Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alqueva: EDIA prepara ligação à albufeira do Roxo

Com a devida vénia do noticiasalentejo.pt, transcrevo na íntegra este seu artigo, pela importância que julgo ter ao fazer o ponto da situação da Obra.


O concurso para a construção dos primeiros troços do canal adutor de ligação à albufeira do Roxo a partir de Alvito foi hoje lançado, informou a EDIA – Empresa de Infraestruturas e Desenvolvimento de Alqueva. Em comunicado, a empresa adianta que se trata do concurso público para a Empreitada de Construção dos 4º e 5º Troços do Canal Alvito/Pisão, do Sub Sistema Primário do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, com cerca de 15,5 quilómetros de extensão, a iniciar perto de Cuba e terminando no Pisão, junto a Trigaches, concelho de Beja.

A ligação da Albufeira de Alvito à albufeira do Pisão, cuja barragem se encontra actualmente em construção, tem um total de cerca de 36 quilómetros. A estes há que acrescentar um outro adutor, com cerca de 22 quilómetros, e que fará a ligação ao Roxo a partir da albufeira do Pisão. A conclusão da ligação de Alvito ao Roxo está prevista para o ano de 2009, antecipando-se em 5 anos a data inicialmente prevista.

Segundo a EDIA, ao concurso agora lançado corresponde um investimento na ordem dos 29 milhões de euros seguindo-se, a breve prazo, o lançamento dos concursos para mais 4 empreitadas e que permitirão concluir a ligação de Alvito ao Pisão bem como as derivações para Vidigueira e Odivelas. O investimento total destas cinco empreitadas ascenderá aos 80 milhões de euros.

Em termos de obras da infraestrutura Primária de Alqueva estão em curso as seguintes empreitadas: Barragens dos Álamos I, II e III, Canal adutor Álamos/Loureiro – 11 km, Barragem do Loureiro, Canal adutor Loureiro/Monte Novo – 26 km, Túnel Loureiro/Alvito – 11 km, e Barragem do Pisão. Para além destas empreitadas da Rede Primária, estão em curso as obras referentes à empreitada de construção do bloco nº 2 da infraestrutura de rega do Monte-Novo, Rede Secundária, estando a decorrer o concurso para a construção dos blocos 1 e 3. À totalidade do bloco de rega do Monte-Novo corresponde uma área com cerca de 7.700 hectares.


2 comentários

Comentar post

Comentários recentes

  • Anónimo

    Porreiro, pá!

  • Anónimo

    Talvez seja possível num qualquer País mais civili...

  • Anónimo

    A boa notícia que todos gostaríamos que aqui apare...

  • Anónimo

    Esta malta da EMAS devia descansar um pouco!! Será...

  • Anónimo

    Sim, mas não tantos ….

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.