Alvitrando
Aqui se dão alvíssaras e trocam ideias sobre temas gerais, o Alentejo e o poder local, e vou dando notícias das minhas reflexões sobre temas da actualidade e de acontecimentos que achar que devem ser divulgados por esta via.
18
Ago 15

PS pede “demissão” do Administrador da EMAS
A concelhia de Beja do PS considera que o Conselho de Administração da EMAS de Beja não reúne mais as condições necessárias para continuar a desempenhar as suas funções ao serviço da comunidade. Câmara de Beja diz que "não alimenta polémicas estéreis".

Afinal o que pretende o PS? A solução para o problema da falta de qualidade da água ou a cabeça do administrador (técnico) da EMAS?
E em Aljustrel, onde o mesmo problema existe, qual é a cabeça que o PS quer?
Só o facto de estarmos na “estação dos disparates” pode explicar que a Concelhia de Beja do PS meta tanta água. Ou será chicana política?...

publicado por Zé LG às 08:51
Oh Lopes Guerreiro...Estranho, estranho, é o movimento "plural e independente" ainda não ter dito rigorosamente NADA. Em vez de estares para aí a alimentar uma chincana que não existe, vê lá se perdes tempo (tu e os teus eleitos) a fazer uma declaração publica sobre o que pensam sobre o assunto!!

Acho incrível como é que TODOS pagam a água em Beja a peso de ouro e a preocupação do Lopes Guerreiro é ser uma "Maria vai com as outras"...Esperava mais de ti!
Khan a 18 de Agosto de 2015 às 10:16
Bom dia

O Presidente da Concelhia do PS do Baixo Alentejo, Paulo Arsénio, com a entrevista dada na Radio PAX, veio demonstrar um puro desconhecimento do que se passa com o abastecimento de água em Beja. A empresa AgdA (sistema em alta) fornece o EMAS (sistema em baixa e cliente). O tratamento da água proveniente da Albufeira do Roxo é da responsabilidade exclusiva da AgdA. Que tem técnicos para tal.

O Paulo Arsénio, devia ter-se informado com o seu colega de partido Engº Rui Marreiros (afilhado do PV), que lhe poderia dar umas luzes, poucas mas algumas acerca deste assunto.

O Paulo Arsénio, poderia ter aberto o site do EMAS e ver a informação que está lá disponibilizada acerca deste assunto - http://www.emas-beja.pt/pt/4465/noticias-homepage/qualidade-da-agua - mas é mais fácil entrar nesta forma de politica barata.

Nos quatro anos que o PS esteve na gestão do executivo camarário, o que fizeram para melhorar o sistema de tratamento de água (alta)? que pressões fizeram sobre a AgdA para tal? aliás o EMAS tinha um administrador que só sabe de oliveiras (pouco).

O Engº Rui Marreiros nao ataca a AgdA porque? será que tem rabos de palha? Ou será da esposa trabalhar lá? Ou será pelo numero de boy's do PS que lá estão? até um dos administradores foi diretor regional do ambiente LVT no tempo do PS no governo...

Ou será que o engº Rui Marreiros está à procura de tacho na AgdA?

Este PS de Beja é idêntico aos cartazes do PS...Comédia Nacional.
PorBeja a 18 de Agosto de 2015 às 12:12
Oliveiras? esse é um dos que está lá agora e pelos vistos nem de água nem de azeitona....
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 13:06
Para os sabidos dos costume não se esqueçam que o anterior administrador (Marreiros) entrou, fez o seu trabalho e saiu quando teve que sair. O atual administrador (Leal) é que pelos vistos era da casa, foi mandado da emas para a agda e depois pirou-se da agda para a emas ....essa sim uma dança de cadeiras que ainda não foi toda explicada ....
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 13:33
Ohh meus amigos deixem-se de tretas e venham para a praia refrescar. Qualquer pessoa que viva em beja sabe que a água vendida as pessoas é da emas, o resto são outras diligencias que a empresa tem que fazer, o resto é treta, não faz porque não sabe, não pode ou não quer ...

quanto aos bons e maus da fita não falem por falar e olhem para o trabalho que os que sairam deixaram e os que entraram estão a fazer...boas passagens de ano
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 13:22
Já leram o Comunicado do PS/Beja?
Em que ponto/s não é verdadeiro?
Muito azedume ficou aí instalado...
E respostas da Câmara, detentora da EMAS a 100% , aos assuntos levantados... ZERO.
E lendo-o, não me parece que, ao contrário do sugerido no título do post, a razão do pedido assente no cheiro e no sabor da água... LG meteu portanto... água!

http:/ www.psbeja.pt situacao-da-e-m-a-s-beja-e-m /
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 13:53
Quem tiver dúvidas, tire-as aqui incluindo o LG cuja posição não se entende, não se entende mesmo, vindo de um homem com o seu conhecimento da área que governou no passado.

Devia ser um dos primeiros a defender um serviço de qualidade, esta não percebemos mesmo LG, desculpa!

Situação da E.M.A.S Beja, E.M
Tags : Câmara Municipal de Beja, CDU, EMAS, PS

Face à manifesta incapacidade demonstrada pela EMAS Beja, E.M, em reagir à situação de degradação da rede de distribuição de água na cidade de Beja, que diariamente apresenta um número significativo de ruturas sem que a empresa consiga intervir ou solucionar as enormes perdas de água decorrentes em tempo razoável;

Face às oscilações de pressão da água, que são recorrentes em determinadas zonas da cidade, e que motivam repetidas queixas por parte dos residentes nas áreas onde têm vindo a ser sentidas de forma crescente; Os problemas referidos, aliados também à crescente turvação, degradam ainda mais a já de si fraca qualidade da água que é distribuída aos consumidores nesta época do ano, com as significativas alterações de sabor e de cheiro que perduram há mais de dois meses;

Face à desvalorização qualitativa de que tem sido objeto o laboratório da EMAS Beja, E.M, que era uma estrutura de excelência e um forte e decisivo instrumento de controlo de qualidade, constituindo-se numa das mais importantes mais-valias da empresa;

Face à não continuação da modernização e substituição da rede de água de Beja, opção que inviabiliza até que intervenções anteriores se traduzam em benefícios reais para a população, e não se conhecendo esforços para garantir financiamento necessário para que possa retomar essa tarefa absolutamente fundamental para Beja, como se pode constatar diariamente;

Face a opções estratégicas da empresa de natureza duvidosa e, diferentes daquelas que deveriam ser o seu principal foco de atuação, que conduziram à sua instrumentalização para pagamento de Festas de Passagem de Ano ou a Aquisição de uma máquina usada de fazer alcatrão, por preços elevados e sem garantia;

Em virtude do atrás exposto entende o PS/Beja que o Conselho de Administração da EMAS Beja, E.M., não reúne mais as condições necessárias para continuar a desempenhar as suas funções ao serviço da comunidade. Só podendo dois dos membros do atual Conselho de Administração ser alterados por via de eleições autárquicas, considera o PS/Beja que nesta fase, de total incapacidade de resposta da empresa, o Administrador Executivo da EMAS Beja, S.A, deveria de imediato demitir-se.

O PS/Beja salienta o esforço, a dedicação, a postura e o rigor de todos os funcionários da EMAS, e responsabiliza exclusivamente o Conselho de Administração por este momento infeliz que a EMAS Beja, EM, atravessa.

Sublinhe-se ainda que o Presidente do Conselho de Administração da EMAS, que é simultaneamente Presidente da Câmara Municipal de Beja, sobre assuntos de importância vital para o Concelho, como estes que o PS coloca, nada diz aos bejenses, preferindo remeter-se ao silêncio absoluto.

O Secretariado da Concelhia de Beja do PS
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 14:07
Bem como referi anteriormente, vocês da concelhia do PS, continuam com a politica barata, que nem o chineses querem na loja deles.

Ou estao pouco informados, ou nao querem reconhecer que meteram os pés pelas mãos mesmo.

Qual a parte que nao entendem? que a porra da água é fornecida pela AgdA ao EMAS.

O EMAS tem alguma estação de tratamento de água? ou tens postos de cloragem?

O mais engraçado é que nao falam na AgdA, porque? estão "ressabiados" por terem perdido as eleições? para quem falava que tinha chegado o 25 de Abril á camara municipal de Beja. Ou como ja disse antes, ja andam a ver onde colocam os boy's. Mas como não vão ganhar as eleições com maioria, vao ao RSI.

é que nem propostas para resolver o problema falam. Nem fizeram nada nos 4 anos que lá estiveram. dizer mal por dizer é vosso hábito.

O Lopes Guerreiro tem razão naquilo que escreve, muita razão mesmo.


PorBeja a 18 de Agosto de 2015 às 14:23
Não seja assim.
Ressabiado está o PC por lá ter posto o JR que lá meteu o Alexandre Leal que encostou o Caixinha, sim já se esqueceram que a emas tem um diretor executivo e um administrador executivo, tanta fartura havia de dar nisto.

Não seja assim.
Então a EMAS que o PC quer extinguir, (pois é, aí é que elas mordem, extinguir como fez com a Inovobeja) não compra a água a AgdA então que se entendam com eles.

Não seja assim.
Você sabe que o JR quer acabar com a emas para ficar com o dinheiro e aí nem para a AgdA nem para a emas nem para nada é para ele gastar em doenças do ventre e outras tretas.

Não seja assim.
A emas era uma pérola.
A câmara já ia mechendo.
A Inovobeja captava financiamento.
A Alentejo XXI fazia o que nunca fez.
A Acos não mandava na câmara
A CIMBAAL era a que maior taxa de execução.

Agora, batatas .....
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 15:14
4 anos de PS/JPV, 37 anos de PCP em Beja... E as "culpas" são dos 4 anos PS/JPV... Memória curta, camarada, memória curta... Ou melhor... memória seletiva!
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 17:54
O LG saiu do PCP mas tornou-se um agente exterior, não consegue limpar a cabecinha porque a injecção foi muito forte e durante muito tempo.
anonima a 18 de Agosto de 2015 às 23:07
Não se entende mesmo a minha posição? Então vamos lá tentar ser mais claros. Faz algum sentido de a Concelhia de um partido peça a demissão de um administrador, ainda por cima o técnico? Esse pedido poderia ser feito pelos vereadores do PS na Câmara, que nomeia o CA, e não pelo órgão político que deve pedir responsabilidades políticas e não técnicas. Devia exigir responsabilidades políticas ao Executivo Municipal e não a demissão do administrador executivo. Por esta ordem de ideias, qualquer dia a Concelhia do PS ainda pelo a demissão do jardineiro porque o jardim anda mal arranjado...
Zé LG a 19 de Agosto de 2015 às 00:10
Oh meu amigo... se você comprar uma casa ao banco e a arrendar de seguida, se for preciso arranjar alguma coisa, o seu inquilino queixa-se a si ou ao banco?

Agora leve o exemplo para a água.. é exactamente a mesma coisa! A Águas Publicas do Alentejo fornece a água à EMAS, a EMAS aos bejenses... Cabe à EMAS garantir que a água que fornece e que cobre é de qualidade!! Ou será melhor começar a pagar a água à Águas Publicas do Alentejo?

É que se a EMAS é um mero buraco roto para onde vai o nosso dinheiro, mas que não tem responsabilidade nenhuma, então não sei para que é que existe! AH! Claro... serve para pagar passagens de anos e maquinas de asfaltar terreno com 20 anos e sem garantia!

Khan a 18 de Agosto de 2015 às 14:56
Engraçado ver o xuxas todos no terreno com acusações completamente infundadas, e cómicas. Até poetas já são, ou será copy/paste?

Khan camarada, não seja assim pá. Vá ao link do EMAS e veja quantas reuniões existiram para resolver o problema da água...

Só se mantém na ignorância quem quer.

mas como seu amigo ora aqui esta o link novamente - http://www.emas-beja.pt/pt/4465/noticias-homepage/qualidade-da-agua

Quanto ao laboratorio da EMAS, perdeu alguma acreditação?

Não entendo porque dizem que se está a destruir o laboratorio...Mais uma vez é como os cartazes das legislativas ahahahah grande vergonha isso sim.

Levem água de Beja ao Sócrates e Ca...

A AgdA nao devia cobrar a água ao EMAS e o EMAS aos consumidores isso sim era trabalho.
PorBeja a 18 de Agosto de 2015 às 15:50
Mas eu falei do laboratório? De que nos vale inúmeras reuniões se continuamos com o mesmo problema!? Já agora, porque não canalizar o dinheiro (mal) gasto em maquinas que a empresa não vai usar e em passagens de anos, na reparação da rede de águas? Já viu quantas vezes por semana existem rupturas? Realmente...pior cego é aquele que não quer ver.... Acha mesmo que o actual CA da EMAS percebe do assunto? Acha MESMO que eles sabem o que andam lá a fazer?!
Khan a 18 de Agosto de 2015 às 15:59
Camarada Khan,

Acha mesmo que o EMAS não sabe o que anda a fazer? conhece o Adm do EMAS - Alexandre Leal? Sabes dos seus conhecimentos técnicos?

Já agora o camarada sabe ou percebe de tratamento de água de consumo humano? conhece o decreto de lei 306/2007?

ja foi ao google apenas por curiosidade e escreveu os nomes que a AgdA e EMAS definem como os causadores do sabor e cheiro da água, e como se pode resolver?

Nós não podemos andar a mandar bitaites so porque nos apetece, ou porque o partido manda.

O Camarada acho que sabe pensar pela sua cabeça. Não ando com os olhos vendados.

hoje só se mantem na ignorância quem quer.

Quanto á maquina de asfalto concordo com o camarada.

PorBeja a 18 de Agosto de 2015 às 16:29
Afinal sempre valeu a pena o PS manifestar a sua posição.
A emas recomeçou algumas obras (pequenas é certo mas começou ou diz que vai começar) imagine-se quando?

Acertou, hoje mesmo:

É só ver no site
Rede de águas de Beja – renovação de ramais de ligação – Fase 1
Constatando que as roturas na rede de águas têm uma especial incidência em anomalias em ramais de ligação, alguns com várias reparações, e que normalmente, as condutas continuam com desempenho satisfatório, a EMAS irá proceder à substituição integral dos ramais mais problemáticos.

Esta intervenção faz parte do plano estratégico de renovação da rede de distribuição de água do concelho de Beja , com o qual se pretende reduzir o número de roturas na rede de distribuição, reduzindo deste modo o volume de perdas de água, ao mesmo tempo que se melhora a qualidade do serviço prestado à população.

Este trabalho será feito faseadamente por zonas consideradas prioritárias. Iniciando-se a 1ª fase destes trabalhos nos Moinhos de Santa Maria cujas obras se iniciaram em 18.08.2015.
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 21:14
Sim e se repararem também o tal laboratório de que nunca mais se soube nada voltou agora, logo hoje, para a primeira página.

Força PS. Só assim podemos evitar que destruam a nossa cidade
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 21:19
Não, isto com o velho PS não vamos lá de forma alguma. Faz que anda, mas não mexe um dedo. É uma perda de tempo este tipo de discussão. Pois não leva a lado algum. Quanto à agua, o comunicado só serve para demonstrar que a concelhia ainda existe.
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 22:36
E para "nascer" um novo PS cheio de acutilância e de capacidade, que "mexa muitos dedos" (presume-se mais crítico em relação ao Governo e à CM Beja) basta realmente que nas próximas eleições para a Federação ou para a Concelhia os candidatos se cheguem à frente e concorram. É fácil e democrático. Muito fácil mesmo e muito democrático mesmo como só no PS. Fica o calendário para dar uma ajudinha: Para a Concelhia as próximas eleições serão em dezembro de 2017. Para a Federação serão já no próximo ano. Votos de boa(s) candidatura(s)!
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 22:52
Tão fofa! Só que entre a vergonha de partido que é o PS e o Estaline do mundo rural, venha o diabo e escolha!
Anónimo a 18 de Agosto de 2015 às 23:40
Toda esta trapalhada se resume a : ignorância, incompetência, incapacidade, irresponsabilidade e desinteresse do atual executivo da CMB.
Já agora mais uma pergunta: a CMB não é accionista da AGDA? Logo tem responsabilidades enquanto dona da EMAS, a quem pagamos a agua, mas também enquanto um dos maiores accionistas da AGDA
Alentejo dos pequenitos a 18 de Agosto de 2015 às 22:47
"Num outro comunicado conjunto divulgado esta terça-feira, as câmaras de Beja e Aljustrel reclamaram a “intervenção célere” da AgdA na Estação de Tratamento de Águas do Roxo e a adopção de “medidas correctivas” no processo de captação e tratamento da água." http://www.publico.pt/local/noticia/aguas-do-alentejo-vai-pensar-no-reforco-da-albufeira-do-roxo-so-para-o-ano-1705381?page=2#/follow
Anónimo a 19 de Agosto de 2015 às 02:06
Eu não digo aquilo que o partido (?) diz...seja ele qual for. Penso pela minha cabeça e conheço o que refere. Mas a esmagadora maioria dos bejenses não conhece, não sabe. Sabe apenas que tem uma fatura para pagar todos os meses, onde a água custa muito caro. E portanto esperam um serviço de qualidade.
Khan a 19 de Agosto de 2015 às 08:53
Mas alguém sabe onde anda o anterior administrador da emas? Alguém pode justificar a dívida da EMAS para a AgdA? Que investimentos foram realizados por esta ultima entidade no município de Beja nos ultimos anos? Agora esconder se na voz de dois camaradas que nada tem a ver com este assunto e baixo e deixa o PS frágil
Anónimo a 24 de Agosto de 2015 às 11:32
Concordo com este último anónimo.Procurem-se as causas e fundamentem-se os números,procurando os responsáveis.Mude-se de paradigma na administração do poder local.
Anónimo a 24 de Agosto de 2015 às 12:08
Fui de férias e passado 15 dias o problema do cheiro e sabor da água de Beja ainda continua! Mas não iam resolver o problema numa semana? A tomada de água do roxo ainda não foi alterada?
Anónimo a 26 de Agosto de 2015 às 01:01
Agosto 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Passaram por cá
Contador de visitas

Desde 15.01.2011
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Isto é o lado perverso.
A tradição já não é o que foi...
Temos deputado.O PCP depois candidata-o à Câmara ...
E não será assim sempre? Os anteriores e anteriore...
“ISTO É O ALVITRANDO”
Pobreza e torpeza.
Aí que pobreza de comentarios!É o conhecimento bej...
O Coxo até vai começar a andar melhor quando se ap...
Esse velho agora comenta os post's dos outros no f...
A pouca vergonha que se passou na Cooperativa do P...
"Pode nascer um país do ventre de uma chaimite." (...
A chaimite era peça fundamental para o desenvolvim...
Sei o que se passa mas não digo.
Corrijam aí o "gato", senhores da RVP, não é "Inte...
Brindemos à saúde dos amigos!
blogs SAPO