Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
03
Jul 10

... pelo Alentejo ou por outras bandas...

publicado por Zé LG às 09:15
Gostaria de reflectir em grupo acerca do ensino na CECA em Alvito. Uma escola com doença terminal que terá mais um ano de agonia até ao dia final do funeral. Terá sentido o seu funcionamento numa situação atroz de sofrimento? Que condições terão os alunos num ambiente de tamanha dor? Esta solução visa favorecer os alunos ou os professores e funcionários?Que qualidade de ensino terão esses alunos, quando toda a escola discute os preparativos do funeral e a abertura do testamento? Quem serão de facto os herdeiros?
Atento a 3 de Julho de 2010 às 14:32
Que aflição! Que pretende?
A Escola funciona como tem funcionado depois mudam-se e nada mais.
O pessoal concorrem e são colocados como acontece noutras escolas, dependem da nota de curso e do tempo de serviço
Qual é a questão?
Anónimo a 4 de Julho de 2010 às 01:12
Antes demais os meus parabens Lopes Guerreiro, pela promoção, debate, de ideias sobre o alentejo e tb sobre Alvito em Particular.
Gostaria de lhe colocar o que considero o Estado Geral deste Concelho .
Bom vamos lá então :
Considero que a Vila de Alvito, podia e devia ser um Oasis de cultura de turismo de Ambiente de promoção da gastronomia dos usos e tradições do alentejo, mas efectivamente não é nada disto e caminha cada vez mais para um marasmo de desenvolvimento a todos os niveis.Camara a Camara, quadriiénio a quadriénio, cada vez é pior e mais do mesmo. Neste momento considero a situação ainda mais grave, porque vejo uma ausencia total de projecto de manutenção de dinamismo de conhecimento e de dialogo.
A camara pode ter um orçamento reduzido, mas a manutenção na limpeza, na iluminação, e na promoção tem que ser mantidos e isso não se verifica.
Vamos a factos. Turismo, temos que pensar em grande , promoção da Vila nas grandes cidades, em eventos internacioanais, otodors, anuncios etc, vamos furar até onde for necessario junto do governo das secretarias de todo lado, não é com monumentos encerrados sem planos sem manutenção dos edificios que se consegue.
As grutas do Rossio, crie-se um plano nem que seja pequeno, mas crie-se alguma coisa, até a entrada mete dó, toda a area envolvente é deprimente a necessitar de ervas limpas e tudo resto. Será que tanto vereador e presidente que pouca gente deve saber quem é ,não saem da Camara, venham cá para fora, falem com a população, questionem tomem notas, vejam as iluminações, lampandas fundidas, varios tipos de lanternas em varias ruas, situações com necessidade de intervenção urgente (fonte e Chafariz), por amor de Deus tomente ATITUDE. Assim vamos de certeza perder o Concelho.
Cultura e Eventos : O que se faz, alem do Animar a Praça, onde está o aproveitamento do Parque de Feiras?? Tanto dinheiro gasto para criação de Ervas!! Inventem meus srs Feiras de Artesanato, Feiras Gastronomicas, sei lá ,façam qualquer coisa. As pessoas que tem passado pela camara desde há trinta anos tem só dinamismo de propaganda só até ao momento de tomarem posse!! Depois tudo fica como está.
Ambiente : A situação da Ribeira de Odivelas é grave, A Etar está avariada e desactualizada e ninguém denuncia isto, há descargas regulares para a ribeira. Os caudais minimos não são assegurados a Camara nada impoem aos serviços Hidraulicos acontece uma descarga da Barragem de Alvito uma só vez no ano e não ao longo do mesmo como deveria acontecer, assim não dá mesmo.As entradas da Vila tanto norte como sul são assustadoras, não são emblematicas , barrancos sucessivamente sujos ao longo do ano, uma desorganização gigante.
População : A decair há decadas, não há projecto nem incentivos para quem se queira mudar para estes lados, nem em termos empresariais há qualquer promoção, a oportunidade está sempre nos concelhos ao lado, a Cuba Está a progredir,Viana está a progredir, Vidigueira está a Progredir, Portel eFerreira do Alentejo e Alvito está em queda livre , será que ainda ninguem viu isto?? Acho que é o unico local quase do mundo onde até o comercio das chamadas lojas do chines não vingam, Está na altura de se promover um debate profundo e reflectir-se com muita seriedade do que se quer fazer, do que se pode fazer e para onde temos que caminhar para sairmos deste pantano mesmo que me pareça já muito tarde.
Alguns exemplos, não há sequer uma casa mortuaria em condições com area afastada dos defuntos, com casas de banho, com area de fumo, as Barragens do concelho praticamente não tem aproveitamento desportivo por iniciativa Camararia, varias ruas emblematicas necessitavam de calçada portuguesa e lanternas, canteiros com flores nos varios jardins etc etc etc, podia estar aqui evidenciar situações a noite toda, tal as varias situações a carecer de intervenção.
Bom ist é o que eu constato e o que todos os dias verifico. Serei só eu ?? Tenho consciencia que tenho contribuido e muito para a promoção do concelho, pelo varios amigos que acabei a desafiar a instalarems-se por estes lados, usando os emprenteiros e serviços do concelho e contribuindo pelo menos ao fds para que isto não afunde mais, pode ser insuficiente é um facto mas é melhor que nada. Um bocadinho a cada um é mais facil

abc
LC
luis carvalho a 4 de Julho de 2010 às 01:13
continuação.

..... considero no entantanto que alguma coisa tb tem sido feita ao longo dos anos e não devemos somente evidenciar os pontos negativos, A construção na nova escola, o complexo desportivo, o Parque de Feiras, varias iniciativas culturais que tem surgido, a construção das piscinas, a iluminação da Igreja St Antonio, os programas do animar a Praça São interessantes, As festas, dentro das possibilidades são tb uma boa iniciativa, enfim muitas coisas tem sido criadas ao longo dos anos que o concelho não tinha e agora tem. Não falo de Vila Nova , porque desconhço a evolução. Mas acho que temos que contribuir todos, principalmente com disponibilidade para evidenciar o que se considera que deveria melhorar e dando ideias e algumas soluções, porque me parece tb que o interesse de uma Vila(concelho) Melhor seá certamente de todos, Camara, População e Forasteiros inclusivé.
luis carvalho a 4 de Julho de 2010 às 10:06
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Os ranhosos estão sempre presentes.
E os caracóis fazem parte dessa dieta? Fiquei muit...
Promoçãozona(s)...
Então não era Cante, Fado e Petiscos? Agora é Cant...
A luta pelo poder na gestao da agua do Alqueva con...
Trieteza de comentario de um Presidente de Camara....
E os poderes do PS a mostrarem que nada valem!
Um comentário verdadeiramente triste
Vaidades corrosivas, vaidosos perigosos...
Ah , só assim se percebe a destruição que por aí h...
Não "patologizam os lugares", podem, se não forem ...
Digamos que as pessoas com esse distúrbio patologi...
isto tem um nome (que não o torna inimputável e, p...
Gostei demais deste post. Este site d[tem muitos a...
Entretenga de minudências.Respondam ao DOUTOR
blogs SAPO