Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Guimarães está de parabéns com o seu Vitória

O Vitória de Guimarães foi um justo vencedor da Taça de Portugal. Não tanto pela vitória do jogo da final, em que não foi superor ao Benfica, em que marcou o primeiro golo em fora de jogo e foi feliz no segundo, mas que acreditou e se bateu pela vitória até ao fim. A justiça da vitória da Taça   resultou  mais do percurso que fez até à final, apesar da grave situação que o clube atravessa, que o obrigou a recorrer a jogadores da equipa B, alguns dos quais formados no clube, o que talvez tenha constituido a sua mais-valia, pela humildade, pelo empenho, pela dedicação, pelo "amor à camisola, e também pelo facto de quererem aproveitar a oportunidade para mostrarem as suas qualidades.

Ao contrário do Vitória de Guimarães, o Benfica com uma equipa técnica e com jogadores muito bem pagos, mostraram falta de humildade e, por vezes, substimaram os adversários, comemorando antecipadamente vitórias, que acabaram por não alcançar, falta de empenho e, talvez, de forma, incapazes de se baterem e manterem os níveis de concentração exigíveis. Foi isso que aconteceu nas últimas três semanas em que desbarataram as possibilidades de ganhar três provas - Campeonato Nacional, em que chegaram a ter quatro pntos de avanço, Liga da Europa e Taça de Portugal, ambas por 2-1, com golos sofridos nos últimos minutos dos jogos. Isto para já não falar de, pela primeira vez desde que foi criada, o Benfica não ter ganho a Taça da Liga...

Ouvi alguns treinadores comentarem que um treinador, hoje, deve ser fundamentalmente um gestor de recursos humanos com grande capacidade para gerir emoções. E que o trabalho da equipa técnica é o de preparar a época e os jogadores para as diversas provas em que participam, de forma a mantê-la sempre a um nível elevado de competição. E, finalmente, que, uma vez começados os jogos, são os jogadores os principais responsáveis pelo que fazem em campo.

Ora, quem tem capacidade para avaliar se todos estes falhanços do Benfica se devem mais ao treinador ou aos jogadores é o presidente, a ditecção do clube e a administração da SAD, porque acompanharam ao longo da época o trabalho realizado na preparação desta e dos jogos e nestes.

Sabemos como as avaliações desta época seriam, generalizadamente, tão diferentes se o Vitória de Guimarães não tivesse marcado aqueles dois golos no final da Taça de Portugal. E, no entanto, nada mais teria mudado. O Benfica não teria fito um bom jogo por isso, não teria deixado de achar que um golo era suficiente, como afirmou Jorge Jesus, a maioria dos jogadores não teria deixado de mostrar falta de ritmo competitivo... Mas a vitória da Taça de Portugal teria funcionado como prémio de consolação face aos outros desaires, ainda por cima porque há anos que não é alcançada e seria para todos os jogadores e o treinador seria a sua primeira Taça de Portugal e o único troféu da época.

A atitude censurável de Cardozo, no final do jogo, até pode ser desculpada e esquecida depois de apresentadas publicamente desculpas e ser castigado por ela. O que não pode ser esquecido é que o que está por detrás daquela atitude, tal como o falhanço de todos os objectivos e as razões para que tal tenha acontecido.

Por tudo isto, não me parece que a decisão de manter ou dispensar o treinador deva ser tomada em função das reações da "nação benfiquista" e dos comentadores de serviço, porque as uas opiniões não serão as mais fundamentadas e mais racionais, que é o que se exige numa situação destas.

 

1 comentário

Comentar post

Comentários recentes

  • Anónimo

    O Maneta é Ministro ou autarca ?nao será dar-lhe e...

  • Anonimo

    Com tantos votos que o baixo alentejo decidiu atri...

  • Anónimo

    Esta resposta destina-se ao anónimo do dia 17.1020...

  • Anónimo

    o teu problema é muito mais grave, já não encontra...

  • Anónimo

    Falta a apreciação dos verdadeiros adeptos ! Que s...

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.