Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
15
Jul 17

É do conhecimento público que integro um grupo de pessoas de esquerda que lança um manifesto sobre a política de saúde, criticando a falta de medidas governativas para o desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde. 
Abracei a causa do SNS ainda antes de ser médico e vim para Beja com esse espírito de missão. Exerço em exclusivo para o serviço público e tenho lutado pela sua qualidade. 
Apesar de ser apoiante da atual solução governativa, tenho constatado que a ação do atual ministério da Saúde não se distingue no essencial da do governo anterior.
Conforme já foi noticiado pela imprensa escrita, estamos a realizar reuniões, com o PS, PCP, BE e centrais sindicais. O nosso documento já foi alvo de referências na Assembleia da República, aquando do recente debate sobre o Estado da Nação. 
Enquanto cidadão de pleno direito e utente, exijo o reforço e melhoria do SNS. 
Apelo aos meus concidadãos que visitem a nossa página no facebook, denominada "Pela nossa saúde, pelo SNS", onde está acessível o nosso Manifesto.
(que pode ser lido AQUI)

Munhoz Frade a 14 de Julho de 2017 às 15:11, AQUI.

publicado por Zé LG às 15:30
Assim vai a saúde no Algarve....batendo fundo...há sempre um fundo maior...
E o privado a responder às necessidades de quem vai podendo pagar,floresce em cada canto algarvio!
E vai chegar a outros cantos, em outros hospitais ...é estratégia?
Extracto de notícia do Público

"Como é que uma região onde tanta gente gosta de viver – e até passar férias - tem tanta dificuldade em atrair técnicos de saúde? A pergunta feita nesta segunda-feira pelo próprio primeiro-ministro, António Costa, em Faro, não tem resposta fácil, mas o chefe do governo deixou uma promessa de mudança de paradigma: “O Centro Hospitalar do Algarve (CHA) vai ser transformado em Centro Hospitalar Universitário”. O objectivo, disse, é criar condições para que os profissionais possam conjugar o exercício da medicina, com a investigação científica. “Uma oportunidade de formação, mas sobretudo de valorização das suas carreiras”, enfatizou.

Costa falou à margem da inauguração do novo terminal do aeroporto de Faro. As obras realizadas na infra-estrutura , no valor de 32,8 milhões de euros, permitem 30 movimentos por hora, em vez dos actuais 24 – o aeroporto de Lisboa tem 38 movimentos por hora. Por outro lado, a capacidade de embarque e desembarque do terminal sobe de 2400 para 3000 pessoas hora.

Administração do Centro Hospitalar do Algarve chamada à comissão de Saúde
Administração do Centro Hospitalar do Algarve chamada à comissão de Saúde
Para liderar a nova estrutura hospitalar, que fará a ligação com o curso de medicina da Universidade do Algarve será indigitada, soube o PÚBLICO, Ana Paula Gonçalves, jurista reformada, antiga presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro. O número dois deverá ser Hugo Nunes, economista, quadro do Hospital de Faro, actual vice-presidente da Câmara de Loulé, socialista. A nova administração, após tomar posse, tem 120 dias para elaborar o regulamento interno, em conjugação com a Administração Regional de Saúde (ARS)..."
Reformado a 19 de Julho de 2017 às 22:57
Assim vai a saúde... da política de saúde do Governo.
Anónimo a 20 de Julho de 2017 às 07:01
A política da troika continua no Ministério da Saúde...
Anónimo a 20 de Julho de 2017 às 11:16
E dificilmente o hospital público se rerguerá porque muitos e bons já jogaram a toalha ao chão.
Anónimo a 20 de Julho de 2017 às 11:53
O Adalberto adotou o programa do Leal da Costa.
Anónimo a 24 de Julho de 2017 às 12:54
Porquê isto agora, com um governo de esquerda? A geringonça tem-te-não-caias...
Anónimo a 4 de Agosto de 2017 às 11:14
Algumas notas sobre o "sentido de oportunidade":
1. Reafirma-se que somos apoiantes da atual convergência governativa, desde a primeira hora.
2. Desde logo nos prontificámos a contribuir para a reformulação estratégica da política de saúde. Destaco o célebre artigo do Prof. Cipriano Justo, "Valsa a quatro tempos". Eu próprio enderecei ao ministério uma proposta de estratégia para a Unidade de Saúde em que trabalho. Muitas outras contribuições se verificaram, de muitos membros que integram este grupo que agora se une na presente iniciativa.
3. Este movimento de cidadania é também a procura da possibilidade de cativar a receptividade para propostas de alternativa à esquerda. É também resultante da constatação de que o Ministério da Saúde do Governo que apoiamos não tem sido receptivo às sugestões apresentadas, quer por vias institucionais, quer publicamente.
4. Rejeita-se, pois, qualquer tentativa de colagem desta iniciativa - o Manifesto Pela Nossa Saúde, Pelo SNS - a objetivos táticos da oposição. De resto, bastaria reparar no silêncio satisfeito que nessas bandas tem havido quanto às grandes linhas da política de saúde desenvolvidas nos primeiros anos da presente legislatura - continuidade austeritária e facilitação do setor privado.
Munhoz Frade a 4 de Agosto de 2017 às 11:18
É tão estranho ter de explicar estas coisas. Apoiar um projeto ou uma ideia não é ser acrítico nem encarneirar em arco, a mim dá-me até mais obrigações por uma questão de coerência. Subscrever o Manifesto Pela Nossa Saúde é uma obrigação de quem criticou, justamente, as políticas de saúde do governo de direita e de quem defende o SNS. Continuar a respeitar pessoal, política e intelectualmente Adalberto Campos Fernandes não impede de lhe criticar a ação política, não impede de assinalar publicamente os seus erros, não impede de lhe pedir satisfações e de lhe apontar o dedo - bem pelo contrário.
Julho 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Mandou fazer o tubinho e comprou caixas de Rennie!...
A morte de uma cidade! Só não vê quem não quer!
Já tem um tubo e uma máquina de alcatrão não chega...
os tubinhos foi onde os outros gastaram o dinheiro...
Que boa noticia para os colaboradores da EMAS. Já ...
Já se começa a notar a mão do Eng.º Rui Marreiros....
Em Beja já aconteceu e ê só descer degraus.Nao vee...
Sempre tem a asfaltadeira do Rocha para ir tapando...
Meninos mimados e guerrilhas há em todo o lado, se...
O que se passa aqui e um reflexo de tudo o resto, ...
Tudo bem, mas por favor não misture com o que se p...
Parvoíce é o silêncio de que devia de andar indign...
Querer comparar o que se passa a nível autárquico,...
Pelo menos,já devia ter organizado uma festinha te...
... E assim é esta a forma cordial entre eles que ...
blogs SAPO