“Todas as soluções ficaram em aberto”
Depois de diversos contactos, o secretário de Estado da Educação deslocou-se a Alvito, no dia
A CECA funciona num edifício de habitação, adaptado ao longo dos tempos, que não apresenta condições necessárias para o ensino. A Escola Profissional funciona em pavilhões pré-fabricados e em diversos outros edifícios que se encontram espalhados pela Vila. Todos as instalações apresentam graves problemas de climatização
O concelho de Alvito é um dos poucos a nível nacional que não tem uma oferta de ensino público até ao nono ano.
O número de alunos em Alvito não é elevado e essa é uma das principais causas que tem sido alegada para a não construção de novas instalações. Frequentam o ensino pré-escolar 53 crianças e no 1.º ciclo estão inscritos 85 alunos. 92 alunos frequentam a Escola Profissional. Conceição Calca, presidente do Agrupamento de Escolas de Alvito, afirmou em declarações ao "Diário do Alentejo" que "são várias as crianças do município matriculadas em escolas de concelhos vizinhos".
O presidente da Câmara Municipal de Alvito considerou que "a construção de um parque escolar que pudesse servir toda a população estudantil seria o ideal para o concelho", explicando que "existe um terreno que já se encontra disponível, situado ao lado do pavilhão gimnodesportivo.
O secretário de Estado da Educação efectuou visitas aos estabelecimentos de ensino da localidade e confessou que "as actuais instalações escolares do concelho são más nos vários ciclos de ensino", concluindo que "todas as soluções ficaram
O presidente da Câmara garantiu que "a autarquia assume claramente que quer intervir nesta solução e fazer parte da mesma".
Ver reportagem em www.diariodoalentejo.pt/