Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
10
Ago 16

Sei que a questão não é nova nem de fácil tratamento, mas que constitui mais uma dificuldade para a atractividade e o turismo de Beja não tenho dúvidas. 

Hoje, depois de bater com o nariz nas portas de duas pizarias (uma fora e outra no Centro Histórico) e mais dois outros restaurantes no Centro Histórico, lá consegui encontrar um restaurante (O Alcoforado) aberto. 

Vi dezenas de turistas, uns a almoçar no restaurante e outros a passar à sua porta. O que pensarão e como reagirão eles a esta situação? - Bem de certeza que não, porque até eu, que conheço o ambiente local, estive para desistir e ir comer a outro lado... 

Como comecei este alvitre, sei que a situação não é nova nem de fácil resolução, mas questiono: O que tem sido feito para evitar esta situação, procurando uma concertação entre os restaurantes de modo a evitá-la? Será que esta situação se vai manter nos próximos dias, mesmo durante as Festas de Santa Maria?...

publicado por Zé LG às 14:02
L.G.: Ainda bem que levanta aqui este problema crónico que em nada contribui para o turismo em Beja.
Passam os anos e nada muda.
Ponha-se os olhos em Évora, em que a restauração foi decisiva para o sucesso da cidade e da região em termos turísticos.
O que é que se mais pode fazer para reverter aqui esta situação de vez?
Anónimo a 10 de Agosto de 2016 às 15:52
É sempre o mesmo, incluindo ao Domingo.So se pode comer fora de casa em Beja no Alcoforado.
Há possibilidade de inverter esta situação , com actuação ao nível do turismo? Justifica-se?
Anónimo a 10 de Agosto de 2016 às 20:20
Não é fácil, depois de quase 40 anos a ensinar só a reivindicar sem nada dar em troca, fruto dos interesses de uma força partidária que aqui se instalou e ocupou as mentes de grande parte da população como forma de se auto sustentar e dar chama ao partido a nível nacional, agora até o JR não consegue por a máquina a funcionar, sabe-se lá o que ele tem pensado desta gente ingovernável e na câmara os que se dizem ser desse lado já não dão mão, é muito complicado.
anomimo a 10 de Agosto de 2016 às 20:47
O estado a que chegou o tecido empresarial do sector do turismo é apenas um dos sintomas da estagnação económica a que chegou esta cidade. Concerteza que a capacidade de atuação da autarquia a este nível é limitada, mas tem pelo menos de existir uma intervenção ao nível estratégico no apoio aos agentes económicos e no fomento da iniciativa empresarial. Tirando uma breve incursão nessa área pelo executivo anterior não me lembro de ter existido em Beja algum tipo de trabalho do municipio sobre essa matéria. E isto é, no mínimo, grave.
Anónimo a 10 de Agosto de 2016 às 21:09
Acho que isto não é um problema da câmara, mas sim um problema de todos os agentes económicos: Turismo do Alentejo, Camara, Associações Comerciais, NERBE, e outros... Não tente tirar partido político disto porque não sabe daquilo que está a falar... Porque quando um grupo de empresários da restauração se organizou para ir a Lisboa em protesto pelo aumento de I.V.A., pediram uma reunião á Camara (ainda antes deste executivo) para pedir o empréstimo de um autocarro, é um tal de um vereador que até fala inglês disse que o autocarro estava avariado, e que se se conseguisse arranjar o autocarro a tempo, o grupo de empresários teriam de pagar o combustível, portagens, e as horas extraordinárias ao motorista. Esta situação é muito fácil de comprovar: basta só perguntar ás pessoas que estiveram envolvidos neste movimento...
Anónimo a 10 de Agosto de 2016 às 23:30
Um boa questão! Mas nada... Absolutamente nada! Qual o papel da Associação Comercial? E do NERBE? ZERO! Quando alguns proprietários de estabelecimentos de restauração pensam em aumentar preços, têm que andar a falar uns com os outros; Quando pensam na férias a mesma coisa; quando foi o aumento do I.V.A., igual... E estas associações, qual é o papel delas? Servem só para cobrar quotas para gastos pessoais em imposturices e vaidades?
Anónimo a 10 de Agosto de 2016 às 23:16
Exmo Senhor
Ao fazermos um comentário, parte de bom principio, estarmos minimamente informados, do que vamos comentar, caso contrário corremos o risco de estarmos a fugir à verdade.
Absolutamente nada! Alguma coisa!
Papel das Associações, em uma opnião pessoal:
Aumento de preços (concertação de preços), caso fosse solicitado por os seus sócios e não sócios, e caso se justifica-se, certamente apoiar-se-ia, como tudo até então.
Férias, mais uma vez, caso solicitado por os sócios, provavelmente também se conseguiria fazer qualquer coisa, disponibilização de espaço, convocatórias, etc (ficando dependendo da disponibilidade dos demais não associados)
Aumento do IVA, neste caso não se iria apoiar, apoiou-se, efectuou-se muito trabalho de "background", facilmente comprovado (não sendo o que se pretende) por todos os envolvidos, e até por os não/menos envolvidos, já que foram contactados para participar/envolver, em uma causa/problema transversal a todo o sector da restauração.
O papel das Associações é mesmo esse, dinamizar, apoiar, organizar, cooperar.
Cobrar quotas aos seus associados, para gastos pessoais, nem merece comentário.
“Quem não se sente, não é filho de boa gente”
Anónimo a 12 de Agosto de 2016 às 10:53
Anónimo das 23:16: Não fale do que não sabe. Quem reuniu os empresários da restauração, aquando do aumento do IVA? Onde reuniam? Quem lhes deu apoio? Quando a maior parte nem sócios eram? Foi o NERBE, pergunte a quem esteve envolvido.
atento a 12 de Agosto de 2016 às 09:10
Agosto 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
20
21
22
23
24
25
26
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Todo o pretexto é bom para uma roda de amigos, com...
A caça à raposa serve para convívio de caçadores?!...
Bom trabalho.
Tanta hipocrisia!
Exatamente! O Alvitrando teve um post com 83 comen...
Os comunistazoides garantem a geringonçaOs Xuxas e...
Na semana anterior ocuparia o lugar cimeiro do ran...
A pontaria anda fraca...
Fogo à peça!
Fogo aos abéculas!
Caça às abetardas ?!.....vê-se o quão conhecedor o...
Caça às abetardas ?!!.....vê-se realmente o quão c...
Os comunistazóides que defendem a anterior gestão,...
Deslocada da função ,assim como as enfermeiras que...
blogs SAPO