futuro».
O candidato presidencial defendeu que a resposta para «a crise económica, social, política e ética» está no cumprimento da Constituição da República.
«Temos críticas a fazer ao actual Presidente da República. A nossa Constituição não é neutra (...), fez uma opção, pôs-se do lado de quem trabalha. Quando nós vimos um Presidente da República promulgar o Código do Trabalho, não andou bem, não cumpriu a Constituição», afirmou.
«Em relação a alguns Presidentes da República que nós ajudámos a eleger, derrotando o candidato da direita, hoje podemos dizer o que de mal fizeram. Mas felizmente, não temos que dizer o que teria acontecido se esses candidatos [da direita] se tivessem apossado do órgão Presidente da República», acrescentou.