Um olhar sobre o significado político, social e humano do aborto clandestino
«Sim! Despenalizar o aborto. Proteger a maternidade e paternidade. Garantir o planeamento familiar e a educação sexual» é o título do livro que acompanha, esta semana, a edição do Avante!, cujo lançamento se realizou, ontem, com a participação de Jerónimo de Sousa e de Allen Gomes, psiquiatra.
A publicação destaca a actualidade de se proceder a um olhar sobre o significado político, social e humano da continuada sujeição de sucessivas gerações de mulheres ao aborto clandestino; as consequências da privatização em curso na área da saúde e os retrocessos na saúde sexual e reprodutiva das mulheres; a acessibilidade à contracepção, pílula do dia seguinte e à pílula abortiva; os direitos sexuais e reprodutivos dos jovens; o atraso na implementação da educação sexual nas escolas e outras questões da actualidade.
Inclui as intervenções proferidas no acto de lançamento da Campanha do PCP pelo «Sim à despenalização – Fim ao aborto clandestino e dos julgamentos», a referência a alguns registos da longa caminhada e a acção que os comunistas desenvolveram neste âmbito para que a luta pela despenalização do aborto em Portugal tenha êxito, designadamente a «Tese sobre o Aborto», de Álvaro Cunhal, elaborada em 1940.
Retirado do Avante!