Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
21
Set 17

F silva.jpg

Quando em Janeiro de 2002 assumi o cargo de eleito pela CDU para a Assembleia Municipal de Beja, carregava comigo a vontade de intervir na defesa de um projeto autárquico coletivo, que visava, e visa ainda hoje, o desenvolvimento sustentável do nosso concelho.

Aos longos dos anos passados neste órgão estabeleci com eleitos de todas as bancadas uma saudável convivência democrática, pontuada aqui e ali por saudável picardia própria do confronto político.
Num balanço breve sobre a minha passagem pela Assembleia Municipal de Beja, como eleito em representação do Partido Comunista Português, é impossível não recordar os anos passados na bancada da CDU como oposição ao executivo socialista liderado por Jorge Pulido Valente.
O único mandato do PS na autarquia bejense começou pelo signo da afronta, anunciando “a chegada a Beja do 25 Abril”. A infeliz afirmação do autarca Jorge Pulido Valente marcou um estilo e uma forma de gestão que perduraria em todo o seu único mandato.
Na banda do PS pontuava como primeiro responsável o agora candidato à Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio.
Nessa funções, suportou e defendeu as políticas autárquicas implementadas pelo seu camarada Pulido Valente enquanto presidente da autarquia bejense.

Conhecendo aquilo que são hoje as suas propostas como candidato a presidente de Câmara, importa ter presente que Paulo Arsénio esteve com o executivo que cortou drasticamente os apoios ao movimento associativo do concelho.
Apoiou na AM Pulido Valente quando este reduziu unilateralmente o valor da comparticipação para o Museu Regional que levou a atrasos sucessivos no pagamento de salários aos funcionários.
Que foi conivente com os atrasos nas transferências de verbas para as juntas de freguesia, que levou os seus presidentes a manifestarem-se publicamente contra esta medida.
Defendeu a famosa tentativa de adesão de Beja ao PAEL, que faria subir para o máximo todas as Taxas e Licenças,durante muitos anos, nomeadamente o IMI, entre outras.
Concordou com o Beja Wine Night, que numa só noite reservada a convidados custou 90.000€.
Votou favoravelmente o maior aumento já feito na tarifa de água e esgotos no concelho.
Alinhou com Pulido Valente quando este colocou entraves à proposta de elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Nunca se opôs a que o executivo cobrasse as deslocações realizadas pelos Grupos Corais do concelho, em transportes da autarquia.
Não denunciou o licenciamento em tempo recorde, com despacho assinado a um domingo, a maior loja chinesa da cidade.
Não defendeu os agentes económicos e o comércio local quando o executivo socialista arrastou durante meses os pagamentos a fornecedores, criando aos mesmos as dificuldades acrescidas, levando mesmo ao corte de fornecimento por grande parte destes à autarquia de Beja.
Paulo Arsénio pode ter mudado de opinião em todas estas matérias, mas o seu posicionamento quando exerceu responsabilidade e influência direta sobre a ação executiva é a que constatei ao longo dos anos que com ele convivi na AM.

Fernando Silva Silva

 

publicado por Zé LG às 20:44
E o Fernando Silva não tem nada a dizer sobre os elementos da CDU desta Assembleia Municipal entre os quais ele próprio que pactuaram como cordeirinhos com todas as arbitrariedades e compadrios do sr Rocha durante estes 4 anos?
Como as trafulhices do derrube do depósito e outras que tais.
Anónimo a 21 de Setembro de 2017 às 21:16
Já o disse várias vezes: o infeliz do Arsénio sempre foi um pau mandado do aparelho partidário. Louvo-lhe agora (já lho disse pessoalmente) a sua coragem quando todos sabemos que vai perder.
Bejense Atento a 21 de Setembro de 2017 às 21:38
Alem de Bejense Atento és também um bejense infeliz porque estás a ser governado desde sempre por aparelhos.
Vens aqui dizer que o Paulo é um pau mandado, por ele ser um individuo humilde, que ouve os outros e procura os consensos.
Gostas mais de andar debaixo de pau como andam os funcionários da câmara.
Torna-te um Bejense Apoiante da tua cidade e dos seus.
Anónimo a 21 de Setembro de 2017 às 22:21
Gosto sobretudo da parte da "humildade". Aqui só prá gente: Também vais votar no Arsénio, ou pertences à facção que lhe fez a folha quando o convenceu?
Bejense Atento a 21 de Setembro de 2017 às 23:55
deves...deves...se Baleizão não for de vela estão com sorte...
Anónimo a 22 de Setembro de 2017 às 01:28
Desde o 25 de Abril o PS esteve 4 anos à frente do executivo, os outros foram da CDU.
Durante tantos anos de executivos CDU aconteceram muitas coisa boas e más à cidade, como no resto do país, ao sabor de contingências nacionais e internacionais.

Não é saudável que se perpetuem executivos (independentemente da cor politica) ao longo de muitos anos, criam-se vícios, mas é o sistema que temos, a democracia, o mais votado ganha.

Quando em Beja se quebrou esse ciclo a referencia ao 25 de Abril é quase irónica, não é nenhum crime de lesa pátria.

O que não é sério é um individuo que tem anos de pertencer a um aparelho, que já teve gente digna à frente dos destinos da Câmara, estar agora a querer manchar o nome do Paulo Arsénio com escolhas politicas de outro, que podemos estar ou não de acordo mas que não representaram nenhum ilícito.

Este senhor Silva ou não conhece o sr. Rocha ou então não tem vergonha na cara.
Tenho a certeza que muitos da CDU, que também querem o melhor para a cidade, tem vergonha de à 4 anos e agora não tenha havido alternativa a este candidato que lhes foi impingido, com tanta gente do partido capaz de mais, melhor e transparente.
Viriato a 21 de Setembro de 2017 às 22:10
Muitos comunistas, como eu, não vão votar Rocha. Já percebemos o que se passa na Câmara e pior, sabendo o que se passou em Serpa. Infelizmente a cor partidária não é tudo na vida, e o que interessa é Beja. Assim, nem eu nem muitos votarão Rocha. Sendo o Fernando Silva tão bom, porque não decidiu a DORBE candidata-lo? Ou o Rodeia Machado, que seria um mal muito menor? É por estas razões que a sondagem que têm e da qual não podem falar, dá vitórias ao PS. É que o PS teve a coragem de candidatar alguém conhecido de Beja. E mais o Paulo Arsenio fez-se rodear nas diversas listas de pessoas queridas na terra. Quanto mais vocês as atacam mais as pessoas são solidárias com elas. É que as pessoas da cidade que vocês atacam, têm pais, mães, irmãos, tios e primos nesta mesma cidade. Não me revejo na forma desvairada e ordinária com que atacam filhos da terra, porque são do PS, quando o nosso partido lhe deu jeito apoiar esse mesmo PS para formar governo. O João Rocha avisou para não se manifestarem nas redes sociais, mas o desespero de alguns camaradas leva a estes ataques sórdidos. E isso vai rever-se nos resultados de dia 1 de Outubro. Costuma dizer-se que quem se,deitas com gaiatos acorda cagado. No caso, quem deixa uma DORBE a ser comandada desta forma vai levar a,este resultado que será vergonhoso para um autarca dinossauro.
Dos verdes a 21 de Setembro de 2017 às 22:17
uiii "pessoas queridas na terra" não queira saber quanto!

Anónimo a 21 de Setembro de 2017 às 22:48
Epá não digas que alguma delas te fez mal...
Anónimo a 21 de Setembro de 2017 às 23:22
Era por demais evidente que alguém ira trazer para a praça publica o passado politico do Paulo Arsénio. Esta é uma questão incontornável e se o Paulo Arsénio teve este comportamento é deveras criticável.
Anónimo a 21 de Setembro de 2017 às 22:52
Todos os políticos tem um passado com boas e más decisões.
Desde o Cunhal até Sá Carneiro.
Outros evoluíram na sua posição.
Houve quem muda-se do PCP para o PSD e agora até há posições do PSD mais á esquerda que os da CDU.
Depois há os desonestos, e desses também temos de tudo.
Pelo menos, para já, ainda não tiveram coragem de acusar o Paulo Arsénio de desonesto.
Se calhar também não podem, e isso sim é relevante e factor decisivo há hora de votar. Pelo menos para mim e suponho que para muitos Bejenses.
Há por ai muito sitio que preferem ter um presidente desonesto desde que lhes apareça "obra feita".
Não me parece que seja o caso de Beja, que como grupo não temos sabido funcionar e bem nos tem enganado, mas ao menos temos orgulho na nossa honestidade.
António a 21 de Setembro de 2017 às 23:16
E tu que na rua gritas "O POVO, OS DIREITOS E OS TRABALHADORES" e depois na Rádio despedistes pessoas, sem pagares vencimentos, indemnizações e outros direitos. Espelho meu, espelho meu, há alguém que fala e faça menos do que eu?
Anónimo a 21 de Setembro de 2017 às 23:15
Ao postar esta infeliz "resenha" penso que deu a paulada final no seu candidato e na candidatura que ele representa.

A sua crónica é um conjunto de falácias muito ao estilo que infelizmente para Beja, tem sido utilizado pelo actual poder autárquico.

Criam e alimentam míticas "realidades" virtuais ( Fulano fez uma grande obra aqui e acolá...fulano vai ganhar outra vez...é limpinho...) tornando-as , pela repetição , "credíveis"...

Começo por lhe dizer, embora o conheça "de raspão" que se faço este comentário como anónimo é porque tenho um familiar que trabalha na câmara de Beja e tenho MEDO de que sofra represálias , ou melhor , mais represálias e desconsiderações do que as que tem sofrido nos anos de mandato do presente executivo...o Fernando deve andar mal aconselhado, informado ou desatento em relação ao MEDO que se vive dentro da Câmara de Beja...mas...

Mas vamos aos factos...

Pulido Valente poderá ser democraticamente criticado por muita coisa , mas vocês ESMAGARAM o vosso COMPETENTE ex-autarca Carreira Marques pela forma ditatorial e desassombradamente autocrática como trataram a questão da Praça da República remetendo para a incúria , incompetência e até desleixo do Executivo liderado por esse vosso camarada que , por sinal até foi mandatário da actual candidatura de João Rocha.
Carreira Marques ficará para sempre para a cidade como o autarca que executou um POLIS desastroso e que o Iluminado Presidente Vindo de Serpa e mal conhece o nome das ruas da cidade mas recolocou no seu lugar tudo o que de mal este "malfadado" autarca fez...

Como amigo do José Manuel Carreira Marques , e sabendo que ele não precisa de advogados de defesa , NUNCA perdoarei á CDU DE BEJA a forma como o enxovalha para defender o insustentável...que é a manutenção do actual executivo no poder.

Na candidatura Somos Beja nunca ouvi centrar os factos , opiniões ou propostas no "Paulo Arsénio" mas sim numa equipa dinâmica , conhecedora e reconhecidamente competente nas suas diversas áreas , contrariamente à equipa que apresenta na candidatura que defende que centra tudo no "João Rocha" , ao arrepio do que sempre a CDU habituou o Povo Português.

A sua candidatura venceu a de Pulido Valente por uns "reles" ( recorda-se da expressão?) 300 votinhos , o que não lhe dá o direito de insultar 7.500 pessoas que aceitaram votar em Pulido Valente .

O seu discurso está esgotado. O mundo evoluiu e já ninguém engole discursos " acriançados" como o da Wine night"...Agora fazem-se "Sunsets" para a rede social por convite , onde aparecem pessoas que não pertencem á rede social a degustar rosés sob o ocaso...poupe-me á proletarização do discurso e ao populismo que o mesmo encerra...

Então e as Câmaras Comunistas que aderiram ao PAEL? COMO EXPLICA?

Pouco mais há a dizer...A gestão de uma capital de Distrito fica resumida ao licenciamento de uma loja chinesa , á conversa estafada da Wine night ...

Sem ter sido autarca acredito que as condições socio -
económicas do País no momento em que Pulido Valente exerceu o seu mandato fossem bem mais difíceis do que as que actualmente se verificam e que pudesse haver necessidade de conter algumas despesas , reorientá-las ou mesmo protelá-las...é comum , mas fazer ajustes directos a empresas de Ponte de Lima na ordem das centenas de milhares de Euros para promover o Cavalo em Beja tem, pelos vistos, a sua bênção.

Em Beja ESBANJA-SE dinheiro público com propósitos eleitoralistas e depois alcatroam-se á pressa as estradas Municipais esburacadíssimas á boa maneira de "pato bravo" para iludir aqueles que se deixam ainda iludir e fazer prevalecer o "mito" da "obra feita"

Paulo Arsénio poderá , com um enorme grau de certeza ser o próximo presidente da Cãmara Municipal de Beja.
Cá em casa são 4 votos , mais pelo menos uns 10 ou 12 entre os meus vizinhos mais próximos, votos que já foram da CDU e pelo que tenho ouvido não será com tentativas desesperadas como a sua de denegrir ( não lhe chega aos calcanhares , deixe-me dizer-lhe) o Dr Paulo Arsénio que obterá a compreensão e o reconhecimento dos votantes.

O que se passa em Beja é mau demais e já toda a gente viu.

Não sei se lerá este post , mas acredite que é sincero e sentido. Como eu , centenas ou milhares de antigos votantes CDU mudaram o seu sentido de voto.
Anónimo a 21 de Setembro de 2017 às 23:23
Ahahahah, mudaste o sentido de voto? Com um comentário desses disfarças muito mal! Tudo aquilo que escreveste de forma tão atabalhoada, toda a gente que és um socialista a fazeres passar-te por ex comunista, só com o intuito de incentivares comunistas a votar no Paulo Arsenio! Ahahahah, estás passado da boneca! Achas que ninguém percebeu isso? Não queiras pedir uma consulta ao Paradela, não! Ahahahah
Anónimo a 22 de Setembro de 2017 às 00:39
conto cerca de 16 para o PS só aqui ao pé de casa...dia 1 fazemos as contas melhor...pode ser que sejam 20 ou mais...
Anónimo a 22 de Setembro de 2017 às 00:47
não sei quem é o Paradela mas acredito que seja Médico , bom técnico , embora pouco simpático...como referes no teu post do Facebook...
Anónimo a 22 de Setembro de 2017 às 00:51
Olha outro a tentar adivinhar. Quando aqui venho faço-o em nome próprio. O do facebook sou de facto eu mas este garanto-te que não. Xiiii, "telá" a preocupação que vai nessa cabecinha que já misturam tudo!
Vitor Paixão a 22 de Setembro de 2017 às 02:07
Olha lá, os votos não são secretos?
Anónimo a 22 de Setembro de 2017 às 11:33
Para complementar...

Os municípios que cumpriram
São 57 os municípios que em final de 2016 cumpriram os limites da dívida a que estão obrigados e que saíram do PAEL – Programa de Apoio à Economia Local. São eles: Alenquer, Aljustrel, Alvaiázere, Armamar, Arruda dos Vinhos, Borba, Calheta, Câmara de Lobos, Caminha, Chamusca, Espinho, Estremoz, Ferreira do Alentejo, Funchal, Gouveia, Ílhavo, Lagos, Lourinhã, Lousã, Melgaço, Miranda do Douro, Moimenta da Beira, Monforte, Óbidos, Olhão, Oliveira de Azeméis, Oliveira de Frades, Ourém, Paredes, Paredes de Coura, Penafiel, Penela, Peniche, Ponte da Barca, Póvoa do Varzim, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Rio Maior, Santa Maria da Feira, São Pedro do Sul, Sardoal, Sertã, Sesimbra, Sobral de Monte Agraço, Soure, Tábua, Torres Novas, Trancoso, Vagos, Vale de Cambra, Valença, Valongo, Valpaços, Viana do Castelo, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Paiva, Vila Verde.

Anónimo a 22 de Setembro de 2017 às 02:00
Vale tudo porra, agora ja vais tarde.
Anónimo a 21 de Setembro de 2017 às 23:27
E não esquecer que a empresa de contabilidade do senhor Silva, além do filme da rádio, trata da contabilidade de algumas câmaras do partido. Não abriu em Moura por acaso.
Anónimo a 21 de Setembro de 2017 às 23:30
Atencao que o meu comentário das 23h27 é para o autor deste post calunioso. A verdade nua e crua e que custa a engolir, está neste comentario grande. Parabéns, no fundo eles sabem que é verdade.
Rumo à vitoria pela liberdade em Beja. VAMOS VOTAR PA
Anónimo a 22 de Setembro de 2017 às 00:00
Então vai, porque cada pessoa tem a sua opinião, e cada um vota em quem entender, de certeza que não mudam de opinião em função do sentido de voto de outra pessoa... muito menos quando é sugerido de forma anonima.
Anónimo a 22 de Setembro de 2017 às 00:41
Setembro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
A maioria das vezes não sabem,eles os socialistas ...
Anticlerical?...
Eu não estou a embirrar com o bispo, estou a fazer...
Temos grandes expectativas.
Será que os socialistas em Beja sabem o que fazer ...
Não embirrem com o Bispo. Não estamos na Primeira ...
A figura do Bispo não está prevista na Lei das Pre...
Qual protocolo?
Assim manda o protocolo. Quem pode explicar isso b...
Boa Dra.AMP!Entao não é que o diabo está mesmo nos...
Para falar verdade não só não acho como acho lamen...
Fica bem,não acha?A foto fica abençoada e a tomada...
Uma pergunta que não posso deixar de fazer, porque...
Começam-se a arrumar nos lugares e começam a cair ...
E há que ter cuidado com os credores!
blogs SAPO