Câmara Municipal de Portalegre ganha Prémio Nacional de Arquitectura
O Prémio Nacional de Arquitectura “Alexandre Herculano”, um dos dois Prémios de Arquitectura a nível nacional, criado pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH), foi atribuído ao novo edifício da Câmara Municipal de Portalegre e aos seus projectistas (Fernando Sequeira Mendes e Jorge Catarino Tavares, em Arquiespaço, Lda.).
O novo edifício abriu ao público em Março deste ano, depois da recuperação do conjunto arquitectónico constituído pelo Colégio e Igreja de S. Sebastião (fundado em 1605 pela Ordem de Jesus) e pela Real Fábrica de Lanifícios, edificada durante o consulado do Marquês de Pombal, onde se encontram instalados os serviços Municipais e Municipalizados, Centro de Congressos, Posto de Turismo e Galeria de Exposições e Centro de Interpretação Ambiental.
Até à data já decorreram duas edições do Prémio. No ano de 2001 o prémio foi atribuído ao projecto da Sede da Associação 25 de Abril, em Lisboa, da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira, e o ano de 2003 foi atribuído ao projecto de Arranjo do Centro de Montemor-o-Novo e seus acessos, da autoria do arquitecto Miguel Figueira.