Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
06
Jan 10

A Cidade de Évora, principalmente o seu Centro Histórico, está sem água desde ontem à noite devido ao excesso de metais, como o manganés e o alumínio, detectados na água da rede pública de abastecimento, que é captada a partir da Albufeira de Monte Novo, que tem um "nível muito baixo". Segundo os técnicos da empresa de tratamento Águas do Centro Alentejo, citados pelo presidente da Câmara de Évora, os metais foram arrastados para a albufeira devido às enxurradas provocadas pelo mau tempo. A decisão de suspender o abastecimento a partir daquela albufeira foi tomada depois de se ter verificado que a água não tinha os parâmetros de qualidade que são exigidos, porque foram detectados excesso de metais, em especial de alumínio.

As escolas da cidade encerraram hoje de manhã as actividades lectivas devido ao corte do abastecimento de água.

Acompanhe em http://acincotons.blogspot.com/ a evolução da situação.

publicado por Zé LG às 12:06
Se não fossem os mortos do passado, haveria igual preocupação no presente?
ManuelAntónio Domingos a 6 de Janeiro de 2010 às 15:43
Caro MAD
Não confundamos as coisas...
No passado foi a unidade de diálise que injectava na água o alumínio, agora foi devido as chuvadas que reviraram o fundo da barragem do monte novo e provocaram a situação.
Anónimo a 6 de Janeiro de 2010 às 17:05
Obrigado pela recomendação sobre confusões. Conheço a informação da diálise, do ministro Carlos Borrego, e conheço a informação prestada pelo presidente da Câmara de Évora. Ainda não conheço é o conteúdo da conferência de imprensa dos vereadores da CDU.
É humano reconhecer que os mortos do passado por causa do alumínio, tenham pesado numa maior preocupação perante esta situação em concreto, que apesar de tudo é bastante diferente da anterior.
Manuel António Domingos a 6 de Janeiro de 2010 às 18:46
CDU diz que excesso de alumínio na água tem a ver com deficiência no tratamento
Esta tarde em conferência de imprensa, os eleitos da CDU na Câmara de Évora disseram não pôr em causa a qualidade da água que foi e é distribuída na rede pública, mas afirmam ter dados para dizer que a situação de excesso de metais - e que obrigou ontem ao corte no abastecimento publico - teve origem na fase de tratamento da água, de que é responsável a empresa privada Águas Centro Alentejo e onde terá sido utilizado alumínio em excesso. "Assim sendo parece-nos mais convincente que a explicação para esta situação se encontre na incapacidade do actual sistema de tratamento de água para resolver um problema previsível e recorrente" do que nas explicações que "atribuem aos elementos e aos caprichos meteorológicos a responsabilidade pela falta de qualidade da água que levou à interrupção do seu fornecimento", disse Eduardo Luciano.

Segundo os vereadores comunistas, para além do mais, o que está em causa em toda esta questão é o problema político relacionado com a privatização da água. Os eleitos da CDU consideram que a privatização condiciona a qualidade e a forma como a água é tratada e referem que a responsabilidade pelo excesso de alumínio e pelo corte no abastecimento tem que ser partilhada "pelas Águas do Centro Alentejo que revelou incapacidade de garantir de forma contínua o fornecimento de água à população e pela maioria PS no município, que em 2004 decidiu entregar a exploração da distribuição em alta àquela empresa, com os conhecidos agravamentos de preços para os consumidores."
Publicada por Carlos Júlio às 18:37


Ler mais: http://acincotons.blogspot.com/2010/01/evora-cdu-diz-que-existencia-de.html#ixzz0braaqcQF
Zé LG a 6 de Janeiro de 2010 às 19:47
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
“Meter a cabeça na areia” é mais fácil pensamento!
Ora aqui está uma excelente ideia.Parece que a per...
Afinal a máquina que o Rocha adquiriu já está a fa...
Tens razão João, agora é mais Flamingos...
Podias era responder às questões que se colocam e ...
Bares de "Flamengo"? Asneira, pois claro.
https://entreasbrumasdamemoria.blogspot.com/2018/0...
Porra até que enfim! Ainda falta a marcação no pav...
Ena tanta gente preocupada que Beja venha a ser no...
É só fumaça.
Desculpe?? Debater com seriedade??Chamando aos out...
Falta assumirmos nós uma atitude pedagógica.
Só há problema quando há teimosa tenacidade “cultu...
Badamerda com o Hitler. E não tenho duvida alguma ...
blogs SAPO