Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

Alvitrando

Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.

RAZÕES PARA VOTAR LIVRE/TDA, SEGUNDO JOÃO GASPAR

Zé LG, 25.09.15

* A realidade é dura e o tempo é de urgência. Mas em democracia há sempre - sempre - alternativas.
* No dia 4 de outubro a escolha que teremos que fazer é muito clara: ou legitimamos a direita que nos tem governado ou damos um sinal inequívoco de mudança e de alternativa governativa à esquerda.

* A direita em maioria no parlamento e no governo dos últimos quatro anos, à boleia de falsos argumentos económicos e contabilísticos, degradou as condições de vida da maioria da população, desprotegeu os mais fracos, rasgou o tecido social, destruiu o serviço público e agravou fatalmente as desigualdades.

* O voto no Livre / Tempo de Avançar é o voto que melhor assegura a existência de uma maioria parlamentar de esquerda, comprometida com a mudança de rumo no governo da próxima legislatura.

banner beja.png

 

* O L/TDA devolve o poder a quem o deve exercer: todos os cidadãos. As listas de candidatos em todos os círculos resultam não de decisões de uma direção partidária mas de eleições primárias abertas e da vontade popular expressa no voto dos nossos concidadãos, num processo inédito na democracia portuguesa.

* O programa eleitoral do L/ TDA contou com a participação de centenas de pessoas na sua elaboração, esteve durante muito tempo sujeito a discussão pública e centenas de emendas foram votadas numa convenção cidadã. Mais uma vez foram os cidadãos a decidir com que programa se apresentam a eleições, naquele que será talvez o mais participado programa eleitoral da história democrática portuguesa.

* O L/ TDA assume-se como uma candidatura de esquerda, ciente da urgência que exige respostas e soluções de governo. A convergência de todas as forças de esquerda que queiram formar uma proposta governativa destinada a combater a austeridade, proteger os cidadãos e reedificar o Estado Social é imprescindível.

* O L/ TDA tem como prioridades inadiáveis o combate ao desemprego e ao emprego precário, a dignificação do trabalho e a proteção dos desempregados, a reestruturação da dívida para resgatar a economia, a criação de um fundo de financiamento para salvar das dívidas as famílias e as empresas, abrir a política à participação cidadã.

* A abertura do L/ TDA à sociedade e a convergência que se propõe fazer são duas razões fundamentais para ver nesta candidatura o caminho certo de participação política e de solução governativa. Só o diálogo livre de preconceitos e o trabalho em conjunto para assumir posições comuns permitirá derrotar a austeridade e governar de novo com, para e pelas populações.

* Por uma maioria de esquerda no parlamento, por um governo e uma política que tenha como objetivo melhorar a vida das populações, por uma esquerda progressista, europeísta, ecologista, justa e solidária, dia 4 de outubro voto Livre / Tempo de Avançar.

11 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 25.09.2015

    PORTUGAL PRECISA DO PS NO GOVERNO!
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 25.09.2015

    Precisa tanto como de sarna! Não chegaram já os anos de mau governo e de corrupção à vista de todos?
    Só porque passaram quatro anos já ficaram limpos de toda a culpa na destruição das contas do país?
    Claro que para os amigos e para os potenciais tachos era bom.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 25.09.2015

    É TEMPO DE DERROTAR A DIREITA. FORÇA, PS!
  • Sem imagem de perfil

    João Gaspar 25.09.2015

    Concordamos. É preciso derrotar a direita e, mais do que ter um governo PS, ter um PS que governe à esquerda. Isso só acontece com uma maioria clara de esquerda no parlamento, que faça acordos e, ao mesmo tempo que suporta um governo PS, assegure que o PS governa em direção oposta à da direita austeritária. É justamente essa âncora à esquerda que o L/TDA representa no parlamento.



  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 25.09.2015

    Concordo. O que não obsta a que analisemos que no caso do círculo de Beja os vossos votos não contribuírem para essa maioria parlamentar.
  • Sem imagem de perfil

    João Gaspar 25.09.2015

    Sem ingenuidades e porque sabemos que a luta é complicada e o enraízamento popular não se faz sem tempo, o sentimento é de urgência e não descartava já uma surpresa eleitoral.

    Temos ideias para o país e para a região. Identificámos problemas e propomos soluções.

    Fazemos diariamente uma campanha séria nesse sentido, tentando alertar e discutir os principais problemas do Baixo Alentejo.

    Passámos das palavras aos actos. Fizemos uma acção de protesto na Casa Branca em defesa da ferrovia, apresentámos o manifesto eleitoral no aeroporto e estamos a chegar de uma ação conjunta com a caravana nacional e os candidatos de Setúbal em Santa Margarida do Sado, pela reabilitação do IP8.

    Faremos debates e tertúlias sobre temas importantes para o desenvolvimento social e económico do Alentejo. Sobre o desenvolvimento territorial amanhã em Mértola, sobre cidadania em Beja na segunda feira e desafiámos todas as candidaturas, os órgãos de gestão da área da saúde e a comunicação social para debate sobre a saúde na região.

    Até agora, o desafio foi aceite pela Ordem dos Médicos, Sindicato dos Enfermeiros e a Presidente do CA da ULSBA. O silêncio dos restantes também é muito revelador.

    Depois, claro está, quem manda é cada um dos votos. Nada está decidido antes das eleições.

    PS (salvo seja): o nosso Manifesto Eleitoral para o distrito de Beja está disponível online em: http://tempodeavancar.net/?page_id=13574

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 25.09.2015

    E em que dia se vão juntar essas celebridades para tertuliar a saúde de Beja?
  • Sem imagem de perfil

    João Gaspar 25.09.2015

    Para evitar constrangimentos de agendas, o desafio foi lançado no início da campanha, sem data marcada. Na próxima segunda-feira tentaremos conciliar agendas com as entidades que responderam afirmativamente ao desafio e propor uma data.

    Se quiser enviar-nos um email para beja@tempodeavancar.net depois damos-lhe novidades sobre o assunto.

    Se preferir, poderá estar atento a
    http://facebook.com/tempodeavancarbeja2015 e terá certamente resposta à sua pergunta na próxima semana.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 25.09.2015

    E ainda diz "sem ingenuidades"?
  • Sem imagem de perfil

    João Gaspar 25.09.2015

    Eheheh. Pois. O sem ingenuidade de há pouco tinha mais a ver com a percepção clara de que não iria ser nada fácil fazer campanha fora do arquinho do assento parlamentar.

    Mas olhe que, se havia alguma ingenuidade no desafio, já nos valeu respostas de várias entidades com responsabilidades de gestão da saúde. Se as forças políticas e os OCS ignoram a discussão alargada e aprofundada e preferem a cacofonia a quatro, cada um tirará as conclusões que entender.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.