Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Talvez eu não perceba o que se está a passar

… mas parece-me que o governo português (como, antes, o grego e, agora, o espanhol) percebe ainda menos do que eu mesmo ou finge não perceber o que se está a passar.

O caldo já entornou. A confiança que tem de existir entre o povo e o governo, como em qualquer relação, já se foi. O respeito que os titulares de cargos públicos devem merecer dos cidadãos já se perdeu por responsabilidade destes.

O que as manifestações que se vão multiplicando de forma, mais ou menos, inorgânica, convocadas pelas redes sociais revelam é que as pessoas estão a ficar desesperadas, sem vislumbrar qualquer saída para a crise e fartas de serem sempre os mesmos a suportar os custos das malvadezas dos poderes.

Não creio que a situação se possa manter com operações de cosmética, por mais ardilosas que sejam apresentadas. O problema não é de comunicação, ao contrário do que os situacionistas se esforçam por demonstrar.

O problema é do sistema, que ao contrário do que sempre fez – regenerar-se, apresentando como da sua responsabilidade as conquistas civilizacionais -, está a ultrapassar todas as marcas e se recusa ou mostra incapaz de compreender o que se passa e, consequentemente de, mais uma vez, se regenerar.

Todos sabemos, mais ou menos, como chegámos aqui. Ninguém parece saber onde vamos chegar e como lá vamos parar. Nunca o sistema se confrontou consigo próprio, por sua exclusiva responsabilidade. É a primeira vez que tal acontece. Será que os que defendemos outras alternativas a este sistema somos capazes de aproveitar esta oportunidade e de construir uma alternativa credível?

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Comentários recentes

  • Anónimo

    Só mesmo para rir com esta PROPAGANDA XUXALISTA .....

  • Anónimo

    O Hospital de Beja teve e tem mais mulheres médica...

  • Anónimo

    Ainda sobre a Ministra da Coesão, ela até disse al...

  • Anónimo

    Funeral .

  • Zobaida

    Fico à espera de saber quem são os 40 homens notáv...

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds