Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

“Por Beja Com Todos” defende melhores acessibilidades entre aldeias e entre estas e a Cidade como forma de reforçar a coesão territorial e a coesão social

A coesão territorial e a coesão social são fundamentais para o desenvolvimento sustentado e harmonioso do concelho e das suas populações.

Para que existam uma e outra, principalmente a coesão territorial são necessárias boas acessibilidades entre as freguesias rurais e entre estas e a Cidade.

O movimento independente e plural “Por Beja Com Todos” defende, por e para isso:

-A elaboração de um programa de manutenção, reparação e melhoramento da rede viária que estabelece essas ligações, que deve procurar integrar as estradas nacionais e intermunicipais;

-A ampliação da rede de transportes públicos, de forma a assegurar progressivamente a ligação entre a Cidade e todas as freguesias e entre estas, tendencialmente a preço único.

Porque admitimos que tais medidas não possam ser executadas totalmente num mandato, propomos a elaboração de estudos de necessidades das respectivas populações e de necessidades e possibilidades de financiamentos, para as assegurar gradualmente.

Com estas medidas, principalmente com a rede de transportes públicos alargada a todo o concelho (e, eventuais, ligações a concelhos vizinhos), estaremos a contribuir para:

-Combater o isolamento de quem reside em freguesias rurais, facilitando a fixação das pessoas e a mobilidade em todo o concelho;

- Melhorar o Ambiente Urbano, através da diminuição da poluição provocada pelos veículos particulares, que passarão a afluir à Cidade em menor número;

-Reforçar a ruralidade e a identidade do concelho e das suas freguesias rurais;

- Melhorar a qualidade de vida na Cidade e nas freguesias rurais;

- Reforçar a atractividade do concelho, pela centralidade de Beja, o que poderá contribuir para o crescimento da sua população.

Porque esta proposta implica custos para o Município, que devem ser encarados como investimento, pelos benefícios dela resultantes para o concelho e suas populações, o movimento “Por Beja Com Todos”defende que sejam realizados os estudos e procurados os financiamentos e a cooperação com municípios vizinhos, a Estradas de Portugal e outras empresas, necessários à sua viabilização gradual.

Esta é uma proposta diferenciadora e inclusiva, que muito contribuirá para o progresso do concelho e a sua afirmação como concelho amigo das pessoas, do ambiente e das empresas.

Beja, 27 de Agosto de 2013

A Comissão Dinamizadora

In:  http://www.porbejacomtodos.org/2013/08/por-beja-com-todos-defende-melhores.html

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Comentários recentes

  • Anónimo

    A ilegalidade foi resolvida...da noite prp dia...a...

  • Anónimo

    o homem tirou um MBA no Politecnico de Santarem !!...

  • Anónimo

    Mas um secretário de estado é engenheiro de Evora ...

  • João Espinho

    @Anónimo 23.10.2019 14:07 - não diga uma coisa de...

  • Anónimo

    em meia duzia de frases retrata fielmente o consul...

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds