“de SOL a SOL - O Alentejo dos nossos avós”
A Escola Secundária D. João II, de Setúbal, teve de lançar a 2ª edição do livro “de SOL a SOL - O Alentejo dos nossos avós”, depois da primeira edição de 1200 exemplares se ter esgotado em menos de uma semana.
A nova edição, de 900 exemplares, visa chegar às principais livrarias alentejanas, de Setúbal e de Lisboa, bem como a bibliotecas de escolas secundárias da região e faculdades de ciências humanas e sociais e, ainda, ser adquirida na escola.
A obra, com prefácio de José Luís Peixoto "é resultado das pesquisas de uma equipa de 150 estudantes do 9º ano e de seis docentes de História, e incide sobre a vida nos campos do Alentejo no período entre 1950 e 1974", explica a escola.
"O que mais impressiona neste livro são os relatos carregados de força, veracidade, e emoção, que talvez expliquem um fenómeno raro que se tem verificado", comenta Ramiro Sousa, que destaca ainda que o livro tem permitido "uma leitura partilhada", visto que “os estudantes leram o livro ou passagens aos seus avós" e "em muitos casos, estudantes e avós leram pela primeira vez um livro sobre um tema".